Pesquisar neste blog:

Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

As melhores músicas instrumentais do rock

Este post é mais um da série Top 10, desta vez dissecando as melhores músicas instrumentais do rock. Para não deixar muita gente de fora, selecionei vinte números instrumentais de diversos artistas, do rock ao heavy metal, incluindo guitarristas virtuosos e também bandas clássicas e afins. Os parâmetros utilizados para a classificação não serão exclusivamente a técnica dos músicos, mas também uma melodia marcante, variação dentro de uma mesma música, a importância da canção na carreira do artista ou banda, tudo isso será levado em conta. E será uma lista baseada em meu gosto, como sempre. E claro que alguma canção importante provavelmente ficará de fora...


(Atualização em 30/04/2013)
21 - Pink Floyd - "One Of These Days" - Meu grande amigo e blogueiro Ricardo Igreja me lembrou desta fantástica canção dos mestres do rock progressivo, que apesar de ter uma frasezinha cantada, vou considerar como instrumental. E que instrumental!! A introdução de baixo de Roger Waters, a levada de bateria por Nick Mason, a guitarra de David Gilmour, uma perfeição!! Tá aí, injustiça eu ter esquecido esta grande música, mas tá resolvido, incluída na lista!!



20 - Gary Moore - "What Would You Rather Bee Or A Wasp" - abrimos a lista com essa belíssima música presente no segundo álbum solo deste grande guitarrista irlandês, "Back On The Streets". Este álbum teve participações dos membros do Thin Lizzy Phil Lynott (canta em quatro faixas) e Brian Downey. Esta faixa me lembra um pouco os trabalhos de Jeff Beck nos anos 70; é possível que Gary tenha sido influenciado. Abrindo nossa lista em grande estilo com o grandioso Gary Moore. We miss you, Gary!!


19 - Rainbow - "Difficult To Cure" - esta canção é um arranjo de trechos da nona sinfonia de Beethoven, feito por Ritchie Blackmore e que acabou nomeando o quinto álbum de estúdio do Rainbow, de 1981, primeiro com o vocalista Joe Lynn Turner. A versão de estúdio é boa, mas as versões ao vivo são arrasadoras, Blackmore se solta completamente - se você procurar, achará alguns bootlegs de shows ao vivo do Deep Purple, logo quando se reuniram, em 1984, em que eles levam trechos desta canção. De uma forma ou de outra, é uma faixa memorável!!

18 - Deep Purple - "Wring That Neck" - mais uma faixa contando com o talento de Ritchie Blackmore, esta canção ainda é da primeira formação da banda, com Nick Simper no baixo e Rod Evans nos vocais. Uma das primeiras a evocar os famosos duelos entre Ritchie Blackmore e Jon Lord, que seriam tão comuns nos shows da banda. A força da canção fez ela ser a única gravada com esta primeira formação a continuar presente nos shows da banda, quando a Mk2 excursionava (mais tarde, "Hush" foi regravada pela formação Mk2 e também tem sido tocada frequentemente nas apresentações).

17 - Focus - "Hocus Pocus" - OK, esta canção não é totalmente instrumental. Ou é? Afinal, os barulhos vocais feitos por Thijs Van Leer (tecladista e flautista da banda) podem ser considerados parte do instrumental (não há nenhum verso realmente cantado na canção). Assumindo esta premissa, coloco esta canção dentre uma das vinte melhores, aqui na posição 17. Originalmente do álbum "Focus II", de 1971, ela é o momento mais importante dos shows da banda até hoje. Desde o grande riff de abertura, que vai permeando todos os seis minutos de instrumental, até o pseudo-refrão com o "canto" do vocalista, num crescente que é empolgante. Um clássico do rock, aqui na nossa lista!!


16 - Liquid Tension Experiment - "Paradigm Shift" - projeto paralelo de três integrantes do Dream Theater (bom, agora só dois...), que se juntaram ao baixista Tony Levin (já tocou com o King Crimson e com Peter Gabriel) e gravaram dois ótimos álbuns de música instrumental de primeira. E a canção escolhida por mim abre o primeiro álbum da banda - um petardo de quase nove minutos demonstrando todo o virtuosismo de seus integrantes. O riffaço de abertura, cortesia de John Petrucci, já justifica a seleção! Daqui a pouco, a banda principal também vai aparecer na lista, é só continuar lendo...


15 - Faith No More - "Woodpecker From Mars" - aquele álbum maravilhoso que o Faith No More lançou em 1989, "The Real Thing", primeiro com Mike Patton, era um desbunde total. Heavy metal misturado com funk, trechos de progressivo, e ele encerrava com esta incrível faixa instrumental, uma canção onde o thrash metal encontrou a música clássica e foram felizes para sempre! Pena que depois a banda se perdeu um pouco, principalmente sem o guitarrista Jim Martin. Valeu pela qualidade deste grande álbum!!


