Pesquisar neste blog:

Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Se eu tivesse uma máquina do tempo...

Estava eu passeando pelo YouTube vendo vídeos de bandas que Cozy Powell passou e me veio esta ideia doida para este post: e se tivéssemos uma máquina do tempo disponível para nós? Neste caso, estipularei duas regras para esta estapafúrdia viagem:
1 - A máquina te dá direito a uma viagem no passado, sem interferência no curso da história. Vamos apenas para reviver um momento perdido;
2 - Este é um blog de rock, então a máquina só te levará a algum show de rock ocorrido em algum lugar deste nosso planeta. Pode ser um show que você queira reviver ou então um show que você queira presenciar. Sua escolha!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Black Country Communion 2


Este post vai falar sobre o segundo disco do Black Country Communion, simplesmente chamado "2". Ele foi lançado no meio deste ano (em junho), mas apenas agora que tivemos o lançamento da versão nacional (globalização na música não vale de nada; seis meses depois que o Brasil vê um lançamento desta importância... vamos torcer que agora com o iTunes, os lançamentos sejam instantâneos), resolvi falar um pouco mais sobre ele.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: os grandes shows

Este post vai relembrar os grandes shows que passaram pelo nosso país neste ano de 2011. É a segunda parte da Retrospectiva 2011 do blog Ripando a História do Rock. Reveja a primeira parte, que falou sobre os grandes lançamentos, aqui.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Retrospectiva 2011: os grandes lançamentos

Este post vai falar sobre os grandes lançamentos que aconteceram em 2011, pelo menos na visão do blog. Se achar que algum outro lançamento merece ser citado, deixe seu comentário. Esta é a primeira parte da Retrospectiva 2011 do blog Ripando a História do Rock. A segunda parte falará sobre os grandes shows que passaram pelo Brasil neste ano.

sábado, 19 de novembro de 2011

Whitesnake - Live At Donington 1990


Este post vai falar sobre um lançamento que ocorreu há alguns meses atrás, o CD duplo com DVD "Live At Donington 1990", do Whitesnake. Trata-se do show que a banda fez no famoso festival Monsters Of Rock, na época em que tinha em sua formação o grande guitarrista Steve Vai. Com ele, a banda lançou "Slip Of The Tongue" e partiu para uma turnê de divulgação - o show no festival foi o grande ápice da excursão.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Derek And The Dominos - Layla comemora 40 anos


Este post vai falar sobre os mais de 40 anos do único disco de estúdio lançado (e relançado neste ano de 2011) pelo grupo Derek And The Dominos, "Layla And Other Assorted Love Songs". Lançado em novembro de 1970, este grande álbum ganhou uma edição comemorativa de 40 anos que foi lançada este ano e agora iremos falar sobre ela.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pearl Jam na Apoteose - Como foi o show

Este post vai falar do show maravilhoso ocorrido neste domingo, 06 de novembro, no Rio de Janeiro, Praça da Apoteose. Depois de seis anos de espera, o público carioca reencontrou o Pearl Jam, e saudou-os com uma calorosa recepção. A banda nos presenteou com uma apresentação fantástica, 30 canções em um set list recheado de sucessos, grandes homenagens e muito rock and roll.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Eric Clapton e Wynton Marsalis - A união do blues e do jazz


Este post vai falar sobre o novo lançamento do deus da guitarra Eric Clapton, em conjunto com Wynton Marsalis, artista consagrado do jazz. Um lançamento que está chamando bastante a atenção do mundo do rock, do blues e do jazz. Trata-se de um CD/DVD ao vivo, gravado na casa de shows de New York Rose Theater. Foram duas noites seguidas de ingressos esgotados, onde os dois monstros se juntaram a uma banda de feras do jazz. Clapton selecionou as canções e Marsalis fez os arranjos (exceção para "Layla", que segundo Clapton foi ideia do baixista Carlos Henriquez).

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Pearl Jam - Possível Set List

Este post vai falar sobre o possível set list dos shows do Pearl Jam que acontecerão nos próximos dias do mês de novembro. Uma tarefa ingrata, já que a banda altera bastante seu repertório de um show para outro. Mas vamos nos basear no último show no Canadá, no final de setembro, como base. (veja também este post anterior do blog, feito por uma grande fã da banda)

Eddie Vedder em um show na Itália. Foto: Wikipedia

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Machine Head - Unto The Locust


Este post vai falar sobre o novo disco do Machine Head, "Unto The Locust", lançado no fim de setembro. Claro que você já ouviu sobre este disco em outros lugares, mas sempre gosto de dar um tempo aos discos sobre os quais vou opinar, para ser justo. Umas poucas escutadas não me garantem se o disco é bom ou ruim (e este novo do Machine Head tenho escutado bastante...). Se você, que está lendo este post, quiser se situar um pouco mais sobre a história da banda, pode ler este outro post que escrevi, pouco antes dos shows da banda aqui no Brasil.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pearl Jam por uma grande fã

Com a proximidade dos shows do Pearl Jam no Brasil, era de se esperar que o blog fizesse um post sobre o que esperar do show, como tradicionalmente costumo fazer. Talvez ainda o faça, mas antes vou colocar um post escrito por uma grande fã da banda, uma amiga minha que vai acompanhar a banda em todos os shows aqui em nosso país. Com a palavra, Ellen Gaudio, grande fã de Pearl Jam:

"Quando o João Paulo me pediu pra escrever algo sobre o Pearl Jam para que fosse postado em seu blog, minha primeira reação foi a de aceitar na hora, e mesmo com as férias chegando e uma viagem ao exterior marcada, eu topei e pedi a ele que esperasse a minha volta. E ele topou. Mas não sabia que seria tão difícil colocar no papel alguma coisa sobre a minha banda do coração. Todo mundo que curte rock tem uma banda do coração, aquela que não precisa de muita explicação para o fato de amarmos, simplesmente a amamos e pronto. É uma questão não só de gosto musical, mas de passar uma mensagem maior ou mais clara do que normalmente transmitem ao público em geral. Pra mim o Pearl Jam é assim.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Música na Nuvem - Os roqueiros participarão?

