Pesquisar neste blog:

Páginas

sábado, 25 de abril de 2020

1980 - Heavy metal em crescimento com a NWOBHM

Depois de revermos os lançamentos do ano de 1970, vamos agora rever os grandes lançamentos de 40 anos atrás - o ano de 1980! Muito heavy metal com a New Wave Of Brittish Heavy Metal, novos nomes que se tornariam grandes nos anos seguintes (U2, Echo & The Bunnymen, Def Leppard), alguns lançamentos importantes do punk e outros grandes lançamentos dos gigantes do rock. Sem mais delongas, vamos aos lançamentos mais importantes de 40 anos!!

O ano de 1980 continuou o processo de abertura iniciado no Brasil no ano anterior. Uma emenda constitucional restabeleceu eleições diretas para governadores de todo o país - as eleições ocorreram dois anos depois, em 1982. A luta por eleições diretas iria continuar até 1984, quando grandes manifestações pressionaram por eleições para Presidente da República - não conseguiram. Ainda neste ano, o papa João Paulo II fez sua primeira visita ao Brasil - quem viveu naquela época vai lembrar da música feita para sua vinda: "A benção, João de Deus...". Na época ficou famosa...
Pelo mundo, a Guerra Fria ainda dominava os noticiários, e os EUA promoveram um boicote aos Jogos Olímpicos de Moscou, na União Soviética. O motivo dado foi a invasão ao Afeganistão, feita pelos soviéticos no final do ano anterior. O boicote afastou muitos países dos jogos, mas ainda assim a olimpíada foi marcante e muito bem feita. Quem lembra do mascote dos jogos, o urso Misha, chorando na cerimônia de encerramento? Uma cena marcante, com certeza.
Outro fato marcante deste ano de 1980 foi o lançamento de um dos jogos mais adorados de todos os tempos: o famoso Pac-Man, lançado e distribuído em diversas plataformas. Rapidamente se tornou um estrondoso sucesso e até os dias de hoje é muito jogado.
O cinema viu o lançamento de vários filmes memoráveis: "Star Wars - O Império Contra-ataca", "Superman II", "A Lagoa Azul", "O Iluminado", "Os Irmãos Cara de Pau", "Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu!", ufa! Muito filme bom lançado neste ano!!
Pra finalizar, as perdas na música foram muitas e muito sentidas: o grande Bon Scott, vocalista do AC/DC; Ian Curtis, do Joy Division; John Bonham, o grande baterista do Led Zeppelin; o beatle John Lennon; e os grandes brasileiros Vinícius de Moraes e Cartola. Artistas que fazem muita falta até hoje!!

Sem mais delongas, vamos aos grandes lançamentos do ano de 1980!!

Rush - "Permanent Waves" - este foi o sétimo álbum de estúdio do Rush, e marcou uma pequena mudança de direção musical. O álbum anterior foi muito técnico e progressivo, e este busca algumas canções mais acessíveis, com pitadas de reggae e new wave, especialmente a abertura com "The Spirit Of Radio" e "Frewill". Claro que a característica progressiva e a técnica dos músicos ainda está presente, em especial em músicas como "Jacob's Ladder" e "Natural Science". O disco foi um sucesso, alcançou a quarta posição na parada norte-americana e alcançou rapidamente disco de platina - em apenas dois meses. Com o passar do tempo, foi considerado um dos clássicos do grupo canadense, da famosa fase progressiva - a fase mais apreciada pelos fãs!!

Ramones - "End Of The Century" - este foi o quinto álbum de estúdio dos Ramones, e um disco que se diferencia dos demais da carreira da banda: foi o único a ser produzido pelo famoso produtor Phil Spector (Beatles, Ike & Tina Turner, Righteous Brothers, dentre outros) e também seguiu um caminho musical mais pop, se afastando do punk mais agressivo dos discos anteriores. O grande destaque do álbum é a canção "Do You Remember Rock 'N' Roll Radio?", uma das músicas mais conhecidas da carreira da banda. Graças a ela, este acabou sendo o álbum que alcançou a posição mais alta na parada norte-americana - 44ª posição. Outros destaques ficam para as canções "Danny Says", "Chinese Rock" e "Rock 'N' Roll High School". Em entrevistas após o lançamento, os Ramones acabaram não gostando da sonoridade do álbum, e até mesmo chegaram a acusar o produtor de ameaçá-los com uma arma. Lendas do mundo do rock!!

