Pesquisar neste blog:

Páginas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: os grandes shows

Este post vai relembrar os grandes shows que passaram pelo nosso país neste ano de 2011. É a segunda parte da Retrospectiva 2011 do blog Ripando a História do Rock. Reveja a primeira parte, que falou sobre os grandes lançamentos, aqui.



Bruce Dickinson com o Iron Maiden, HSBC Arena, março/2011
Iron Maiden - HSBC Arena, março/2011 - este show apresentou problemas logo no início, quando a grade cedeu, assustando a banda que acabou interrompendo a apresentação. O show foi remarcado para o dia seguinte, quando tudo ocorreu perfeitamente, e a banda mais uma vez nos presenteou com uma grande performance. Veja aqui o relato do dia com problemas e aqui como foi o show no dia seguinte.

Ozzy Osbourne no Citibank Hall, abril/2011
Ozzy Osbourne - Citibank Hall, abril/2011 - ele está bem velhinho, com problemas e tal, mas ainda arrebenta lá em cima do palco. Esta turnê foi mais uma demonstração da vitalidade que o madman ainda tem. Com uma banda renovada, os shows foram bons e agradaram ao público. Confira aqui como foi o show.

John Fogerty no Citibank Hall, maio/2011
John Fogerty - Citibank Hall, maio/2011 - o grande líder e compositor do Creedence Clearwater Revival trouxe sua banda ao Brasil pela primeira vez, e nos presenteou com um repertório recheado de clássicos de sua ex-banda. Um grande show! Veja aqui o post falando tudo sobre como foi o show.

Paul McCartney, Engenhão, maio/2011
Paul McCartney - Engenhão, maio/2011 - talvez o melhor show do ano, o ex-Beatle reparou o erro que cometeu no final do ano passado de não passar pelo Rio de Janeiro. Desta vez, duas apresentações lotadas no Engenhão, para platéias totalmente embasbacadas com a qualidade do repertório e das interpretações. Estes shows ficarão marcados na memória dos presentes por muitos e muitos anos. Com certeza ficou marcado para mim!

Slayer - Via Funchal, junho/2011 - show que o Rio de Janeiro não viu (mais um, pra variar), teve um repertório de primeira e foi a primeira vez que tivemos um membro diferente tocando (Gary Holt substituindo Jeff Hanemann). Uma apresentação do Slayer sempre vale a pena, e eles são uma ótima pedida para os organizadores de festival: tentem trazê-los, por favor!!

Zakk Wylde e seus asseclas no HSBC Brasil, agosto/2011
Black Label Society - HSBC Brasil, agosto/2011 - depois de ter vindo com Ozzy Osbourne (tocou com sua banda e com Ozzy na ocasião), Zakk Wylde desta vez trouxe sua banda numa excursão como banda principal. O show abrangeu músicas de todas as fases da banda e diversos solos de Zakk. Confira aqui o post falando sobre o show.

DevilDriver - Carioca Club, agosto/2011 - este show aconteceu no mesmo dia do show do Black Label Society. Uma pena, gostaria muito de ter visto o show desta banda. Veja este post aqui, que fala um pouco mais sobre esta banda.

David Coverdale com o Whitesnake no Citibank Hall, setembro/2011
Whitesnake e Judas Priest - Citibank Hall, setembro/2011 - repetindo a dobradinha da turnê feita em 2005, as bandas voltaram ao Brasil, desta vez com o Whitesnake promovendo seu último álbum "Forevermore", e o Judas Priest na sua suposta última turnê mundial - Epitaph Tour. Dois belos shows, em especial o do Judas, que passou a limpo seus quase 40 anos de carreira. Veja aqui o post sobre os shows.