(Este post foi sendo escrito antes da morte do cara que revolucionou o comércio de música digital, então minhas homenagens a este gênio da computação moderna, Steve Jobs)
Este post vai falar um pouco sobre a novidade da indústria da música: a música na nuvem. Os roqueiros irão aderir à novidade? E os grandes colecionadores? Como reagirão? Os catálogos antigos serão disponibilizados? Falaremos sobre os novos serviços que já estão disponíveis lá nos EUA e que, tudo indica, em breve estarão ao nosso alcance.

A indústria da música passou por maus bocados nos últimos anos. Os diversos serviços de compartilhamento de música que surgiram na década passada - Napster, AudioGalaxy, Kazaa, Morpheus e diversos outros - desferiram poderosos golpes e combaliram bastante as gravadoras, que passaram a atacar quem não tinha nada a ver com a briga: simples usuários que baixavam músicas para escutar e curtir seus artistas preferidos. É certo que a poderosa associação das gravadoras (RIAA, sigla em inglês) conseguiu derrubar os principais serviços que foram surgindo, mas o fato é que o compartilhamento de músicas continua acontecendo, seja entre amigos ou nas redes sociais. E este compartilhamento afetou demais a vida das gravadoras, derrubando de vez algumas, forçando outras a realizarem fusões para se manterem no jogo.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Eric Clapton - HSBC Arena - Rio de Janeiro - como foi o show

Domingo, 09/10/2011: todos os presentes na HSBC Arena precisam agradecer a oportunidade de assistir a uma performance sagrada do deus da guitarra. Com um repertório enxuto, num clima bastante intimista, Eric Clapton nos presenteou com performances inspiradas, de qualidade, para deixar qualquer músico com inveja. Vejamos mais detalhes sobre este super show.

Eric Clapton ao vivo na HSBC Arena

domingo, 9 de outubro de 2011

Tears For Fears - Rio de Janeiro - como foi o show

Há um longo tempo atrás (uns 20, 25 anos, década de 80), nesta mesma galáxia, neste mesmo planeta, havia bandas que faziam música popular. Por incrível que pareça, esta música, popular, tinha muito boa qualidade. Sim, isto sempre foi possível!! E dentre estas bandas, tínhamos o Tears For Fears, da Inglaterra, que tiveram grandes sucessos na década de 80. Ontem, o Rio de Janeiro reverenciou-os, lotando o Citibank Hall para assistir a um desfile de sucessos.

Curt Smith no início do show, ainda sem seu baixo

sábado, 8 de outubro de 2011

Machine Head no Brasil - o que esperar

Dia 14 de outubro, no Via Funchal, em São Paulo, teremos o encontro de duas grandes bandas do thrash metal dos anos 90: Machine Head e Sepultura. O Sepultura tá sempre tocando por aqui, então vamos falar mais desta banda norte-americana inédita em nossas terras. Lembrando que teremos show dos caras também em Curitiba e Porto Alegre, dias 15 e 16, respectivamente.

Robb Flynn em ação

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Eric Clapton no Brasil - o que esperar

Este post vai falar sobre os shows do deus da guitarra Eric Clapton no Brasil. Tocando pela terceira vez no nosso país, aqui vamos passar a limpo a carreira deste monstro sagrado do rock e blues, falar um pouco de seus discos, o que esperar do show, set list provável, e muito mais.

Eric Clapton em ação. Foto: Wikipedia

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

System of a Down - Rock In Rio, 02/10/2011 - como foi o show

Acabou o Rock In Rio. Para mim, o evento se encerrou com chave de ouro, com um show maravilhoso de uma banda inédita para nós, brasileiros (o ineditismo foi quebrado no sábado, em São Paulo). Vamos falar como foi o show dos armênios mais loucos do planeta.

Serj Tankian, vocalista do System of a Down, em ação no Rock In Rio. Foto: Jornal Extra

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Guns n' Roses - Possível Set List no Rock In Rio

Falar sobre o set list do Guns n' Roses no Rock In Rio é voltar atrás no tempo, final do ano passado, data das últimas apresentações da banda, lá pelos lados da Austrália e Emirados Árabes. Um set list longo, de 28 músicas. Mais de duas horas de show desta formação da banda, que só tem Axl Rose como membro original. A formação conta também com: Dizzy Reed nos teclados; Tommy Stinson no baixo; Chris Pitman também nos teclados; Richard Fortus na guitarra; Bumblefoot na guitarra; DJ Ashba na guitarra; e Frank Ferrer na bateria. Destes membros, apenas Axl, Dizzy, Tommy Stinson e Chris Pitman estiveram no show que a banda deu no Rock In Rio 3, em 2001.

A banda se apresentando no Canadá. Foto: Wikipedia

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rock In Rio - Dia Metal - Minhas Impressões

Vamos lá falar sobre a maratona de metal que aconteceu ontem, 25/09/2011, um domingo cinzento no Rio de Janeiro, no Rock In Rio. Uma maratona que foi coroada com um final brilhante ao som de "Seek And Destroy", do Metallica. Mas nem tudo foram flores no festival...


domingo, 18 de setembro de 2011

Metallica - Possível Set List no Rock In Rio


Já falamos em outro post o que esperar do show do Slipknot no Rock In Rio. Falamos também do possível set list do Motörhead neste post. Agora falaremos do possível set list do Metallica, fechando assim as três bandas principais do dia metal do Rock In Rio.

