Pesquisar neste blog:

Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

2009 - Supergrupos, New Wave of American Heavy Metal e mais

Igual ano passado, este ano também temos post sobre os melhores lançamentos de dez anos atrás. E este ano de 2009 tivemos muita coisa sendo lançada: Alice In Chains, Baroness, ChickenfootDream Theater, Kiss, Mastodon, Pearl Jam, Saxon, Slayer e muito mais! Confira abaixo alguns dos principais lançamentos de rock que estão completando dez anos!!

O ano de 2009 trouxe eventos grandiosos, alguns positivos e muitos negativos. Começamos com a posse de Barack Obama como presidente dos EUA. Obama ficou marcado como um presidente que soube se comunicar muito bem, conseguiu tirar o seu país de uma crise fortíssima, e de quebra ainda eliminou um dos grandes inimigos da América - Osama Bin Laden.
As notícias negativas sempre superam as positivas. Entretanto, logo no comecinho do ano, um evento que tinha tudo para se tornar uma tragédia acabou consagrando um heroi: um avião que decolou do aeroporto LaGuardia perdeu seus motores e precisou fazer um pouso forçado no rio Hudson. Felizmente, o pouso foi um sucesso e todos da tripulação e os passageiros foram salvos. O piloto, Chesley Sullenberger, o Sully, acabou sendo louvado pelo seu feito, inédito na aviação (e virou um filme, dirigido por Clint Eastwood).
Os passageiros de um voo Rio de Janeiro - Paris não tiveram a mesma sorte. O voo 447 saiu da capital carioca mas não chegou na capital francesa: uma falha técnica acabou levando os pilotos a tomarem decisões que causaram a queda do avião no meio do Oceano Atlântico. Nenhum sobrevivente.
Outro fato importante no mundo foi o surto de gripe suína (H1N1), que assustou muita gente e provocou a morte de milhares em todo o globo. A crise do gás na Europa foi outro fato a chamar a atenção, com Rússia e Ucrânia não chegando a um acordo de preços, o que acabou prejudicando o fornecimento de gás em toda a Europa.
No Brasil, houve a celebração do Acordo Ortográfico com os demais países de língua portuguesa, e uma grande celebração pela escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Somente anos depois se percebeu que rios de dinheiro foram utilizados para subornar os jurados e que muitas obras feitas para os jogos acabaram subutilizadas - tremendo desperdício de verba pública.
O grande destaque da música no Brasil foi o show grandioso que o AC/DC fez em novembro. A turnê do álbum "Black Ice" foi uma das mais bem sucedidas de todos os tempos e lotou estádios por onde passou, incluindo três noites esgotadas em Buenos Aires, que acabaram gerando o DVD "Live At River Plate". Tivemos grandes perdas: as mortes de Michael Jackson e Les Paul na música, e dos grandes atores David Carradine (fez a série "Kung Fu" e interpretou o personagem "Bill" nos dois filmes "Kill Bill" de Quentin Tarantino) e Patrick Swayze.
Aliás, a sétima arte nos presenteou com filmes grandiosos nesse ano de 2009: "Avatar" (até recentemente a maior bilheteria de todos os tempos), "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", "2012", "Sherlock Holmes", "Se Beber, Não Case!", "Bastardos Inglórios" (mais um grande filme de Tarantino), "Julie & Julia" e "Invictus" são alguns deles.

Já desviamos muito do assunto. Vamos de imediato aos grandes lançamentos deste ano de 2009!!

Saxon - "Into The Labyrinth" - décimo oitavo álbum de estúdio do Saxon, dono de uma carreira de longevidade a toda prova, e também de regularidade. Poucos discos da banda possuem baixa qualidade, mantendo o sarrafo lá no alto para esses britânicos. Este álbum segue o sucesso recuperado do disco anterior, "The Inner Sanctum", lançado logo após a participação em um programa inglês que propunha recuperar a carreira comercial da banda (deu certo e o Saxon voltou a entrar na parada britânica). Este foi o último álbum a ser produzido por Charlie Bauerfeind (ele produziu quatro álbuns da banda: este e os discos "Metalhead", "Lionheart" e o anterior, "The Inner Sanctum"). O álbum já impressiona na abertura com "Batallions Of Steel" e traz também as faixas "Live To Rock", "Demon Sweeney Todd" e "Hellcat" como destaques. A banda atualmente deu uma pausa nas turnês, para permitir uma cirurgia cardíaca do vocalista Biff Byford. A cirurgia foi um sucesso e a banda deve retornar à ativa em 2020. Longa vida ao Saxon, um dos grandes nomes do heavy metal mundial!!