Angel Witch - "Angel Witch" - apesar de não ser muito conhecido atualmente, o Angel Witch foi um dos nomes mais promissores do movimento New Wave Of Brittish Heavy Metal (NWOBHM), e este álbum de estreia vem corroborar essa tese. Um dos melhores álbuns de estreia do movimento, com aquela deliciosa sonoridade heavy metal calcada em riffs grudentos e melodias agradáveis que deveriam ter cativado um público muito maior, tamanha a qualidade. Talvez a falta de apoio da gravadora ou os problemas internos tenham sabotado demais a banda. A verdade é que canções como a faixa-título, "Atlantis", "Sorcerers""Sweet Danger" e "Angel Of Death" demonstram força nas composições e um frescor que merecia ter sido mais conhecido. Logo após o lançamento, a banda praticamente se desfez, tentou um retorno em 1982, mas sem sucesso. Em 1985, nova tentativa de retorno, conseguiram lançar dois álbuns sem sucesso, para novo e longo hiato. Mais recentemente, o vocalista e guitarrista Kevin Heybourne conseguiu montar uma formação mais estável, contando com o baixista Will Palmer e o guitarrista Jimmy Martin. Dois álbuns saíram nos anos 2010 - eu recomendo muito o mais recente, "Angel Of Light". Que a banda finalmente seja descoberta e tenha o sucesso que ela merece!!

Def Leppard - "On Through The Night" - este foi o álbum de estreia do Def Leppard, uma banda surgida no movimento NWOBHM e que acabou, no decorrer de sua carreira, se afastando do heavy metal e se aproximando do hard rock norte-americano mais comercial. Mas aqui, na estreia, não, a banda ainda estava afiada, praticando o fino de sua música, com canções cheias de riffs fortes, melodias cativantes e muita energia para dar e vender (bom, podemos encontrar traços comerciais em algumas canções, como "Hello America"). Os destaques ficam para as canções "Rock Brigade" (sim, a inspiração para a revista de mesmo nome), "Sorrow Is A Woman", "When The Walls Came Tumbing Down" e "Wasted". O álbum alcançou posições boas (15ª posição na parada britânica e apenas 51ª posição na parada norte-americana) mas modestas se consideradas com as altíssimas posições dos álbuns subsequentes - os próximos álbuns alcançariam o topo das paradas e venderiam milhões de cópias mundo afora. Apenas o começo da carreira de uma das bandas que mais vendeu discos no auge do hard rock e do heavy metal nos EUA!!

Triumph - "Progressions Of Power" - este quarto álbum de estúdio do Triumph foi mais um passo rumo ao estrelato que esta banda canadense deu, conseguindo entrar no Top 40 da parada norte-americana com este disco. Musicalmente, a banda reforçou suas qualidades com um hard rock robusto e agitado, muito bem tocado, que não te deixa parado. Destaque para as canções "I Live For The Weekend", "I Can Survive", "In The Night" e "Hard Road". O álbum alcançou disco de ouro nos EUA e começou a abrir as portas para a banda. O próximo álbum alcançaria resultado ainda melhor - ver o post sobre o ano de 1981!!

Van Halen - "Women And Children First" - este foi o terceiro álbum de estúdio do Van Halen, e traz uma sonoridade mais pesada que a do álbum anterior, e também não traz nenhuma cover - todas as músicas foram compostas pela banda. Muitas músicas do álbum se destacam, tamanha a qualidade do disco, mas podemos separar as faixas "And The Cradle Will Rock...", "Everybody Wants Some!!", "Fools""Romeo Delight", "Loss Of Control" e "Could This Be Magic?". No lançamento, o álbum foi bem sucedido, alcançando a sexta posição da parada norte-americana. Com o passar dos anos, o álbum não vendeu tanto quanto os demais desta fase com o David Lee Roth - só vendeu mais que o seguinte, "Fair Warning" (que é considerado o mais experimental). Mesmo não vendendo tanto, alcançou três milhões de cópias vendidas nos EUA! Uma prova da força que o Van Halen tinha em sua terra natal!!