Metallica ao vivo no show com o Big Four no Estádio dos Yankees, em New York. Foto: Metallica Remains

sábado, 17 de setembro de 2011

Motörhead - Possível Set List no Rock In Rio

Já falamos em outro post do que esperar do show do Slipknot no Rock In Rio. Agora falaremos do possível set list do Motörhead. Em outro post falarei sobre o set list do Metallica, fechando assim as três bandas principais do dia metal do Rock In Rio.

Motörhead: Mickey Dee, Lemmy e Phil Campbell

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Rock In Rio está chegando - Dia 02/10 - System of a Down

O Rock In Rio está chegando: começa no final da semana que vem, e este post vai falar de mais uma das bandas escaladas para o evento. Depois de falarmos do Slipknot em um post anterior, desta vez falaremos de uma banda escalada para o dia 02/10 (último dia do festival) - o System of a Down.

System of a Down em ação ao vivo. Foto: Wikipedia

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Whitesnake e Judas Priest no RJ - Como foram os shows

Vamos falar dos shows do Whitesnake e Judas Priest, ocorridos neste domingo, 11 de setembro de 2011, no Citibank Hall, Rio de Janeiro. Os posts anteriores (veja aqui e aqui) falaram sobre o que podíamos esperar destes shows e este post vai resenhar como foram estes grandes shows aqui no Rio de Janeiro.

David Coverdale mandando ver nos vocais

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O Rock In Rio está chegando - Dia 25/09 - Slipknot

O Rock In Rio está chegando: começa no final deste mês de setembro, e este post vai falar de uma das bandas escaladas para o dia metal, 25/09 - o Slipknot. Sim, vamos falar dos mascarados de Iowa, EUA, que vem pela segunda vez ao Brasil. Segundo o que consta no site do festival, a banda está escalada para tocar depois do Motörhead (leia aqui um post sobre o último petardo da banda) e antes do Metallica (veja ao lado os posts de agosto para um especial sobre o disco preto do Metallica). Tocar antes dos asseclas de Lemmy será uma tarefa ingrata para a banda, mas eles tem um espetáculo forte e devem impressionar o público heavy metal do show.

Sliknot ao vivo. Foto: Wikipedia

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Whitesnake e Judas Priest no Brasil - o que esperar - parte II - Judas Priest

Este post é o segundo a falar sobre a turnê conjunta que aporta no Brasil no próximo mês de setembro, trazendo mais uma vez Judas Priest e Whitesnake (eles já tinham vindo juntos em 2005). No último post, falamos do Whitesnake; desta vez, falaremos sobre o Judas Priest, teoricamente o headliner da turnê.

Judas Priest e suas vestimentas características de couro

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Whitesnake e Judas Priest no Brasil - o que esperar - parte I - Whitesnake

Este post é o primeiro a falar sobre a turnê conjunta que aporta no Brasil no próximo mês de setembro, trazendo mais uma vez Judas Priest e Whitesnake (eles já tinham vindo juntos em 2005). Esta primeira parte vai falar sobre o Whitesnake, a segunda parte falará sobre o Judas Priest.

Whitesnake mais atual, com Doug Aldrich e Reb Beach nas guitarras

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O disco preto do Metallica - Parte III: a grandiosa turnê

Este post é o último sobre o álbum homônimo do Metallica, mais conhecido como disco preto, que completou 20 anos de idade semana passada. É uma forma de homenagear um dos discos mais vendidos de heavy metal de todos os tempos. Neste post falaremos sobre a grandiosa turnê que se seguiu ao lançamento do disco, durou quase três anos e percorreu o mundo inteiro, Brasil incluído.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Black Label Society em São Paulo - Como foi o show

Este post vai falar sobre o show do Black Label Society no último sábado, dia 13/08/2011, no HSBC Brasil, em São Paulo. Segunda vinda da banda ao Brasil, desta vez como a principal (e única) atração da noite. A primeira foi em 2008, quando a banda veio abrir para o show de Ozzy Osbourne. Nesta época, Zakk Wylde tocou com sua banda e ainda tocou com o madman.

Zakk Wylde na abertura do show, tocando "Crazy Horse", com o baixista John DeServio ao seu lado

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O disco preto do Metallica - Parte II: o disco, faixa por faixa


Este é o segundo post em homenagem aos vinte anos do disco preto do Metallica. Neste post, dissecaremos o álbum, faixa a faixa, e daremos uma nota a ele. Vamos ao trabalho então!


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O disco preto do Metallica - Parte I: as gravações com Bob Rock

Este post é o primeiro de uma série de três posts que vai dissecar o álbum homônimo do Metallica, mais conhecido como disco preto, que está prestes a completar 20 anos de idade. É uma forma de homenagear um dos discos mais vendidos de heavy metal de todos os tempos, uma singela homenagem de um fã de Metallica. Este post vai falar sobre as sessões de gravação. Os próximos posts irão dissecar o álbum faixa por faixa e falar sobre a mega-turnê que a banda fez para promover o álbum.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Alice In Chains - Black Gives Way to Blue


Este post vai falar sobre um disco lançado há quase dois anos atrás, mas que trouxe de volta uma importante banda da cena grunge surgida nos anos 90. Estamos falando do Alice In Chains, que depois de 14 anos, lançou um novo álbum em setembro de 2009, chamado "Black Gives Way To Blue". A intenção aqui é mostrar aos que curtem os trabalhos antigos da banda que este foi um excelente retorno, merecendo total atenção.


quinta-feira, 21 de julho de 2011

Playlist de Julho

Caros leitores do blog, vamos à segunda edição do Playlist. Dez músicas com vídeos no Youtube pra descontrair, comentar sobre acontecimentos recentes, shows que estão por acontecer, e tudo o mais. Vamos lá!