14 - Michael Schenker Group - "Into The Arena" - após fazer parte da melhor parte da história do UFO, estando presente nos maiores clássicos da banda, Michael Schenker acabou se desentendendo com os outros integrantes e saiu. Partiu para a criação de seu próprio grupo - o MSG (Michael Schenker Group). Logo no primeiro álbum lançado, auto-entitulado e lançado em 1980 (e produzido por Roger Glover), uma coleção de grandes canções, incluindo esta canção instrumental que adoro. Ainda na história do MSG, eu poderia ter escolhido "Captain Nemo", do quarto disco (esta é a música utilizada por Eddie Trunk em seus programs de rádio), mas, particularmente, prefiro esta. Salve Michael Schenker, grande guitarrista alemão!!


13 - Dream Theater - "Erotomania" - esta faixa está presente no terceiro disco da banda, e ela faz parte de uma suíte chamada "A Mind Beside Itself"; esta suíte inclui, além deste incrível petardo instrumental, as canções "Voices" e "The Silent Man". Muitos não gostam tanto deste terceiro disco, mas eu o considero um dos melhores do Dream Theater, e esta faixa instrumental contribuiu muito para meu carinho com o álbum. Aqui, a banda ainda contava com Kevin Moore, nos teclados - ele sairia da banda logo depois do lançamento. Uma faixa equilibrada, cheia de nuances, quebras e que transborda talento - excelente!!

12 - Santana - "Soul Sacrifice" - o que torna esta canção ainda mais especial do que ela já é, é o fato de ter sido incluída no documentário do festival de Woodstock, onde Carlos Santana e sua banda esbanjaram categoria e técnica na performance - foi um salto na carreira do guitarrista e de sua banda, que já tinham lançado seu primeiro álbum quando tocaram no festival. Prestem atenção na percussão interagindo com a bateria (Michael Shrieve é o nome da fera nas baquetas) e a guitarra de Santana dominando com lindas frases, intercaladas com pequenos solos do percussionista Michael Carabello. Foi o necessário para que as portas se abrissem para o sucesso, encontrado no álbum seguinte, "Abraxas", uma obra-prima do rock. Salve Carlos Santana, mestre das seis cordas!!


11 - Allman Brothers Band - "Jessica" - quem leu o post sobre o ano de 1973 (leia este post aqui) viu a rápida resenha sobre o álbum "Brothers And Sisters", onde cito que um dos destaques é esta linda faixa instrumental, composta por Dickey Betts, guitarrista fundador da banda junto com os irmãos Allman, que nomeou a canção em homenagem a sua filha Jessica Betts. Os lindos solos de guitarra, intercalados pelo piano de Chuck Leavell são fantásticos. Ao vivo, então, a coisa ganha ares épicos, merecidamente. Maravilhosos anos 70, nos fornecendo mais um incrível música instrumental para nossa lista - 11ª posição para este hino do southern rock!!


10 - Black Sabbath - "Supertzar" - entramos no Top 10 com uma música grandiosa, que costumava abrir os shows do Black Sabbath nos anos 80 - pelo menos na turnê do álbum "Born Again" foi usada. Uma instrumental cheia de clima, Tony Iommi nos deliciando com riffs e frases na sua guitarra enquanto um canto lírico faz o acompanhamento. Parte integrante do disco "Sabotage", na minha opinião esta canção demonstra a maturidade musical que o Sabbath chegou com este seu sexto álbum. Tomara que nesta turnê que vai passar pelo Brasil eles voltem a usar esta canção como tema de abertura - dá um tremendo clima para o início do show!!

9 - Emerson, Lake & Palmer - "Fanfare For The Common Man" - adaptação feita por Keith Emerson de uma tradicional música dos anos 40, ela faz parte do complexo álbum "Works", de 1977 - um álbum onde cada integrante da banda ganhou liberdade para gravar um lado do vinil, com o quarto lado (foi um vinil duplo) trazendo gravações da banda toda, e uma das canções foi esta maravilha. Segundo entrevistas dos membros, a versão acabou surgindo e foi gravada logo na primeira tomada. A abertura clássica com o teclado de Emerson, o baixo galopante de Greg Lake, Carl Palmer entra a seguir, tremendo musicão!! O caldo tá engrossando e as canções ficando cada vez mais clássicas...


8 - Metallica - "Orion" - o álbum "Master Of Puppets" é um marco do thrash e heavy metal, isso todo mundo sabe. Esta canção instrumental (os álbuns antigos do Metallica sempre continham uma instrumental) demonstra a evolução musical da banda, e comprova o talento deles, em especial a genialidade do baixista Cliff Burton, que conduzia os rebeldes por águas mais serenas, trazendo um tom mais clássico ao speed metal que a banda fazia. Os solos de cada um dos músicos, em especial do próprio Burton, aumentam ainda mais a qualidade da música. Que a banda se inspire nesses tempos gloriosos quando entrar em estúdio novamente - os fãs estão loucos por isso!!