Genesis - "Duke" - depois de um período de inatividade, o trio Phil Collins, Mike Rutherford e Tony Banks se reuniu novamente e gravou seu décimo álbum de estúdio, o segundo apenas com o trio, após a saída de Peter Gabriel em 1975 e de Steve Hackett em 1977. A banda já tinha excursionado bastante no novo formato, mas resolveu dar uma pausa nas atividades: Collins tentou salvar seu casamento (não conseguiu); Banks e Rutherford gravaram álbuns solo. Ao retornarem para a composição e gravação deste novo álbum, encontraram-se renovados e produziram um belo álbum, quase uma ponte entre o som antigo da banda, progressivo, com a nova sonoridade pop assumida no disco anterior. O lado progressivo pode ser visto nas faixas "Duke's Travels" e "Duke's End", que encerram o álbum. As faixas mais pop foram lançadas como singles: "Turn It On Again", "Ducchess" e "Misundestanding". Podemos destacar também as faixas "Behind The Lines", "Man Of Our Times" e "Heathaze". O álbum foi um sucesso - o maior até então na carreira da banda - alcançando o topo da parada britânica e a 11ª posição na parada norte-americana. O sucesso só iria aumentar nos próximos álbuns - sempre alcançando o topo da parada britânica. Atualmente, o Genesis confirmou algumas datas ao vivo, com esta formação, mas contando com o filho de Phil Collins, Nic, na bateria. As datas estão suspensas, aguardando o fim desta pandemia que assustou a todos no mundo inteiro!

Scorpions - "Animal Magnetism" - este foi o sétimo álbum de estúdio dos Scorpions, segundo com Matthias Jabs na guitarra solo, e mais um com a nova sonoridade que a banda adotou após a saída de Uli Jon Roth. Musicalmente, o disco segue o hard rock mais voltado ao público norte-americana, iniciado no álbum anterior. Os destaques ficam para as canções "Make It Real", "Don't Make No Promises", "The Zoo" e a faixa-título. O álbum conseguiu se sair ainda melhor que o anterior, alcançando a 52ª posição na parada norte-americana e alcançando disco de platina (um milhão de cópias vendidas). Logo após a turnê de divulgação do álbum, o vocalista Klaus Meine teve que se submeter a uma cirurgia de garganta, o que levantou na época sérias dúvidas sobre a possibilidade dele não conseguir mais cantar. A história nos mostra que Meine se recuperou totalmente e seguiu fazendo seu trabalho muito bem - ainda canta muito bem até os dias de hoje!!

Judas Priest - "British Steel" - este foi o sexto álbum de estúdio do Judas Priest, e o primeiro a fazer muito sucesso tanto no Reino Unido quanto nos EUA. Resultado de uma mudança de sonoridade que foi sendo feita progressivamente, mas aqui atinge o ápice e a perfeição, pouco mais de meia hora muito bem distribuída entre 9 músicas, quase todas atualmente consideradas como clássicos do heavy metal. Logo na abertura a banda chega chutando a porta com seu clássico "Breaking The Law", e acaba por derrubar a porta completamente com "Rapid Fire". "Metal Gods" e "Grinder" mantêm o nível lá no topo, e logo ao virar de lado, outro clássico supremo com "Living After Midnight". A banda entrega uma performance absurdamente coesa, até mesmo o estreante Dave Holland, que substituiu Les Binks na bateria. Top 5 na parada britânica, Top 40 na parada norte-americana e disco de platina nos EUA, aproveitando todo o burburinho gerado pelo movimento NWOBHM, que foi claramente influenciado pelos tios do heavy metal. E, então, o Judas Priest entrava em sua era de ouro, com lançamentos de sucesso em sequência e turnês grandiosas, que tornaram a banda uma das mais importantes do metal na década de 80. E aqui foi o recomeço para eles, onde eles encontraram o caminho para o sucesso!!