Kreator - "Hordes Of Chaos" - décimo segundo álbum de estúdio deste baluarte do thrash metal alemão, foi o primeiro álbum do Kreator a conseguir entrar na parada norte-americana, apesar da posição ruim - 165ª posição. Mais um álbum de qualidade da banda, puxando a sonoridade da banda um pouco mais próxima do antigo thrash metal praticado nos anos 80, com músicas rápidas que cativaram os fãs. A banda considerou o álbum mais "orgânico", já que gravaram como se fosse um álbum ao vivo, sem usar muitos recursos de overdubs. Destaque para a faixa-título, que abre muito bem o disco, e para as faixas "Warcurse", "Amok Run" e "To The Afterborn". Este foi o último álbum da banda lançado pela gravadora Steamhammer; os próximos foram lançados pela Nuclear Blast. Atualmente, o Kreator teve uma mudança de baixista: saiu Christian Giesler (ficou na banda por 25 anos: de 1994 até 2019), entrou Frédéric Leclercq (francês, também toca na banda Sinsaenum). Há também a expectativa de lançamento de um DVD gravado em um show da banda em Londres, ainda este ano. No próximo ano, a banda deve retornar ao estúdio para gravar seu novo álbum. Espera-se outro grande petardo de thrash metal!!

Napalm Death - "Time Waits For No Slave" - este foi o décimo terceiro álbum de estúdio deste baluarte do grindcore mundial, e traz o Napalm Death cuspindo fogo como sempre, em faixas agressivas e imediatas com o vocal ensandecido de Barney Greenway, a cozinha extremamente afiada da dupla Shane Embury e Danny Herrera e as guitarras rasgantes de Mitch Harris. Muitas faixas brutais, porém podemos destacar "Diktat", "On The Brink Of Extinction", a faixa-título e "Feeling Redundant". Atualmente, o Napalm Death tem excursionado muito, tendo tocado na derradeira turnê de despedida do Slayer (ao lado do Anthrax, Testament e Lamb Of God). Um novo álbum de estúdio é esperado para 2020. Com certeza, será extremo e brutal!

Sepultura - "A-Lex" - este foi o décimo primeiro álbum de estúdio do Sepultura, um álbum conceitual em torno do livro "A Laranja Mecânica" (que originou o filme de mesmo nome). Também foi o primeiro álbum da banda a não contar com um dos irmãos Cavalera - Igor saiu da banda pouco depois do lançamento do álbum anterior, "Dante XXI". Seu substituto foi o baterista Jean Dolabella, que não duraria muito na banda (só gravaria este e o próximo álbum com a banda). Musicalmente, traz a banda bem agressiva, com faixas curtas flertando com o death metal e o hardcore. Destaque para as canções "We've Lost You", "What I Do!", "Metamorphosis" e "Ludwig Van". Atualmente, o Sepultura se prepara para o lançamento de mais um álbum de estúdio, que deverá ver a luz do dia em fevereiro de 2020. O álbum se chamará "Quadra" e já teve a primeira música de trabalho lançada: "Isolation". A expectativa é se esse novo disco vai conseguir superar a boa recepção que "Machine Messiah" teve. Aguardemos fevereiro para conferir!

Bruce Springsteen - "Working On A Dream" - o ano de 2009 foi movimentado para Bruce Springsteen. Logo no começo do ano, ele tocou na posse do presidente Barack Obama (ele já tinha tocado em diversos comícios dele). Também no comecinho do ano, foi lançado este álbum, décimo sexto de estúdio na carreira deste grande cantor e compositor norte-americano, que mantém uma longevidade e regularidade impressionantes em sua carreira. Este disco não se mostra diferente e traz inúmeros predicados, canções fortes com a marca registrada do boss. Logo de cara, temos "Outlaw Pete", uma ode de oito minutos que envolve completamente o ouvinte. "My Lucky Day" traz aquela atmosfera otimista que te dá vontade de sair cantando a música, bem empolgante. E seguimos com a faixa-título, bela composição, e podemos também destacar as faixas "What Love Can Do", "This Life" e "Tomorrow Never Knows" (sem relação com a canção homônima dos Beatles). O álbum alcançou o topo da parada norte-americana e alcançou disco de platina, com vendas de um milhão de cópias. Nem tudo foram flores: o tecladista Danny Federici daria suas últimas contribuições em um álbum de Bruce Springsteen. Ele faleceu no ano anterior (17 de abril de 2008), e o álbum foi dedicado a sua memória. Longa vida a este baluarte da música mundial. Viva Bruce Springsteen!!

