Pesquisar neste blog:

Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Comerciais de cigarro Hollywood - a trilha sonora que marcou uma geração

Este post vai relembrar as canções temas dos grandes comerciais da Hollywood, nos anos 80. Foram diversos petardos do rock, que marcaram toda uma geração. E ser parte desta trilha sonora acabava trazendo sucesso também para a banda que participava. Eram canções melodiosas, porém fortes, geralmente apoiando imagens de esportes radicais sendo praticados, e a imagem de um maço de cigarros da marca. Devem ter levado muita gente ao vício em nicotina...

Claro que não dá pra falar de todas as canções que foram trilha sonora do comercial ao longo dos anos. Me concentrarei nas músicas que considero mais marcantes, especialmente para a minha geração. Sem mais delongas, relembrem alguns grandes petardos dos anos 80. Isto é Hollywood - e rock and roll, claro!!

Peter Frampton - "Breaking All The Rules" - uma das canções que mais me marcou, um riffaço cortante que permeia toda a canção, uma levada de primeira, desde o começo com o riff até a parte mais lenta no final. Ela vem de um disco que deu uma levantada na carreira de Frampton, logo no começo dos anos 80, um disco que marcou o retorno dele a uma pegada mais roqueira. Esta canção foi tão marcante que até o Ratos de Porão fez cover!!


Asia - "Heat Of The Moment" e "Only Time Will Tell" - este grande supergrupo de rock progressivo contribuiu com duas canções, ambas de seu primeiro álbum, para a trilha sonora de comerciais da Hollywood. Um grupo formado por membros do Yes, King Crimson e ELP, eles encontraram uma fórmula de canções mais pop, mais curtas, contrastando com as longas suítes que seus antigos grupos faziam. O primeiro disco da banda teve grande sucesso principalmente graças a estas duas excelentes canções. Marcaram minha geração!!

Phenomena - "Did It All For Love" - falando de supergrupos, temos este, que se reuniu a partir da ideia do produtor Tom Galley (sim, ele é irmão de Mel Galley, ex-guitarrista do Whitesnake que participou deste projeto) de formar um grupo e gravar um álbum a partir de um enredo - uma espécie de retorno aos álbuns conceituais. Os membros eram variados e incluíam Glenn Hughes, Brian May, dentre outros. O vocalista é John Wetton, velho conhecido do público, já que foi vocalista também do Asia. O grande sucesso da banda é esta canção, retirada do seu segundo álbum. Hard rock melódico de grande qualidade!!


Whitesnake - "Love Ain't No Stranger" e "Give Me All Your Love" - David Coverdale fez diversos discos com o Whitesnake seguindo um blues rock de qualidade. No meio dos anos 80, resolveu que queria fazer muito sucesso nos EUA, então embarcou na onda hair metal que estourava naquele país. Com o disco "Slide It In" ele iniciou a transição, e com "Whitesnake" (também conhecido como "1987") alcançou o tão desejado sucesso. Então temos uma música de cada disco: "Love Ain't No Stranger" (minha esposa costuma chamar esta canção de "Lá Vem Os Peixes"...), a balada que fica agitada; e o hard rock "Give Me All Your Love", ideal para as cenas de ação tradicionais dos comerciais.

Heart - "If Looks Could Kill" - esta banda é baseada nas duas irmãs Nancy e Ann Wilson (guitarrista e vocalista, respectivamente). Nunca fez muito sucesso aqui no Brasil, exceção feita a este grande petardo, originário de seu oitavo disco, entitulado "Heart". Seguindo a tradição das trilhas dos comerciais, um hard rock forte e melódico que ajudou a banda a recuperar o sucesso perdido dos anos 70.