Iron Maiden - "Iron Maiden" - este foi o álbum de estreia do Iron Maiden, que iniciou a carreira de uma das maiores bandas de heavy metal da história. Depois de anos batalhando no underground (e com muitas mudanças de formação pelo caminho), a banda finalmente conseguiu um contrato com a EMI e partiu para gravar este debut, que rapidamente se tornou um dos discos de estreia de maior sucesso do movimento NWOBHM, alcançando o quarto lugar na parada britânica. A formação do Iron Maiden nesta época tinha Steve Harris e Dave Murray, mas tinha também Dennis Stratton na segunda guitarra, Clive Burr na bateria e Paul Di'anno como vocalista. Apesar da produção ser motivo de crítica até os dias de hoje, muitos dos clássicos da banda foram gravados aqui: "Remember Tomorrow" e a performance arrasadora de Di'anno; a épica "Phantom Of The Opera"; "Charlotte The Harlot", que seria continuada no terceiro disco; e a faixa-título, que também dá nome à banda e quase sempre encerra os shows da banda. Uma sequência de músicas que iniciou uma espécie de culto que envolve o Iron Maiden, uma das bandas com fã-clube mais fiel (e as vezes o mais chato também...) de todas. O início de um gigante do heavy metal!!

Black Sabbath - "Heaven And Hell" - o nono álbum de estúdio do Black Sabbath marcou uma drástica mudança, tanto de formação quanto de sonoridade. Abusando constantemente do álcool e de outras drogas, e não conseguindo produzir nada, Ozzy Osbourne foi demitido pela banda. Sharon Arden, futura esposa de Ozzy, filha de Don Arden, o empresário da banda, sugeriu Ronnie James Dio. Tony Iommi e Dio se conheceram, fizeram conexão e rapidamente começaram a trabalhar nas músicas. O restante da banda estava em cacos: Bill Ward era outro que tinha sérios problemas com a bebida, e Geezer Butler chegou a sair da banda por um curto período, graças a um divórcio complicado. Geoff Nichols deveria ser o novo baixista da banda, mas felizmente Geezer retornou (as más línguas dizem que o baixo gravado neste disco não é Geezer, é Nichols...). Para a produção, Dio sugeriu o grande Martin Birch, que tinha gravado os clássicos do Rainbow. O resultado é de uma perfeição incrível, do começo ao fim. Um álbum que consegue competir de igual pra igual com os clássicos do início da carreira da banda, sem soar nem um pouco parecido. A banda tinha evoluído musicalmente, com um som que conseguia ser pesado mas tinha lirismo e era cristalino, graças à bela produção de Birch. O vocal de Dio encaixou perfeitamente e suas letras conduziram a mudança de forma incrível. Quase todas as músicas do disco são grandiosas: "Neon Knights", "Children Of The Sea", a faixa-título, "Die Young", "Lonely Is The Word", faixas que em pouco tempo se tornaram clássicos do Black Sabbath. E o álbum fez sucesso na época do lançamento: Top 10 no Reino Unido, Top 30 e disco de platina nos EUA, abrindo as portas para uma turnê muito bem sucedida. Durante a turnê, o baterista Bill Ward não aguentou o tranco e pediu o boné; foi substituído por Vinnie Appice, que dali em diante sempre tocou bateria quando Ronnie foi vocalista. Para mim, um dos maiores álbuns de heavy metal de todos os tempos! Celebremos seus quarenta anos escutando-o do início ao fim!!