01 - Jeff Beck & Joss Stone - I Put A Spell On You - o Rock In Rio confirmou as atrações da data extra criada recentemente - 29 de setembro. Stevie Wonder, Jamiroquai, e mais gente que não vale a pena citar. Mas vale citar a Joss Stone, uma cantora de grande talento, um vozeirão (botaram a coitada no tal palco Sunset, deixando outros lixos no palco principal...). Trouxe aqui um deuto dela com o mestre Jeff Beck, numa cover para uma música que muita gente deve conhecer da versão que o Creedence Clearwater Revival fez. Esta música está presente no último disco de Jeff, "Emmotion & Commotion". Joss canta no disco também.

02 - Metallica, Megadeth, Anthrax e Andreas Kisser - Helpless - Scott Ian teve que se ausentar da turnê que o Anthrax faz pela Europa (alguns shows solo e outros com o Big Four) durante alguns shows, e a banda escolheu o guitarrista do Sepultura Andreas Kisser para substitui-lo. Andreas teve o prazer de participar da jam que ocorreu no final do show do Metallica, onde as bandas se juntaram para tocar uma cover. Eles tocaram "Helpless", do Diamond Head. O vocalista do Metallica, James Hetfield, cita a presença de Andreas com a seguinte frase: "Temos um bônus hoje - Andreas está aqui!". É o Brasil no Big Four!! (leia aqui o post que fala sobre o box com CDs e DVDs dos shows do Big Four ano passado em Sofia, Bulgária).

03 - Rainbow - Long Live Rock And Roll - julho é o mês do rock. O último dia 13, especificamente, foi o dia mundial do rock. E nada mais merecido do que uma homenagem a este estilo que tanto gostamos, e a um de seus principais divulgadores, o lendário vocalista Ronnie James Dio. Vida longa ao rock and roll!!

04 - Roger Waters - Comfortably Numb - Roger Waters confirmou turnê pelo Brasil em março do ano que vem (17/03 em Porto Alegre; 22 e 23/03 em São Paulo e 25/03 no Rio de Janeiro), onde ele apresentará na íntegra a obra "The Wall". Aqui, temos o encontro histórico, acontecido na Inglaterra, em que David Gilmour faz uma participação especial na linda canção "Comfortably Numb". Imaginem só se este encontro acontece aqui. Que sonho...

05 - Pearl Jam - Better Man - mais uma banda que confirmou shows pelo Brasil. Desta vez foi o Pearl Jam, que veio no final de 2005 e agora agenda shows para novembro deste ano (04/11 em São Paulo; 06/11 no Rio de Janeiro; 09/11 em Curitiba e 11/11 em Porto Alegre). Aqui, temos uma canção conhecida, do álbum "Vitalogy", interpretada ao vivo em São Paulo. Quem não foi naquela época, precisa aproveitar esta chance!

06 - Motörhead - No Voices In The Sky - trouxe esta faixa do Motörhead, do disco "1916", para prestar minha homenagem ao guitarrista Würzel, recentemente falecido. Seu nome real era Michael Burston, e ele entrou para a banda em 1984, na mesma época em que Phil Campbell também entrou (fizeram testes juntos). Ele gravou grandes clássicos do Motörhead, como "Orgasmatron", o já citado "1916", "March ör Die" e "Sacrifice". Mais um grande nome do rock and roll se vai...

07 - Megadeth - Wake Up Dead - o festival SWU confirmou algumas atrações de sua segunda edição, que ocorrerá este ano em Paulínia, interior de São Paulo, no mês de novembro (dias 12, 13 e 14). Dos nomes anunciados, meu destaque fica para o Megadeth, que já tocou diversas vezes no nosso país, sendo a última no ano passado, quando tocaram na íntegra o clássico "Rust In Peace". Esta versão, de uma música do álbum "Peace Sells", foi tirada do DVD "Big Four Live From Sofia".

08 - Genesis - The Musical Box - falamos sobre o festival SWU na música anterior, e esta faixa tem a ver com outro nome confirmado: Peter Gabriel, ex-vocalista do Genesis. Como não conheço muito sua carreira solo, preferi tacar aqui um clássico supremo do rock progressivo, da época em que a banda teve sua melhor formação, incluindo Phil Collins na bateria. Não se fazem mais bandas como esta...

09 - Black Label Society - The Blessed Hellride - pra fechar o playlist deste mês, duas bandas que tocarão no começo de agosto, em São Paulo (inclusive, elas tocarão no mesmo dia!). Primeiro, o Black Label Society, do grande guitarrista Zakk Wylde (o BLS toca no HSBC Brasil no dia 13/08). Trago aqui uma música ao vivo de um show na França, em fevereiro de 2011. A canção é a faixa-título do álbum "The Blessed Hellride", um dos melhores da banda. Confira aqui o post comentando tudo que você pode esperar do show.

10 - DevilDriver - End Of The Line - a segunda banda a tocar em São Paulo no dia 13 de agosto (o show será no Carioca Club) é o DevilDriver, do vocalista Dez Fafara. Dez era vocalista do Coal Chamber, mas se enjoou do nu metal praticado pela sua ex-banda e partiu para um trabalho mais agressivo. Esta canção abre o segundo disco da banda, muito bom por sinal. Confira aqui o post que fala sobre a banda e o show vindouro.

Acompanhe as novidades do blog nas redes sociais: Facebook, Twitter e Tumblr. Fiquem ligados no blog, que em agosto traremos um especial sobre o disco preto do Metallica. Até a próxima semana!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

DevilDriver em São Paulo - o que esperar

Este post vai falar um pouquinho de uma banda que descobri recentemente, o DevilDriver, que tocará em São Paulo no próximo dia 13 de agosto, no Carioca Club. Eles tocarão também em Curitiba, no dia 14, além de shows em Buenos Aires, Santiago e Bogotá. A banda não é tão nova assim, mas vale a pena escutar, pois pratica metal de primeira.

O vocalista Dez Fafara, ex-Coal Chamber, ao vivo com o DevilDriver. Foto: Wikipedia

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Lançamentos a caminho em 2011

Vamos agora falar um pouco sobre os lançamentos que estão a caminho, todos prometidos para este segundo semestre de 2011. O que esperar destes novos discos de bandas já consagradas do mundo do rock.