Lamb Of God - "Wrath" - este sexto álbum de estúdio do Lamb Of God mostra a evolução musical da banda, que vinha em um crescente impressionante. Após dois álbuns intensos e bem sucedidos - "Ashes Of The Wake" e "Sacrament", o grupo já tinha evoluído muito sua sonoridade, porém após o lançamento deste disco, eles provaram que poderiam evoluir ainda mais. Tudo isso sem perder o ataque letal que a banda tinha. A faixa introdutória "The Passing" mostra um pouco da musicalidade da banda, e faixas intensas como "In Your Words", "Set To Fail", "Grace" e "Dead Seeds" provaram que o Lamb Of God continuava brutal como sempre. O resultado foi a mais alta posição na parada norte-americana para a banda: segundo lugar (perderam a chance de alcançar o topo da parada para Taylor Swift...). A banda ainda aproveitou uma vaga na turnê do Metallica para crescer ainda mais seu público. Atualmente, o Lamb Of God aproveitou uma vaga na turnê de despedida do Slayer, mas teve que lidar com uma troca de integrante: o baterista Art Cruz, que vinha tocando com a banda desde o ano anterior (2018), foi efetivado no posto, substituindo o baterista original da banda, Chris Adler. Ainda não ficou completamente claro porque Adler saiu do grupo, mas será uma perda considerável!

U2 - "No Line On The Horizon" - este foi o décimo segundo álbum de estúdio do U2, e trouxe a banda experimentando um pouco mais sua sonoridade, com gravações no Marrocos com os tradicionais produtores parceiros Brian Eno e Daniel Lanois, depois gravando também na cidade natal Dublin e em Londres e Nova Iorque. Canções mais climáticas, viajantes, sem perder a identidade sonora da banda, ditada pelas excelentes linhas de guitarra de The Edge, complementadas pela excelente cozinha da banda e da foz única de Bono Vox. Apesar de alcançar o topo das paradas de quase todo o mundo, o álbum não foi considerado um sucesso tão forte quanto seus antecessores, especialmente por não trazer uma música tão bem sucedida. Os destaque do disco ficam para a faixa-título e para as faixas "Magnificent", "Moment Of Surrender" e "Get On Your Boots". Se o álbum não foi considerado um sucesso total, não se pode afirmar o mesmo da turnê promocional. Nomeada "U2 360º Tour", a turnê trouxe um palco com visão total (360º) e uma estrutura em formato de garra que foi a maior estrutura de palco construída até então (era o dobro da maior estrutura anterior, da turnê "A Bigger Bang", dos Rolling Stones). A turnê rodou o mundo todo (Brasil incluído em abril de 2011 com três shows lotados no Morumbi) e se tornou a turnê de maior arrecadação da história (só foi superada recentemente, em valores brutos, pela turnê atual de Ed Sheeran). Recomendo que você, leitor, dê a merecida chance ao álbum, que traz muitas qualidades e se apresenta como mais um disco de qualidade na longa discografia da banda!

Mastodon - "Crack The Skye" - este foi o quarto álbum de estúdio do Mastodon, um álbum que marca uma grande evolução musical para a banda. Mostrou o grupo explorando temas etéreos e tornando sua música um pouco mais progressiva, se aprofundando em canções mais longas: duas das sete músicas do disco possuem mais de dez minutos de duração. Outro ponto de evolução foi a inclusão dos vocais do baterista Brann Dailor, que iria assumir cada vez mais esse papel de dividir os vocais das músicas da banda em futuros álbuns. Destaque para as faixas "Oblivion", "Quintessence", "The Czar", a faixa-título e "The Last Baron". O álbum alcançou a 11ª posição na parada norte-americana e foi um dos mais vendidos da carreira do grupo. O Mastodon foi outra banda (assim como o Lamb Of God, como vimos acima) que aproveitou a oportunidade de abrir shows da turnê do Metallica em 2009. Atualmente, o Mastodon está meio parado. O último álbum de estúdio foi lançado em 2017 e nenhuma notícia de que a banda esteja gravando seu sucessor. A banda vem excursionando, mas sem tanta intensidade. Vamos torcer para mais atividade desses norte-americanos - esta é uma das bandas mais criativas da nova geração!