Eric Clapton - "Just One Night" - este foi um álbum ao vivo de Eric Clapton, gravado em Budokan, Tóquio, em dezembro de 1979, na turnê do álbum "Backless", lançado em 1978. A banda de Clapton nessa turnê consistia de Albert Lee na guitarra, Chris Stainton nos teclados, Dave Markee no baixo e Henry Spinetti na bateria (além do próprio Clapton, claro). O repertório do álbum traz alguns clássicos como "Lay Down Sally", "Wonderful Tonight", "After Midnight" e "Cocaine", em belas versões, e também alguns clássicos do blues como "Worried Life Blues", "Double Trouble" e "Further On Up The Road", com interpretações cheias de feeling. O disco se saiu bem nas paradas, alcançando o segundo lugar na parada norte-americana e o terceiro na parada britânica, com disco de ouro nos EUA. Não se trata do melhor álbum ao vivo de Eric Clapton, mas merece a devida audição por conter performances inspiradas de alguns clássicos do deus da guitarra!!

Saxon - "Wheels Of Steel" - este foi o segundo álbum de estúdio do Saxon, e é o disco que inicia a fase de ouro da banda, com vários álbuns clássicos seguidos sendo lançados, culminando com o ao vivo "The Eagle Has Landed", de 1982. Ao contrário do primeiro disco, este mostra toda a força da banda, com composições fortes, impactantes, que resistiram ao teste do tempo e se mostram importantes até os dias de hoje. Alguns clássicos estão presentes neste álbum: "Motorcycle Man", "747 (Strangers In The Night)", "Machine Gun" e a faixa-título, músicas que estão presentes no set list da banda até os dias atuais. O disco alcançou o Top 5 da parada britânica e tornou o Saxon uma das maiores bandas da sua geração, abrindo as portas para longas turnês e grandes festivais, como o Monsters Of Rock do mesmo ano (que contou com Rainbow, Scorpions e Judas Priest também; o Saxon chegou a compor uma música sobre essa aparição - "And The Bands Played On"). A banda estava inspirada e trabalhando muito, e ainda neste ano de 1980 lançaram outro álbum - ver mais abaixo!!

Kiss - "Unmasked" - este foi o oitavo álbum de estúdio do Kiss, o último a contar oficialmente com o baterista Peter Criss. Oficialmente, pois por trás dos bastidores, Criss já não vinha tocando nos álbuns da banda - neste aqui, não gravou nada, quem gravou a bateria foi Anton Fig. O álbum se afasta bastante da sonoridade hard rock característica da banda, trazendo um pop que acabou não fazendo muito sucesso - apenas alcançou disco de ouro nos EUA e a 35ª posição (o álbum anterior alcançou disco de platina e a 9ª posição na parada norte-americana). Outro ponto que devemos ressaltar é o fato da banda ter aceitado parcerias nas composições: com exceção das músicas de Ace Frehley (três no total), as demais tiveram contribuições de fora da banda. Os destaques ficam para as faixas "Shandi" (uma balada cantada por Paul Stanley e que teve vídeo promocional gravado, última aparição de Peter Criss com a banda, até retornar em 1995), "Talk To Me" (composta e cantada por Ace Frehley), "Naked City" (vocal de Gene Simmons) e "Tomorrow" (vocal de Stanley). Peter Criss saiu logo após gravar o vídeo promocional para a música "Shandi". Ele só retornaria à banda em 1995, com a reunião após o acústico. Seu substituto foi Eric Carr, que permaneceu na banda até a sua morte, em 1991. Um grande baterista que faz muita falta!!

Whitesnake - "Ready An' Willing" - este foi o terceiro álbum de estúdio do Whitesnake, e o primeiro a fazer grande sucesso na Inglaterra, terra natal da banda. Também foi o primeiro a contar com o baterista Ian Paice, fazendo com que a formação da banda contasse com três ex-integrantes do Deep Purple (Paice, Jon Lord e o próprio David Coverdale). Musicalmente, o álbum traz um blues rock delicioso, cheio de canções agradáveis, melodias envolventes e muita musicalidade dos membros da banda. Também foi mais um álbum da banda produzido por Martin Birch, que também produziu os grandes álbuns do Deep Purple. O maior destaque do álbum foi o single "Fool For Your Loving", mas também podemos destacar as faixas "Sweet Talker", "Blindman" e "Ain't Gonna Cry No More". O álbum alcançou a sexta posição da parada britânica, mostrando pela primeira vez a força comercial da banda. Um dos grandes álbuns da fase áurea do Whitesnake!!