Anthrax tocando ao vivo em um show da turnê com o Big Four. Foto: Wikipedia

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Black Label Society em São Paulo - o que esperar

Depois de um post falando sobre o Pride & Glory e outro sobre o disco solo (leia estes posts aqui e aqui), vamos falar agora sobre o show vindouro do Black Label Society, lá em São Paulo, no HSBC Brasil, dia 13/08. Show que foi inicialmente programado para acontecer no final de maio, foi adiado e agora é chegada a hora para os fãs desta grande banda e deste excelente guitarrista, Zakk Wylde. A banda tocará também em Curitiba no dia anterior, dia 12/08 (show confirmado recentemente), Porto Alegre no dia seguinte, 14/08, e em Goiânia, no dia 16/08.

Zakk Wylde, o chefão do Black Label Society. Foto: Wikipedia

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Réptil de Eric Clapton


Já falamos de três anos separados cada um por dez anos: 1971, 1981 e 1991. Todos recheados de fantásticos lançamentos dentro do rock. Falamos destes anos em três posts que você pode conferir aqui no blog. Em 2001, dez anos atrás, poucos discos de qualidade foram lançados. Um deles, um incrível álbum, acabou nos trazendo em turnê novamente ao Brasil um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Falamos do disco "Reptile", de Eric Clapton. O deus da guitarra está de viagem marcada novamente para o nosso país e neste post iremos dissecar este álbum de 2001.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

1991 - Surgimento do grunge, metal brasileiro, Rock in Rio

Vamos então continuar a nossa viagem no tempo. Depois de passearmos pelos anos de 1971 e 1981 (leia aqui e aqui), agora é a vez de 1991, ano repleto de lançamentos de qualidade no rock. Uma espécie de movimento surgia, o grunge, com bandas que marcariam a década de 90. Perdemos artistas talentosos; outros surgiram. Projetos paralelos lançavam petardos incríveis. Vamos então relembrar tudo isto. Prometo que este é o último post da série!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O Livro das Sombras de Zakk Wylde

Algum tempo atrás este blog falou sobre a primeira aventura musical de Zakk Wylde, fora das asas de seu "padrinho" Ozzy Osbourne. Era o Pride & Glory, e você pode ler o post aqui. Agora, vamos falar sobre o disco solo de Zakk, "Book Of Shadows", um disco em que ele explora seu lado mais acústico, alcançando um grande resultado (não em vendas do disco, mas sim na qualidade do trabalho).

terça-feira, 24 de maio de 2011

AC/DC - Live At River Plate


Este post vai falar sobre este recente lançamento em DVD do AC/DC, Live At River Plate, show gravado na mesma turnê que passou aqui no Brasil no final de 2009, em São Paulo. O show foi gravado no estádio Monumental em Buenos Aires ("El Monumental de Nuñez", casa do River Plate e local da final da Copa de 1978, ganha pela Argentina na prorrogação), e foi exatamente o mesmo repertório e emoção envolvidos no show do Morumbi.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ronnie James Dio - os anos com o Elf

Em homenagem a um ano da morte de nosso mestre e ídolo Ronnie James Dio, resolvi fazer este post falando um pouco sobre a banda menos conhecida que Dio participou: o Elf. O Elf foi uma banda com sonoridade diferente da que a gente se acostumou a ter nas bandas de Ronnie, mas com qualidade o suficiente para chamar a atenção de membros de uma certa banda britânica...

sexta-feira, 13 de maio de 2011

1981 - Nova onda no heavy metal, Clássicos do rock e muito mais

Este post continua o trabalho de relembrar o que acontecia há décadas atrás, começado pelo post de 1971 (leia aqui). Agora, falaremos sobre o ano de 1981, um ano que também trouxe inúmeros clássicos musicais. Bandas iniciavam caminhadas fantásticas, outras recuperavam seu prestígio. Artistas iniciavam carreiras solo e bandas consagradas continuavam sua carreira com novos integrantes. Estilos musicais surgiram neste fatídico ano, e este post vai tentar relembrar tudo isso.

sábado, 7 de maio de 2011

John Fogerty no Citibank Hall - como foi o show

Vamos então falar sobre o excelente show que aconteceu ontem, 06 de maio de 2011, no Citibank Hall. Um ícone do rock nos presenteou com um show vibrante, cheio de sucessos e clássicos do Creedence Clearwater Revival. Uma coleção invejável, que poucos artistas podem apresentar no repertório. Com uma banda afinada, apropriada à pegada roqueira de Fogerty, o show agradou a todos os presentes.

John Fogerty e sua banda no Citibank Hall/RJ

sábado, 30 de abril de 2011

Paul In Rio - está chegando!!


Depois de ignorar o Rio de Janeiro na turnê realizada no final do ano passado aqui no Brasil, Paul McCartney agracia nós cariocas com dois shows no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, nos dias 22 e 23 de maio. Este post vai falar um pouco sobre o que esperar do show, comentar sobre alguns momentos marcantes da carreira do ex-beatle, possível set list, etc. Paul is coming!!


sexta-feira, 22 de abril de 2011

O maravilhoso ano de 1971

Este post vai voltar no tempo, mais precisamente, 40 anos atrás, no ano de 1971. Um ano muito fértil para o rock. Diversas bandas lançavam seus principais discos neste ano. Outras lançavam seus discos finais. Outras lançavam discos intermediários, que precederam seus principais álbuns. Vamos então rever como foi maravilhoso, musicalmente falando, o ano de 1971.