The Answer - "Everyday Demons" - este foi o segundo álbum de estúdio do The Answer, uma banda da Irlanda do Norte que faz parte desse novo movimento de bandas com influências do rock clássico dos anos 70, com forte pegada ao estilo Led Zeppelin e Black Sabbath. A banda lançou seu primeiro álbum em 2006, um disco que chamou a atenção pela pegada forte, abrindo portas para participação em algumas turnês importantes, sendo que a mais importante foi como banda de abertura na Black Ice World Tour, do AC/DC. Neste segundo álbum, a banda começou a trilhar seu próprio caminho musical e trouxe uma produção mais caprichada, com a influência dos anos 70 não tão escancarada. Os destaques ficam para as faixas "Demon Eyes", "On And On", "Tonight" e "Comfort Zone". Para quem quiser conhecer mais sobre o The Answer, o blog já fez um post especial sobre eles - confira aqui!!

Heaven & Hell - "The Devil You Know" - o Black Sabbath tinha reunido a sua formação original em 1997, com Ozzy Osbourne, e manteve-se na ativa fazendo diversos shows até o ano de 2005. Eles entraram em pausa para que Ozzy retornasse a sua carreira solo. Nesse ínterim, Tony Iommi e Ronnie James Dio se encontraram e compuseram algumas faixas para compor uma coletânea da fase Dio do Sabbath ("Black Sabbath: The Dio Years"; as faixas inéditas foram "The Devil Cried", "Shadow Of The Wind" e "Ear In The Wall"). Como a coletânea fez sucesso e Tony e Ronnie se reconectaram muito bem, veio a ideia de fazer uma turnê para promover o álbum. Mudaram o nome da banda para Heaven & Hell, para não haver confusão com a formação original nem disputas judiciais. Completaram a formação que entrou em turnê Geezer Butler e Vinny Appice, a formação que gravou "Mob Rules", "Live Evil" e "Dehumanizer". O sucesso da turnê foi estrondoso e o quarteto acabou resolvendo gravar um novo álbum de estúdio. O disco traz todo o peso da guitarra de Iommi, combinado ao baixo de Geezer, o lirismo vocal de Dio e a forte pegada na bateria de Appice, tornando-se um clássico quase que instantaneamente, com faixas fortes que caíram rapidamente na graça dos fãs. Destaque para as músicas "Atom And Evil", "Bible Black", "Follow The Tears" e "Breaking Into Heaven". O álbum entrou no Top 10 da parada norte-americana (oitava posição) e levou-os a mais uma turnê de promoção. A turnê acabou sendo curta, de maio a agosto de 2009 apenas (passando pelo Brasil), já que Ronnie James Dio descobriu que estava com câncer no estômago. A banda deu um tempo para que seu vocalista se recuperasse, mas lamentavelmente não foi possível. Ronnie faleceu no dia 16 de maio de 2010, nos deixando órfãos de seu imenso talento. Nos deixou esta obra prima do metal para curtirmos bastante!!

Green Day - "21st Century Breakdown" - este oitavo álbum de estúdio do Green Day é o sucessor de "American Idiot", que fez um sucesso estrondoso. Este álbum acabou sendo um pouco ofuscado por esse motivo, mas traz boas composições e alcançou o topo da parada norte-americana, conseguindo um disco de platina por vendas de um milhão de cópias. O álbum foi produzido por Butch Vig (o mesmo produtor de "Nevermind", do Nirvana). Musicalmente, continua onde o anterior parou, seguindo o estilo ópera rock, com algumas nuances e evoluções que a banda ganhou nos cinco anos de estrada que separam os dois lançamentos. Os destaques ficam para a faixa-título e para as faixas "Know Your Enemy", "East Jesus Nowhere" e "21 Guns". A banda ficou em turnê durante os anos de 2009 e 2010 para promover o álbum, tocando inclusive no Brasil (veja a resenha para o show do Green Day no Rio de Janeiro). Foram álbuns que elevaram o Green Day à categoria de uma das maiores bandas de rock da atualidade!