Accept - "I'm A Rebel" - este foi o segundo álbum de estúdio do Accept, que ainda tentava encontrar sua sonoridade. Os vocais de Udo Dirkschneider já se aproximam um pouco mais do que estamos acostumados atualmente, e ainda temos duas canções cantadas pelo baixista Peter Baltes: "No Time To Lose" e "The King". Musicalmente, o álbum é um pouco mais comercial, sem o punch que os álbuns seguintes possuíram. O grande destaque do álbum é a faixa título, que abre o disco, e nem é uma composição da banda - foi composta por um dos irmãos Young (George Alexander, irmão de Malcolm e Angus Young). Outros destaques ficam para as faixas "Thunder And Lightning" e "Do It". Apesar de não ser um dos grandes álbuns da discografia do Accept, é um disco importante pois mostrou alguns caminhos que a banda não devia seguir, e também teve distribuição internacional, tornando a banda um pouco mais conhecida no mundo. Os álbuns seguintes seriam os que realmente mudariam completamente a carreira da banda - veja os posts dos anos seguintes para acompanhar essa história!!

Rolling Stones - "Emotional Rescue" - mais um álbum de estúdio dos Rolling Stones, que continuou o grande sucesso alcançado pelo álbum anterior, "Some Girls". Musicalmente, o disco trouxe novamente a influência da disco music, em especial na faixa de abertura e na faixa-título. Mas temos diversas faixas bem roqueiras, de alta qualidade, para destacar: "Summer Romance", "Where The Boys Go", "Down In The Hole" e "She's So Cold". O álbum alcançou o topo da parada nas duas principais paradas (norte-americana e britânica) e já conseguiu vender dois milhões de cópias nos EUA. Trata-se de um álbum que costuma ser negligenciado por ter sido lançado entre dois clássicos da banda: "Some Girls" e "Tattoo You". Ainda assim, um belo disco dos Rolling Stones!!

Queen - "The Game" - este foi o oitavo álbum de estúdio do Queen, um grande disco que fez a banda entrar a década com muito sucesso. Várias músicas se tornariam muito famosas, e o álbum alcançou o topo das paradas norte-americana e britânica. Musicalmente, a banda experimenta com ritmos mais dançantes, sem abandonar o rock inspirado que sempre fez. Desde a abertura com "Play The Game", passando por "Dragon Attack", a levada funk incrível de "Another One Bites The Dust", a empolgante "Crazy Little Thing Called Love" e o rockão "Save Me", o disco mostra qualidade do começo ao fim. Quatro milhões de cópias somente nos EUA, o que levou a banda a uma de suas maiores turnês, tocando para estádios lotados ao redor do mundo, incluindo o Morumbi, com duas noites em março de 1981 com mais de cem mil pagantes! Um dos álbuns de maior sucesso da carreira do Queen!!

Samson - "Head On" - este foi o segundo álbum de estúdio do Samson, uma banda que acabou famosa por ter abrigado o vocalista Bruce Dickinson por dois anos. Bruce fez sua estreia em estúdio na banda neste álbum - quando ele entrou, o álbum anterior não tinha sido lançado mas já estava gravado. A banda tinha uma sonoridade típica da NWOBHM, mesclando uma pegada heavy metal com melodias agradáveis, e aos poucos a banda foi ganhando espaço por suas performances ao vivo. Os destaques ficam para as faixas "Hard Times", "Take It Like A Man", "Hammerhead" e "Take Me To Your Leader". Vale a pena chamar a atenção do leitor para a faixa instrumental "Thunderburst", que foi composta também por Steve Harris (o baterista Thunderstick, que aparece na capa deste álbum, foi companheiro de banda de Steve em 1977). A música seria gravada também pelo Iron Maiden em seu segundo disco, "Killers". Lá, ela abriu o álbum e foi chamada "Ides Of March" - coincidências do mundo da música... Mais um bom álbum do movimento NWOBHM!!