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pride & Glory - O Heavy Metal Sulista de Zakk Wylde

Todo mundo conhece o rock sulista norte-americano, aquele capitaneado pelos Allman Brothers e o Lynyrd Skynyrd. E todo mundo também conhece Zakk Wylde, durante vários anos guitarrista da banda de Ozzy Osbourne e líder do Black Label Society. O que pouca gente conhece é a banda Pride & Glory e seu único disco, homônimo. Menos ainda sabem é que Zakk tentou, neste disco, uma mistura inusitada do heavy metal que ele sempre praticou com suas raízes sulistas do rock. Este post busca falar um pouco deste álbum.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ozzy Osbourne no Rio de Janeiro - como foi o show

Depois de três anos do último show, Ozzy voltou ao Rio de Janeiro. Pensei eu, nem vai ser tão bom o show, afinal Ozzy já ultrapassou a barreira dos 60 anos. Esta banda nova só tem desconhecido. Chavões... O show de Ozzy foi excelente! O madman provou mais uma vez sua longevidade e importância no mundo da música.

Ozzy no Citibank Hall

quarta-feira, 6 de abril de 2011

John Fogerty - A Voz e Guitarra do Creedence a caminho do Brasil

Hoje estamos inaugurando um post conjunto (mash up, para ficar chique) com o amigo Ricardo do blog parceiro Song Remains The Same, sobre o grande cantor e compositor do Creedence Cleawater Revival, Jonh Fogerty, que se apresenta em breve, dia 06 de maio no Citibank Hall, Via Parque Shopping, show imperdível para esses dois blogueiros que lhes escrevem... então vamos lá falar sobre o cara.
 


terça-feira, 29 de março de 2011

Iron Maiden - Como foi o show aqui no RJ

Depois da confusão de ontem, quebra da grade, alguns incidentes do público avariando partes do HSBC Arena, eis que chegou a hora de mais uma vez assistir ao Iron Maiden ao vivo. Para mim, foi a quinta vez: já tinha visto a banda em 1992, 1996, 2001 (Rock In Rio 3) e 2009 (aquela turnê maravilhosa só com clássicos).

Iron Maiden em ação no Rio de Janeiro


segunda-feira, 28 de março de 2011

Iron Maiden - Problemas no show do Rio de Janeiro

Prometia ser uma noite memorável. O público carioca compareceu em massa, lotando completamente a HSBC Arena. O Iron Maiden é uma das poucas bandas que consegue este efeito nos roqueiros do Rio. A banda de abertura, Shadowside, fez um belíssimo show, com a vocalista apresentando excelente presença de palco e a banda afiadíssima demonstrando talento e fúria com seu som pesadíssimo.

Mas a casa de shows HSBC Arena vacilou feio. Cheguei por volta de 18:30 no local. Primeiro disparate: o pessoal que pagava um salgado estacionamento interno da casa (R$ 20) meio que furava a fila gigantesca que se formava do lado de fora. Foi desta forma que acabei sendo um dos primeiros a entrar na casa. Não sem antes ter que esperar na rampa pela bondade de abrirem as portas, depois de passar pelo primeiro ponto de verificação.


sábado, 26 de março de 2011

Ozzy Osbourne - O príncipe das trevas vem aí


Três anos depois dos shows da turnê do disco "Black Rain" em 2008 (que contaram com Black Label Society e Korn abrindo), Ozzy Osbourne está de volta ao Brasil para mais uma turnê, agora promovendo o álbum "Scream". Este post vai falar um pouco sobre o mais recente disco de Ozzy, o repertório da turnê, e outros detalhes numa espécie de aperitivo para os shows que se aproximam, na perna brasileira da turnê.


sábado, 19 de março de 2011

Iron Maiden - The Final Frontier World Tour vem aí!

O Iron Maiden está em turnê. Após o lançamento do excelente "The Final Frontier", eles caíram na estrada para promover o disco. Este post vai falar um pouco sobre o mais recente disco do Iron Maiden, o repertório da turnê, e outros detalhes numa espécie de aperitivo para os shows que se aproximam, da perna brasileira da turnê.


segunda-feira, 14 de março de 2011

Na vitrola do blog - Semana de 07 a 13 de março

Este tipo de post vai passar a ser comum no blog. Vou comentar um pouco sobre o que tenho escutado durante a semana. Cortesia do Last.fm, uma espécie de site que mistura rede social, rádio online e estatísticas sobre o que escuto - no computador e no iPod. Quem quiser entrar no Last.fm, veja o endereço lá embaixo. 
O título - "na vitrola do blog" - é uma lembrança de como eram chamados os aparelhos gigantes que nossos pais tinham (móveis mesmo, feitos de madeira boa e ocupando um grande espaço na sala) e que a gente tinha que aproveitar para escutar som. Meus pais, por exemplo, tinham uma Telefunken igual a da imagem acima. Lembro-me claramente do meu pai colocando na Rádio Globo, nas alturas, quando o Vasco fazia um gol...


Vamos então ao que rolou na vitrola do blog nesta semana que passou (Top 10 de artistas):


1 -  Iron Maiden - 69
2 -  Montrose - 24
2 -  Ozzy Osbourne - 24
4 -  AC/DC - 22
5 -  Black Label Society - 14
6 -  Apoteose Online - 11
7 -  David Gilmour - 9
7 -  Grand Funk Railroad - 9
9 -  Rush - 8
10 - The Rolling Stones - 1

O Iron Maiden liderou com folgas, afinal o show se aproxima e tenho essa mania de escutar os discos da banda que está para fazer show. Destaque para o disco mais recente "The Final Frontier". O próximo post do blog vai dissecar este disco e a turnê do Iron. Montrose ainda é resquício do post anterior, Ozzy Osbourne também está de show marcado por aqui então de vez em quando também dou uma escutada. AC/DC eu andei curtindo um pouco os últimos com o Bon Scott, maravilhosos, especialmente o "Highway To Hell". Uma escutadinha no "Order Of The Black" do Black Label Society, disco que gosto muito. E que raio é este tal de "Apoteose Online"? Simples, são sambas-enredo bem antigos que tenho aqui e que acabo escutando na época do carnaval. Por bem antigos entendam coisas do final dos anos 70 e começo dos anos 80. Bumbum paticumbum, Lamartine Babo da Imperatriz e outros. David Gilmour entrou com um disco que adquiri recentemente, o primeiro dele, bom pra variar. Grand Funk e Rush eu estou sempre escutando, sempre tem um motivo. Dessa vez eu acho que vi algo a respeito do show do Rush no ano passado e deu saudade de escutar, simples assim. Abaixo, o Top 10 por álbuns:

1 - Iron Maiden – The Final Frontier - 20
2 - Montrose – Montrose - 16
3 - Black Label Society – Order Of The Black - 14
4 - Iron Maiden – Dance Of Death - 11
4 - Ozzy Osbourne – No More Tears - 11
4 - Ozzy Osbourne – Scream - 11
7 - Iron Maiden – Brave New World - 10
7 - AC/DC – Highway to Hell - 10
7 - Iron Maiden – Killers - 10
10 - AC/DC – Powerage - 9
10 - Grand Funk Railroad – On Time - 9
10 - David Gilmour – David Gilmour - 9

Na lista tá lá: "No More Tears", do Ozzy. Há risco dele não tocar a faixa-título no show do Rio. Vai ser um sacrilégio!! Pra quem não conhece nada de Grand Funk, começar pelo disco "On Time" é uma boa pedida. É o disco de estreia da banda e tem qualidade transbordando.

Para acessar o que rolou na última semana, vou nas minhas tabelas, clico em pesquisar por tabelas semanais e o Last.fm mostra os artistas mais tocados da última semana. Para colocar aqui no blog, tirei a formatação HTML, que tava bagunçando demais.

É isso aí, aguardem o post do Iron Maiden, deve estar no ar até o fim de semana. Vem aí também Ozzy Osbourne, Pride & Glory e muito mais. E vocês podem dar um follow no novo twitter do blog, @ripandohistrock, trazendo algumas novidades e comentários do mundo do rock. Vejam na barra lateral aqui do blog os últimos tweets e  a opção de follow. Valeu!!


Links interessantes:
Last.fm - http://www.lastfm.com.br
Meu perfil na Last.fm - http://www.lastfm.com.br/user/joaoplg
Tabelas da última semana - http://www.lastfm.com.br/user/joaoplg/charts?charttype=weekly

quarta-feira, 9 de março de 2011

Montrose - Primórdio do hard rock americano

Este post vai revirar o passado em busca de uma banda que provavelmente poucos conhecem. Uma banda que teve um membro ilustre, Sammy Hagar, ex-vocalista do Van Halen, atualmente no Chickenfoot. Mas a banda, assim como o Van Halen, leva seu nome a partir do sobrenome do guitarrista. Estamos falando do Montrose, do guitarrista Ronnie Montrose.

Ronnie Montrose em ação

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Black Country Communion - novo supergrupo no pedaço


No post em que falei sobre o relançamento do disco "Come Taste The Band" (leia aqui), cheguei a comentar sobre esta nova banda que Kevin Shirley produzia - Black Country Communion. Este post busca falar um pouco mais sobre este supergrupo e seu disco de estreia, "Black Country".

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Nostalgia - Como era bom pegar discos emprestados e gravar fitas K7!

Nostalgia total agora. Como tô de molho me recuperando de uma cirurgia, fiquei pensando e me lembrando dos tempos de antigamente. Tempos sem Internet pra baixar os novos lançamentos; sem Youtube para escutar (e ver) bandas diferentes. E sem uma rádio rock (pelo menos aqui no Rio de Janeiro, durante bom tempo...) que nos trouxesse novidades.

Ora, os novos devem estar pensando: como nós, neandertais roqueiros, fazíamos para escutar novidades? Como escutávamos o que gostávamos? Os mais ricos (filhinhos de papai...) podiam até comprar todos os discos que queriam, mas os normais, os que eram adolescentes, os que tinham grana curta, estes não. Estes se concentravam em comprar apenas os discos de suas bandas favoritas. E poucas bandas favoritas: como a grana era muito curta (e os discos muito caros), éramos obrigados a ter umas três bandas favoritas no máximo.

Mas tem um problema: roqueiro é curioso, é investigador. Tem que conhecer mais bandas, escutar mais sons. É a essência básica de quem curte rock and roll. Hoje em dia é mole ser roqueiro, com tanto blog, podcast, torrent de música, vai no Youtube e vê trechos dos shows mais recentes de sua banda favorita. Lá atrás, começo dos anos 80, nada disso existia. Ou esperava algo surgir no rádio (a Fluminense FM fez bem seu papel aqui, para nós roqueiros cariocas) ou então recorria a um amigo. Roqueiro decente tinha que andar em bando, todo de preto, mal vestido, pra assustar mesmo. E era desse bando de amigos maltrapilhos, de amigos de escola, de amigos de onde quer que fossem, que surgiam nossas fontes para buscar nova informação musical. Era o famoso boca a boca. Era como as bandas começavam o seu sucesso - se o disco lançado tinha qualidade, ele corria de mão em mão, de repente todos queriam comprá-lo, e se transformava em um tremendo sucesso.

Quem leu o primeiro post deste blog (leia aqui) sabe que sou um colecionador: comecei cedo, e nunca mais parei. Mesmo com a grana curta, eu ia juntando o pouco que tinha para comprar os meus discos favoritos. E o colecionador roqueiro tem a curiosidade investigativa ampliada muitas vezes. Com grana curta, como fazer? Ora, para isso existiam as fitas K7. Fitas virgens prontas para gravar a música do seu artista favorito, vendidas a preços módicos para qualquer um (não lembra um pouco o CD virgem??). Você gravava o que queria nas fitas: programas de rádio, aquele disco favorito, uma seleção montada por você. Que tecnologia!! Pronto, agora você não precisava comprar todos os lançamentos, se concentrava apenas nas suas bandas favoritas e o restante você gravava nas fitas K7. 