Chickenfoot - "Chickenfoot" - este foi o álbum de estreia do Chickenfoot, um supergrupo formado pela dupla Sammy Hagar e Michael Anthony, ambos ex-Van Halen; Chad Smith, o baterista dos Red Hot Chili Peppers; e Joe Satriani. Eles começaram a ensaiar juntos no ano anterior (2008) e se deram tão bem tocando juntos que resolveram gravar um disco juntos. Escolheram Andy Johns (já trabalhou com Rolling Stones, Led Zeppelin, Free e outros grandes nomes do rock) como produtor - Andy tinha produzido o álbum "For Unlawful Carnal Knowledge", do Van Halen, e também o álbum "The Extremist", de Joe Satriani, tornando-se uma escolha perfeita para a banda. O álbum todo é muito forte e coeso, mas podemos destacar as faixas "Soap On A Rope", "Sexy Little Thing", "Oh Yeah", "Get It Up" e "My Kinda Girl". O disco foi um sucesso no seu lançamento, alcançando a quarta posição da parada norte-americana e alcançando também disco de ouro (meio milhão de cópias vendidas). A banda caiu na estrada para promover o álbum, tendo lançado um DVD de uma das performances em 2010 ("Get Your Buzz On Live"). O Chickenfoot chegou a gravar um segundo álbum de estúdio em 2011, mas as agendas ocupadas e conflitantes dos membros acabaram impedindo mais atividades do grupo. Uma pena, este foi um dos supergrupos mais bacanas que se formaram!!

Dream Theater - "Black Clouds & Silver Linings" - este foi o décimo álbum de estúdio do Dream Theater, e o último a contar com o baterista original da banda, Mike Portnoy (ele saiu da banda após a turnê que promoveu o álbum). O álbum conseguiu alcançar a posição mais alta de um disco da banda na parada norte-americana: 5º lugar. Musicalmente, o disco abrange uma ampla gama de espectros, com músicas bem longas, explorando a técnica dos membros da banda, mantendo a banda em um heavy metal progressivo com pitadas de peso e virtuose bem combinadas. As longas faixas abrem e fecham o disco: "A Nightmare To Remember" e "The Count Of Tuscany", com dezesseis e dezenove minutos de duração, respectivamente. Entre essas duas, faixas mais acessíveis, passeando entre um heavy metal mais direto - "A Rite Of Passage", a primeira música de trabalho do álbum; uma balada - "Wither", também lançada como single; e outras duas longas canções, entre elas "A Shattered Fortress", a última música composta por Portnoy como parte de sua suíte de doze passos inspirada no tratamento do baterista contra o alcoolismo. Após a turnê promocional, Mike Portnoy sugeriu a banda uma pausa nas atividades; ele queria se concentrar nos seus projetos paralelos, queria ventilar as ideias. Os demais membros não toparam a pausa, queriam dedicar todo o tempo à banda. O conflito levou à saída de Portnoy. Mike Mangini foi escolhido como seu substituto, e já gravou quatro álbuns de estúdio com o Dream Theater. Atualmente, a banda está comemorando os 20 anos do lançamento de seu maior clássico, "Scenes From A Memory" - a turnê está com passagem marcada para o Brasil. Não deixe de conferir, será um grande evento!!

Obituary - "Darkest Day" - este foi o oitavo álbum de estúdio do Obituary, o terceiro depois que a banda voltou às atividades em 2003. O álbum foi gravado pelo formação quase clássica - os irmãos John e Donald Tardy nos vocais e bateria, o guitarrista Trevor Peres e o baixista Frank Watkins - complementada pelo guitarrista Ralph Santolla (ex-Death e Deicide). A banda não fugiu de sua tradicional sonoridade death metal, trazendo boas composições que foram elogiadas pela crítica especializada. Destaque para as faixas "List Of Dead", "Blood To Give", "Your Darkest Day" e "Forces Realign". Este álbum acabou sendo o último gravado pelo guitarrista Ralph Santolla e pelo baixista Frank Watkins. Ambos acabaram falecendo nos anos seguintes: Watkins faleceu em 2015, e Santolla faleceu em 2018. O Obituary continua firme e forte em sua carreira: eles foram uma das bandas que abriram para o Slayer, na atual turnê de despedida. Nenhuma novidade a respeito de um novo álbum de estúdio (o último foi lançado em 2017, auto-intitulado).

DevilDriver - "Pray For Villains" - este foi o quarto álbum de estúdio do DevilDriver, uma banda de groove/death metal que tem em seu vocalista, Dez Fafara, a figura principal. Fafara foi vocalista do Coal Chamber nos anos 90, montou o DevilDriver no começo dos anos 2000, e acabou alcançando até mais sucesso com a nova banda do que com a antiga. O álbum traz a banda se aprofundando no seu mergulho em um death metal mais melódico, e conseguindo ampliar sua base de fãs, alcançando o Top 40 da parada norte-americana com este lançamento (35ª posição). Os destaques ficam para a faixa-título, brutal, e também para as canções "Back With A Vengeance", "Waiting For November" e "Another Night In London". A banda continua na ativa, e recebe total atenção de Dez, que já descartou uma nova reunião com o Coal Chamber - para ele, o DevilDriver é mais importante. A banda tem feito diversas mudanças em sua formação, mantendo como base, além do vocalista, o guitarrista Mike Spreitzer, na banda desde 2004. O blog fez um post especial sobre a banda em 2011 - confira aqui!!