Survivor - "Burning Heart" - esta banda formada no final dos anos 70 deu a sorte de incluir boas canções na trilha sonora dos filmes "Rocky". Primeiro foi "Eye Of The Tiger", que acabou se tornando um hino para treinar e malhar. Depois, foi esta canção aqui, do filme "Rocky IV". As canções tinham boas melodias, cativantes, refrões que pegavam e bom instrumental de fundo. Não à toa fizeram tanto sucesso. Quanto a esta banda, depois do lançamento destes singles eles não conseguiram mais repetir o sucesso e atualmente até trocaram de vocalista - quem está cantando para a banda atualmente é Robin McAuley, que já cantou também no Michael Schenker Group.


Waysted - "Heaven Tonight" - pelo nome você vai dizer que não conhece esta banda nem esta canção. Basta escutar a música para relembrar do comercial. Uma bela canção, iniciada no teclado, e seguindo para mais um hard rock potente e melódico. Esta banda era formada por ex-membros do UFO, o baixista Pete Way e o guitarrista Paul Chapman. A banda ainda se mantém relativamente ativa, mas nunca mais encontrou o sucesso dos anos 80...

Boston - "More Than A Feeling" - apesar de aparecer nas trilhas sonoras dos anos 80, esta é uma canção gravada no primeiro álbum do Boston, de 1976. Enfim, é mais um hard rock melódico, também de boa qualidade, e ficou marcada como o grande clássico desta banda. Ficou ainda mais conhecida no Brasil, graças ao comercial de cigarro.

Kansas - "Play The Game Tonight" - grande sucesso desta clássica banda, ela é oriunda de um álbum que fez sucesso puxado por este single. Não é o auge da banda (considero o auge de qualidade deles o disco "Leftoverture"), mas temos uma bela canção, marcante, um clássico desta bela banda de rock.

The Outfiled - "Your Love" - banda britânica, deu sorte e fez muito sucesso com esta canção, retirada de seu primeiro álbum, chamado "Play Deep". Depois, o sucesso desapareceu conforme foram lançando novos disccos. Ainda estão na ativa até hoje, mas pouco ouvimos falar deles.

Fleetwood Mac - "When I See You Again" - de todas as canções, esta é a balada mais lentinha. Extraída do álbum "Tango In The Night", ela foi um dos últimos sucessos deste clássico grupo das antigas, logo antes da separação - da banda e do casal Stevie Nicks / Lindsey Buckingham (ele saiu da banda logo após a gravação deste álbum). Aquele vocal feminino meio rouco da Stevie Nicks realmente mexeu com toda uma geração. Belíssima canção, encerra nosso flashback!!

A associação da marca de cigarros com o rock duraria até os anos 90, com diversas edições do festival Hollywood Rock (de 1988 a 1996). Depois, após as descobertas de que o cigarro gera o vício na nicotina e causa diversas doenças gravíssimas, entre câncer, efisema pulmonar, e outras, acabaram proibindo os comerciais de qualquer tipo de cigarro. Aqui, você vê um vídeo com os principais comerciais da época. Reveja e relembre as cenas e as trilhas sonoras. De primeira!!


Hollywood - o sucesso!! (especialmente para as bandas de seus comerciais...) Agora dá pra entender porque tem tanto roqueiro que fuma...

Atualização em 31/03/2013:
Tô adicionando a canção "Get It While You Can", do cantor canadense Gary O'Connor, mais conhecido como Gary O'. Ele fez pouco sucesso fora do Canadá e este single foi um de seus últimos. Atualmente trabalha como compositor  no Canadá. Fonte: Wikipedia. Veja o vídeo da canção abaixo.

Atualização em 21/08/2013:
Por sugestão do leitor Marcus, estou adicionando a canção "Iron Eagle (Never Say Die)", da banda King Kobra. Esta banda foi formada pelo baterista Carmine Appice, depois que parou de tocar com Ozzy Osbourne. Esta canção está presente no segundo álbum da banda, "Thrill Of A Lifetime", e também na trilha sonora do filme "Iron Eagle". A banda ainda lançou mais um álbum, entrou em hiato e retornou recentemente com nova formação. Valeu, Marcus, pela sugestão!!

Um abraço rock and roll!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...