Rob Halford e sua moto no show do Judas Priest no Citibank Hall, setembro/2011
Rock In Rio - dia metal - 25 de setembro de 2011 - um festival muito badalado, mas com poucas atrações realmente importantes. O dia metal, no entento, apesar dos diversos problemas ocorridos (som horrível no Palco Sunset, bandas mal escaladas no Palco Mundo), trouxe três shows grandiosos: Motörhead, Slipknot e Metallica, além de belos shows de Korzus e Sepultura, com seus respectivos convidados. Confira tudo sobre este dia neste post aqui.

Rock In Rio - 02 de outubro de 2011 - este dia, confesso, só me trouxe interesse pelos armênios do System of a Down, que roubaram completamente a cena, num show excelente, um dos melhores de todo o festival. Veja como foi o show deles neste post aqui.

Roland Orzabal dos Tears For Fears no Citibank Hall, outubro/2011
Tears For Fears - Citibank Hall, outubro/2011 - este show foi pra relembrar o pop gostoso e de qualidade que se praticava nos idos anos 80. Veja aqui como foi este show.

Eric Clapton na HSBC Arena, outubro/2011
Eric Clapton - HSBC Arena, outubro/2011 - um dos melhores shows do ano, Clapton estava inspirado e trouxe uma banda de grande qualidade para o Brasil, num repertório mais intimista. Acompanhe neste post aqui como foram os shows do deus da guitarra.

Machine Head e Sepultura - Via Funchal, outubro/2011 - pela primeira vez no Brasil, o Machine Head  teve a companhia do Sepultura em sua turnê no Brasil. Um show que lamentei muito ter perdido, já que o novo disco da banda americana, na minha opinião, foi o melhor lançamento do ano. Confira a resenha dele aqui.

Aerosmith - Anhembi, outubro/2011 - um dos pilares do hard rock americano compareceu mais uma vez ao Brasil, pela terceira vez. A banda tem atravessado um momento de dúvidas, com Steven Tyler sendo jurado de calouros, ameaçado de ser substituído, mas nada disso tirou o ânimo da galera, nem a chuva que castigou no dia do show. Confira esta resenha aqui sobre o show e veja o que nós cariocas estamos perdendo quase todo ano...

Pearl Jam na Praça da Apoteose, novembro/2011
Pearl Jam - Praça da Apoteose, novembro/2011 - outra grande passagem do Pearl Jam pelo Brasil, a banda passou a limpo 20 anos de carreira nesta turnê mundial. Aqui no Rio de Janeiro, um set list impressionante, com uma reação fantástica da platéia. Veja neste post aqui como foi este show maravilhoso.

SWU - Paulínia, novembro/2011 - três dias com os mais variados artistas, sendo dois dias mais dedicados ao rock. A segunda edição do festival SWU nos trouxe bandas do quilate de Lynyrd Skynyrd, Alice In Chains, Megadeth, Faith No More, Peter Gabriel (este protagonizou uma bela confusão com o Ultraje a Rigor!), dentre muitas outras. Pelo que vi na televisão, destaque para Lynyrd Skynyrd, com seu rock sulista clássico empolgante; Alice In Chains, com sua nova formação com William DuVall nos vocais e muita garra e peso da banda; e o Faith No More, show impagável, performance fantástica de Mike Patton, pra variar. Aguardemos as atrações do ano que vem (já cogitaram Black Sabbath, vamos torcer!).

(todas as fotos tiradas por mim nos respectivos shows)

Depois de todos estes shows, vamos ao Top 5 do blog:
1 - Paul McCartney, Engenhão, maio/2011
2 - Eric Clapton, HSBC Arena, outubro/2011
3 - Metallica, Slipknot e Motörhead, Rock In Rio, setembro/2011
4 - Pearl Jam, Praça da Apoteose, novembro/2011
5 - System of a Down, Rock In Rio, outubro/2011

E vocês, o que acharam? Qual seria o Top 5 de vocês? Deixem seus comentários com os melhores shows!

Com este post fechamos a retrospectiva de 2011. Acompanhe o blog nas redes sociais: TwitterFacebookTumblr. Em janeiro de 2012, faremos aniversário de dois anos!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...