Jeff Beck - "There And Back" - este foi o sétimo álbum de estúdio de Jeff Beck (contando os álbuns lançados com o Jeff Beck Group), um álbum instrumental bem variado e avançado para a sua época. O disco traz influências de jazz fusion, a participação do tecladista Jan Hammer (com quem Jeff gravou um álbum ao vivo alguns anos antes) e também dos músicos Simon Phillips e Mo Foster (na bateria e baixo, respectivamente). As faixas de destaque são "Star Cycle", "Too Much To Lose", "The Pump" e "El Becko". Não foi um grande sucesso na época, mas também não fez feio: 21ª posição na parada norte-americana. Jeff Beck não permaneceu muito ativo nos anos 80: além deste disco, só lançou mais dois álbuns de estúdio. Apesar dos poucos lançamentos, foram de muita qualidade!!

Echo & The Bunnymen - "Crocodiles" - este foi o álbum de estreia do Echo & The Bunnymen, uma banda britânica surgida no pós-punk e que ganhou muita reputação ao longo dos anos. E este primeiro disco foi o primeiro passo: um álbum que foi elogiado pela crítica e que conseguiu angariar um bom número de seguidores para a banda, alcançando o Top 20 da parada britânica. Seguindo o movimento da new wave, a banda era liderada pelo vocalista Ian McCulloch e trazia um som cheio de climas e nuances, uma sonoridade que iria influenciar muito diversos grupos, britânicos e brasileiros. Os destaques do álbum ficam para as faixas "Stars Are Stars", "Pride", "Villiers Terrace" e "Pictures On My Wall". Uma bela estreia que, neste ano de 1980, completa quarenta anos!!

AC/DC - "Back In Black" - o ano de 1980 começou muito mal para o AC/DC: em fevereiro, o vocalista Bon Scott se sufocou com o próprio vômito e faleceu, deixando a banda com sérias dúvidas se devia continuar a existir. Com o apoio dos pais de Bon, os irmãos Young decidiram manter a banda na ativa e foram procurar por um substituto. O escolhido acabou sendo Brian Johnson, ex-Geordie, que muitos criticam até hoje, mas ele encontrou uma química incrível com os demais membros da banda e ajudou o AC/DC a se tornar uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. E este álbum corroborou essa conquista. Seu sucesso é algo totalmente impressionante: somente nos EUA, este disco já conseguiu vender 25 milhões de cópias!! Mundo afora, este álbum só perde em vendagens para "Thriller", de Michael Jackson. Musicalmente, a banda não mudou muito, manteve seu ataque direto e letal, com músicas empolgantes que se tornaram clássicos absolutos do rock. Estamos falando de "Hells Bells", "Shoot To Thrill", "Back In Black", "You Shook Me All Night Long", hinos que fazem você se mexer e bater cabeça assim que começam a tocar. Celebremos os quarenta anos de um dos maiores clássicos da história do rock!!

Yes - "Drama" - este foi o décimo álbum de estúdio do Yes, e é um disco que marca uma mudança na formação da banda: o vocalista Jon Anderson e o tecladista Rick Wakeman saíram da banda e foram substituídos por Trevor Horn e Geoff Downes, respectivamente. Apesar de uma mudança grande como essa, o álbum traz muitas qualidades e foi bem recebido pelo público: segunda posição na parada britânica e Top 20 nos EUA. Musicalmente, a banda continuava praticando um rock progressivo, mas trouxe um pouco mais de peso para as músicas, tornando o álbum bem interessante. As faixas de destaque são "Machine Messiah", "Into The Lens" e "Tempus Fugit". Quando a banda entrou em turnê para promover o álbum, Horn sentiu na pele como era difícil substituir Jon Anderson e suas notas altas. A turnê até que foi bem sucedida, mas os membros resolveram desfazer o Yes. Steve Howe e Geoff Downes criaram o Asia, junto com Carl Palmer e John Wetton. Chris Squire e Alan White se juntaram ao guitarrista Trevor Rabin e ao primeiro tecladista da banda, Tony Kaye. Trouxeram Jon Anderson de volta e reformularam o Yes. Somente em 1983 eles lançaram novo material (com Trevor Horn produzindo), mas alcançaram muito sucesso - confira o post daquele ano para saber mais!!