Black Crowes - "Before The Frost...Until The Freeze" - este foi o oitavo (e último até agora) álbum de estúdio dos Black Crowes. Bem, apesar de ser de estúdio, foi gravado em frente a uma audiência, dando aquela rápida impressão de ser ao vivo. Nesta época, os Black Crowes estavam com agenda movimentada: tinham lançado um álbum de estúdio no ano anterior ("Warpaint", de 2008), e já tinham lançado um álbum ao vivo neste ano de 2009 ("Warpaint Live"). A formação da banda incluía os irmãos Chris e Rich Robinson, o baterista Steve Gorman, o baixista Sven Pipien, o tecladista Adam MacDougall e um segundo guitarrista, Luther Dickinson. O álbum traz aquela sonoridade característica da banda, em faixas inspiradas como "Been A Long Time (Waiting On Love)", "Appaloosa", "What Is Home?" e "The Last Place That Love Lives". Sucesso de crítica e de público, que levou o álbum à décima segunda posição da parada norte-americana. Os Black Crowes estão parados desde 2013, mas estamos com muitos rumores de que a banda deve se reunir novamente em 2020 para uma nova turnê. Alguns boatos indicam que eles tocarão o primeiro disco, "Shake That Money Maker", na íntegra. Vamos torcer para os boatos se concretizarem e termos a oportunidade de vermos esta grande banda de rock na ativa novamente!!

Living Colour - "The Chair In The Doorway" - este foi o quinto álbum de estúdio do Living Colour, o segundo depois que retornaram do hiato. O álbum é pouco conhecido e não fez muito sucesso, injustamente. Traz boas composições e a já tradicional competência dos grandes músicos que são. Musicalmente, a banda explora vários territórios, ainda assim conseguindo manter coesão entre as canções. Os destaques ficam para as faixas "Burned Bridges", "Decadance", "Bless Those (Little Annie's Prayer)" e "That's What You Taught Me". O álbum não conseguiu uma boa posição na parada norte-americana: alcançou apenas a 161ª posição. O Living Colour lançou mais um álbum de estúdio ("Shade", lançado em 2017) e vem excursionando periodicamente. Recentemente, a banda esteve no Brasil comemorando os trinta anos do lançamento de seu álbum de estreia, "Vivid", tocando-o na íntegra. Um grande show, foi incrível!

Megadeth - "Endgame" - este foi o décimo segundo álbum de estúdio do Megadeth, o primeiro gravado com o guitarrista Chris Broderick, que substituiu Glen Drover no ano anterior (2008). Se foi a estreia de Broderick, foi o último álbum gravado com James Lomenzo no baixo - Dave Ellefson retornaria para a banda meses mais tarde. Musicalmente, o disco continua com a recuperação da banda, iniciada no álbum anterior, "United Abominations". Um disco pesado e com boas composições, porém não tão bom quanto o antecessor. Os destaques ficam para as faixas "This Day We Fight!", "1,320", "Bite The Hand" e "Head Crusher". O álbum alcançou a nona posição na parada norte-americana e foi seguido por uma curta turnê de promoção. A banda logo a seguir entrou em uma turnê comemorativa dos vinte anos de lançamento do clássico "Rust In Peace". A seguir, entrariam na turnê com as demais bandas do Big Four, em 2010. Atualmente, o Megadeth está em pausa, aguardando a recuperação de Dave Mustaine, que está tratando um câncer na garganta. Desejamos completa recuperação a Dave, que volte a nos impressionar com suas qualidades musicais!!