Uma típica fita K7 dos anos 80

E essas fitas K7 rodavam por todos os amigos, para que todos conhecessem as bandas e seus discos. Claro. O roqueiro é evangelizador. Precisa angariar adeptos para nossa causa. Trazê-los para o lado negro da força. Todo roqueiro mais experiente já passou por isso: chega aquele moleque novinho, chatinho, te vê com uma camisa de banda mais famosa, e chega perguntando o óbvio: "Você curte a banda X?". Você respira fundo, responde a algumas obviedades e começa o processo de evangelização: "Bon Jovi?? Muito fofo. Eu só curto rock muito pesado. Já escutou Slayer?" (nesta conversa, você pode substituir as bandas e os adjetivos. Exemplo: substitua Bon Jovi por Restart, Slayer por Ratos de Porão. Ou, fofo por comercial, e pesado por alternativo). Ora, o moleque vai ficar atordoado com essa afirmação. Das duas uma: ou ele vai te pedir algo emprestado para ouvir, ou vai correr atrás.

E as performances ao vivo? Digo em vídeo. Os vídeos eram ainda mais raros por aqui, e esses mereciam autênticas sessões de cinema - um favorecido comprava o vídeo e chamava para a sessão, ou levava o vídeo para ser assistido na casa de alguém. Os mais antigos lembrarão de vídeos clássicos e onde os viram pela primeira vez: AC/DC - Let There Be Rock ("Deixa o Rock Rolar" por aqui), Led Zeppelin - The Song Remains The Same ("Rock é Rock Mesmo" por aqui). Estes ainda passaram em alguns cinemas. E os outros? Somente em sessões privadas. Na casa de algum amigo...

Algumas lojas especializadas aproveitavam a situação na época e do seu acesso a diversos títulos. Eles tinham um catálogo e copiavam tanto um disco quanto uma fita de vídeo por um preço salgado mas abaixo do original. Hoje você vai no camelódromo e compra toda a discografia de uma banda em um único CD de MP3. Melhor ainda, você baixa da Internet tudo isso. Mas ir na loja também tinha seu glamour: nunca se ia sozinho, tinha que ir com amigos, de preferência para fazer mais amigos. Os donos das lojas aqui do Rio são conhecidos dos roqueiros, porque sempre foram poucas lojas...

Toda essa nostalgia me relembra uma época especial, onde foram cultivadas amizades maravilhosas, reforçadas pelos laços roqueiros. Com os amigos mais chegados, emprestávamos 10, 20 discos por vez um pro outro (quem não lembra dos roqueiros andando pela rua com aquela vasta coleção de vinis debaixo do braço?). Muita banda que adoro hoje acabei conhecendo assim, pegando o disco emprestado. Tempos mágicos esses. Que não voltam mais.

Hoje em dia, as amizades são virtuais, com Orkut, Facebook e tantos outros. Não se empresta mais nada, mais fácil baixar direto - você só compartilha o link. Uma pena, esse contato, essa mágica de compartilhar o gosto musical com seus amigos, ali, ao vivo, na hora, era lindo.

Uma dica para os mais novos. Não falarei para abandonar redes sociais. Mas falarei para valorizarem o contato humano. Façam amigos pela rede social, mas marquem encontros com eles, saiam para se divertir, de preferência indo a um show de uma banda de rock. Saiam para tomar uma cerveja e discutir sobre os últimos lançamentos de suas bandas favoritas. E isso vale também para os mais velhos: reencontraram seus antigos amigos nas redes sociais? Socializem então com eles, relembrem dos bons tempos, comemorem o reencontro. Afinal, o ser humano é um ser social, não um ser virtual.

Confesso que este post foi bastante atípico. Mas nos próximos, comentarei sobre o Black Country Communion, a nova banda de Glenn Hughes com Joe Bonamassa, Derek Sherinian e Jason Bonham. Comentarei também sobre o Pride & Glory, uma banda de rock sulista que Zakk Wylde formou há um tempo atrás; e comentarei sobre o Montrose, uma banda de hard rock do começo dos anos 70, que influenciou o Van Halen. Aguardem!!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Motörhead - The Wörld Is Yours - Mais um grande petardo!


Vamos falar hoje sobre o último lançamento do Motörhead, que tocará para nós brasileiros em abril (São Paulo, Curitiba e Florianópolis) e setembro (Rock In Rio, dia metal) deste ano - confira nos links do blog a agenda de shows internacionais para 2011. The Wörld Is Yours, vigésimo disco da carreira da banda, é mais um petardo de primeira de Lemmy e cia, provando que a banda ainda é bem relevante e trará mais um show de qualidade para nossas terras.


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Deep Purple - Come Taste The Band - Edição Comemorativa de 35 anos

 Um dos (raros) lançamentos do final do ano passado, "Come Taste The Band", único disco do Deep Purple da formação conhecida como Mk4, foi relançado em edição comemorativa de 35 anos. Isso mesmo, há pouco mais de 35 anos atrás (outubro/novembro de 1975), o Deep Purple lançava seu décimo disco de estúdio.


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

The Big Four - Live From Sofia, Bulgaria - Edição Limitada de Luxo

Após dois meses esperando, ontem finalmente recebi um pacote especial da Amazon.com: The Big Four - Live From Sofia, Bulgaria - Edição Limitada de Luxo. Sim, estamos falando do produto oriundo da turnê que as quatro grandes bandas do thrash fizeram na Europa, no meio do ano que passou. Este produto foi oferecido aos fãs em três opções diferentes: dois DVDs, dois discos blue-ray ou a edição limitada de luxo, com cinco CDs e dois DVDs. Como ainda compro diversos CDs, e imaginei que esta versão não seria lançada aqui no Brasil (ainda não foi), parti para importar esta edição limitada.

A capa do pacote

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...