7 - Jimi Hendrix Experience - "Third Stone From The Sun" - esta canção é uma espécie de homenagem de Jimi Hendrix ao planeta Terra, a terceira "pedra" no sistema solar. Com um estilo totalmente inovador (para a época; hoje em dia todo mundo copia...) misturando rock com jazz (fusion), a música mostra o quão a frente de seu tempo Hendrix estava. A canção começa suave, e segue em um crescente, com lindos solos do mestre mor das seis cordas. OK, a canção traz alguns pedaços falados pelo próprio Jimi, mas ainda assim considero-a instrumental. Além da guitarra de Jimi, destaque para a linha de baixo de Noel Redding, excelente. Sétimo lugar para o melhor guitarrista de todos os tempos!!
(Atualização em 30/04/2016: estou atualizando o post com vídeos acessíveis, e acabei constatando que está extremamente difícil encontrar esta canção em particular. Esta aí embaixo foi uma das poucas versões que pude encontrar. A original do Jimi Hendrix Experience, foi removida do YouTube...)

6 - Rush - "Yyz" - fiquei um tempão para decidir se colocava esta música ou "La Villa Strangiato" - acabei optando pelo meu gosto pessoal, eu simplesmente adoro "Yyz", seja a versão de estúdio, seja a versão mais extensa com direito a solo de bateria do álbum ao vivo "Exit...Stage Left", ou a versão com o público carioca cantando o riff no DVD do show no Rio de Janeiro, em 2002. Foi indicada ao Grammy em 1982 (mas perdeu para o The Police...) e é presença quase certa em um show do Rush. Aos que preferem outra instrumental da banda, não me crucifiquem, a escolha realmente é difícil! Uma coisa é certa: em termos de instrumental, o Rush é presença fundamental na lista!!

5 - Led Zeppelin - "Moby Dick" - dois motivos principais colocam esta fantástica instrumental aqui nesta lista: o excelente riff de Jimmy Page, que conduz a canção; e o maravilhoso solo de bateria do grande John Bonham. Era sua marca registrada, seu momento nos shows da banda - um momento mágico, diga-se de passagem - confira o filme "The Song Remains The Same" e me diga se não tenho razão. Top 5 para o Led Zeppelin e sua grande instrumental!! Viva John Bonham!!!


4 - Van Halen - "Eruption" - durante a lista toda, tivemos músicas instrumentais em que baixistas, tecladistas e bateristas se destacaram. Porém, nas quatro principais posições, só vai dar guitarrista mesmo. No quarto lugar, uma explosão de talento e adrenalina, velocidade supersônica, tudo isso no primeiro álbum da banda que leva seu nome - Eddie Van Halen, um dos maiores guitarristas do rock, que revolucionou o mundo da música com este álbum de estreia em 1978. Esta música instrumental sintetiza a fúria e a qualidade do álbum todo, em menos de dois minutos. Até hoje Eddie precisa tocar este número ao vivo - se tornou uma referência do rock. Quarto lugar para o talento dos Van Halen!!


3 - Jeff Beck - "Cause We've Ended As Lovers" - nosso medalha de bronze já tinha tido muito sucesso junto com sua antiga banda, Yardbirds, e também com o seu Jeff Beck Group. Acontece que Jeff é um gênio musical que precisava ainda se soltar como músico e mostrar ainda mais talento. Lançou um incrível álbum instrumental em 1975, contendo composições suas e de outros mestres, como os Beatles e Stevie Wonder. "Blow By Blow" conseguiu alcançar a quarta posição na parada americana, e esta belíssima canção, uma composição de Wonder gravada por sua ex-esposa Syreeta Wright (já falecida) em um álbum obscuro, aqui aparece totalmente transformada, com arranjos de guitarra sensacionais de Jeff Beck. Muita gente não reconhece todo o talento de Jeff como guitarrista, e a beleza desta música ajuda a provar a qualidade dos registros deste inglês. Medalha de bronze para o grande Jeff Beck!! 


2 - Steve Vai - "For The Love Of God" - foi duro decidir entre o primeiro e o segundo lugar - acabei apelando para meu gosto pessoal tender mais para Joe Satriani... Porém, esta fantástica canção instrumental tem todos os atributos para ser a melhor. A história de sua gravação, então, é incrível: Steve Vai a gravou no quarto dia de um jejum total de dez dias!! Nem preciso falar do talento absurdo que Vai tem, e parece que ele resolveu botar tudo pra fora nesta canção, de uma vez só! Seis minutos brilhantes eternizados na história do rock. Medalha de prata para o grande Steve Vai!!

1 - Joe Satriani - "Always With Me, Always With You" - a melhor canção instrumental para mim é esta belezura presente no álbum "Surfing With The Alien", que colocou Joe Satriani no mapa do sucesso, um álbum que ajudou a recolocar o rock instrumental nas paradas (levou um ano para, no boca a boca, entrar na parada americana e chegar à 29ª posição!). Muita gente no Brasil que nunca ouviu um disco de Satriani conhece esta linda balada, graças a sua utilização como jingle no comercial de cigarro Free - quantos não devem ter se iniciado no vício do fumo graças a esta música? Não importa, ela é linda demais e para mim ganha medalha de ouro, melhor música instrumental do rock!!
 

Chegamos ao fim de mais uma lista de melhores - elas estão sendo tão acessadas que estou sempre bolando uma nova... Espero que vocês gostem; deixem suas impressões nos comentários, alguma música importante que eu tenha esquecido, quem vocês acham que ficou de fora. Grande abraço e muito rock and roll para todos!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...