Muse - "The Resistance" - este foi o quinto álbum de estúdio do Muse, um power trio inglês que se tornou um dos grandes destaques do rock desta década de 2000. Este foi um dos álbuns de maior sucesso deles, alcançando a terceira posição na parada norte-americana e o topo da parada britânica. O Muse pratica um rock alternativo com traços de progressivo e influências de Queen, e aqui resolveram produzir o disco eles mesmos, após experimentar e não gostar dos serviços de Rick Rubin. Os destaques ficam para as faixas "Uprising", a faixa-título, "United States Of Eurasia (+Collateral Damage)" e a canção "Exogenesis: Symphony", dividida em três partes. Composições fortes que ajudaram a tornar o Muse uma das grandes bandas da década. A turnê que promoveu o disco foi longa, incluindo datas da banda como headliner, e também datas deles abrindo para o U2, incluindo uma perna aqui na América do Sul. Atualmente, a banda encerrou sua turnê que promoveu seu mais recente álbum de estúdio, "Simulation Theory". Nenhuma notícia a respeito de álbum novo foi divulgada!

Pearl Jam - "Backspacer" - este foi o nono álbum de estúdio do Peal Jam, e traz a banda entregando um disco de rock alegre e forte, com um astral que não era visto em tempos - Eddie Vedder atribuiu esse alto astral à eleição de Barack Obama. O álbum trouxe de volta também o produtor Brendan O'Brien, antigo parceiro da banda, que não produzia discos do Pearl Jam desde 1998 (o último disco que ele produziu foi "Yield"). Os destaques do álbum ficam para as faixas "Gonna See My Friend", "Got Some", "Just Breathe" e "Supersonic". O álbum foi recebido com o entusiasmo comum aos fãs da banda, alcançando o topo da parada norte-americana - feito que não conseguiam desde o lançamento do álbum "No Code", em 1996. Alcançou também disco de ouro, meio milhão de cópias vendidas. Atualmente, não temos muitas notícias do Pearl Jam. Há rumores de que a banda esteja trabalhando no seu próximo álbum de estúdio, o primeiro em seis anos - o último lançado foi "Lightning Bolt", de 2013. Podem esperar algo grandioso desta que é uma das maiores bandas dos EUA!

Alice In Chains - "Black Gives Way To Blue" - este foi o quarto álbum de estúdio do Alice In Chains, o álbum do retorno da banda à atividade, após a morte do ex-vocalista Layne Staley. Foi também o primeiro álbum a contar com o guitarrista e vocalista William DuVall, que ao contrário do que se pode pensar, não assumiu os vocais da banda - compartilha com o também guitarrista Jerry Cantrell. A banda já tinha feito uma pequena turnê de retorno com o novo vocalista/guitarrista antes de gravar esse disco, e já se sentia bastante confortável com DuVall, que não tentava imitar Staley, o que agradou os demais membros. Musicalmente, trata-se de um álbum muito bem composto e gravado, com peso e melodias na medida certa, pequenas doses acústicas, aquela típica melancolia da banda com canções que vão te conquistando rapidamente, um álbum de tamanha qualidade que já podemos afirmar, agora que se passaram dez anos de seu lançamento, se tornou um clássico da banda. As músicas do álbum já se tornaram queridinhas nos set lists da banda: "Check My Brain", "Last Of My Kind", "Your Decision", "Acid Bubble", "Lesson Learned", sempre muito bem recepcionadas pelos fãs. O álbum alcançou a quinta posição da parada norte-americana, ganhou disco de ouro (meio milhão de cópias vendidas) e colocou-os para excursionar mundo afora, incluindo uma apresentação no festival SWU, em novembro de 2011. Um dos melhores álbuns lançados neste ano de 2009!!
(o álbum foi resenhado pelo blog em 2011, confira aqui!!)

Kiss - "Sonic Boom" - este foi o décimo nono álbum de estúdio do Kiss, e foi o primeiro depois de onze anos sem lançar material novo - o álbum anterior, "Psycho Circus", foi lançado em 1998. Também foi o primeiro álbum de estúdio com a nova formação contando com Eric Singer como baterista e Tommy Thayer como guitarrista. A crítica saudou o álbum como um retorno à forma da banda - um disco direto, sem super produções, sem compositores externos, produzido por Paul Stanley e tocado pelos quatro músicos, sem nenhum músico de fora. Outro fato marcante é que o disco acabou sendo o primeiro a contar com os vocais de Eric Singer (na faixa "All For The Glory") e Tommy Thayer (na faixa "When Lightning Strikes"). Eles voltariam a cantar no álbum de estúdio seguinte, "Monster". Os destaques do álbum, além das músicas citadas, ficam para as faixas "Modern Day Delilah", "Russian Roulette" e "Say Yeah". O álbum foi um sucesso, alcançando a segunda posição da parada norte-americana (a posição mais alta que um álbum do Kiss alcançou) e provando mais uma vez a força da banda. Atualmente, o Kiss está promovendo a sua suposta turnê de despedida. Vejamos se darão adeus mesmo ou se repetirão outros grandes nomes do rock que fizeram turnês de despedida e continuaram na ativa... A conferir!!

Baroness - "Blue Record" - este foi o segundo álbum de estúdio do Baroness, uma banda da nova geração que lançou seu primeiro disco em 2007 ("Red Album"). A banda não tem uma sonoridade simples, passeando entre uma espécie de metal progressivo e o sludge (estilo que utiliza elementos do doom metal e do hardcore; exemplos de banda seriam o Mastodon e o Alice In Chains). Se o primeiro álbum já tinha chamado positivamente a atenção da mídia, este disco veio solidificar a fama da banda e aumentar sua base de fãs. O disco foi sucesso de crítica, que se empolgou com as composições complexas que combinavam o peso e a melodia na medida certa, como nas faixas "The Sweetest Curse", "Steel That Sleeps The Eye", "A Horse Called Golgotha" e "The Gnashing". Apesar da aprovação da crítica, o Baroness ainda não conseguiu estourar comercialmente; seus álbuns mais bem sucedidos foram o terceiro, "Yellow & Green", que alcançou a 30ª posição; e o mais recente, "Gold & Grey", lançado neste ano de 2019, que alcançou o 39º lugar (posições relativas à parada norte-americana). Se você ainda não escutou o Baroness, eu recomendo - você não irá se arrepender!!

Slayer - "World Painted Blood" - este foi o décimo primeiro álbum de estúdio do Slayer, e acabou sendo o último a contar com a formação original, com Dave Lombardo e Jeff Hanneman (Lombardo saiu da banda por não concordar com os termos financeiros de seu contrato, e Hanneman acabou falecendo em 2013, antes da banda lançar o sucessor deste álbum). A banda resolveu trabalhar com o produtor Greg Fidelman (já trabalhou com Metallica e Slipknot) e o resultado, musicalmente, traz o Slayer focado, com composições centradas, sem no entanto fugir do estilo clássico da banda. Um resultado que agradou aos fãs da banda, com certeza. Os destaques ficam com a faixa-título, que abre muito bem o disco, e com as faixas "Beauty Through Order", "Hate Worldwide" e "Psycopathy Red". O álbum alcançou a décima segunda posição na parada norte-americana e foi seguido por uma turnê de promoção que incluiu alguns shows do Slayer com as outras bandas do Big Four do thrash metal (Metallica, Megadeth e Anthrax), em 2010 e 2011. Este foi o último álbum da banda pela gravadora American. O mais recente álbum da banda ("Repentless") já foi lançado pela Nuclear Blast. O Slayer está em sua suposta turnê de despedida - será que a banda vai realmente encerrar as atividades? Uma questão que só o tempo nos dirá se foi verdadeira!

Them Crooked Vultures - "Them Crooked Vultures" - este foi o álbum de estreia (e até agora, único) do supergrupo formado pele lenda John Paul Jones, do Led Zeppelin, ao lado de Josh Homme, do Queens Of Stone Age, e Dave Grohl, do Foo Fighters. O álbum foi produzido pelo trio, e musicalmente acabou ficando um pouco parecido com a sonoridade da banda do vocalista, o Queens Of Stone Age. A bateria precisa de Dave Grohl e as texturas adicionadas por John Paul Jones dão um incremento às músicas, mas pelo nível dos membros, esperava-se muito mais. Os destaques ficam para as canções "Mind Eraser, No Chaser", "Dead End Friends", "Scumbag Blues" e "Caligulove". O álbum estreou na décima segunda posição na parada norte-americana e foi seguido por uma turnê de divulgação nos EUA e Europa. Após a turnê, o supergrupo entrou em hibernação. Não fizeram mais nenhum show e também não existe nenhuma perspectiva de um novo álbum de estúdio. Acabou deixando um gosto de quero mais na boca dos fãs!!

Ufa! Chegamos ao fim deste post relembrando alguns lançamentos que estão completando dez anos. Nesta era de correria, muita informação e escassez de grandes talentos, pudemos conferir algumas bandas surgindo e lançando grandes álbuns, supergrupos sendo criados e também alguns belos lançamentos de dinossauros do rock que se recusam a se aposentar. Se eles ainda tem bala na agulha, devem continuar na ativa mesmo!

Um abraço rock and roll e até o próximo post!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...