Tygers Of Pan Tang - "Wild Cat" - este foi o álbum de estreia do Tygers Of Pan Tang, mais uma banda do movimento NWOBHM. Este primeiro disco segue mais ou menos os principais elementos do movimento, sendo que a força das composições do Tygers elevava o nível alguns degraus com relação aos seus conterrâneos. Os destaques do álbum ficam para as faixas "Euthanasia", "Don't Touch Me There", "Killers" e "Suzie Smiled". O álbum alcançou sucesso moderado, com um Top 20 na parada britânica. Para o segundo álbum, que foi lançado em 1981, a banda realizaria algumas mudanças de formação: o vocalista John Deverill substituiria Jess Cox e a banda adicionaria um segundo guitarrista, John Sykes. Sykes gravou os três álbuns seguintes com o Tygers Of Pan Tang, e acabou saindo da banda para entrar no Thin Lizzy (ele gravou o álbum "Thunder And Lightning" com eles). O sucesso de Sykes aumentaria após ele gravar o álbum homônimo do Whitesnake. Já o Tygers Of Pan Tang chegou a ficar parado na segunda metade dos anos 80 e durante a década de 90. Em 2000, o guitarrista Rob Weir reformulou a banda e vem mantendo-a na ativa, com farta produção. Recomendo o último álbum da banda, "Ritual". Um álbum excelente!!

The B-52's - "Wild Planet" - este foi o segundo álbum lançado pelo B-52's, um álbum que fez bem mais sucesso que o anterior: este disco alcançou o Top 20 das paradas britânicas e norte-americanas. Mais um álbum do movimento New Wave, o B-52's sempre trouxe em seu trabalho músicas alegres, dançantes, com o contraponto de suas duas cantoras: Kate Pierson e Cindy Wilson. A performance teatral do vocalista Fred Schneider também sempre animou o público da banda. O grande destaque deste álbum é a canção "Private Idaho", mas também podemos citar as faixas "Party Out Of Bounds", "Runnin' Around" e "Give Me Back My Man". Uma banda que sempre foi querida no Brasil e fez parte do histórico primeiro Rock In Rio, de 1985!!

Michael Schenker Group - "The Michael Schenker Group" - este foi o álbum de estreia do novo projeto de Michael Schenker, depois que ele saiu do UFO e não conseguiu ficar nos Scorpions. Schenker se juntou ao vocalista Gary Barden e compôs o novo disco, produzido por ninguém menos que Roger Glover (baixista do Deep Purple). Para a gravação, foi escolhida a dupla Mo Foster e Simon Phillips (a mesma dupla que gravou o álbum de Jeff Beck neste mesmo ano) e também o tecladista Don Airey. Musicalmente, o álbum se aproximou do movimento NWOBHM, algo natural já que o UFO e o próprio Schenker foram uma influência forte em toda a nova geração de músicos que estavam despontando neste ano de 1980. Destaque para as faixas "Armed And Ready", "Cry For The Nations", a bela instrumental "Into The Arena" e "Lost Horizons". O álbum foi bem na parada britânica, alcançando o Top 10, mas chegou apenas na 100ª posição na parada norte-americana. Uma pena, este é um dos grandes álbuns da carreira de Michael Schenker!!

Saxon - "Strong Arm Of The Law" - este foi o terceiro álbum de estúdio do Saxon, segundo lançado neste ano de 1980. Fez parte de um período criativo da banda, que definiu muitos de seus clássicos e sua sonoridade. Não fez tanto sucesso quanto o disco anterior (ver acima), mas ajudou a manter a popularidade do grupo em alta, e também mantendo a procura pela banda alta nas turnês. Mais alguns clássicos da banda foram lançados aqui: "Heavy Metal Thunder", a faixa-título, "20,000 Ft" e "Dallas 1 PM" (esta com letra inspirada no assassinato do presidente dos EUA John F. Kennedy). O álbum alcançou a 11ª posição na parada britânica e manteve a popularidade do Saxon em alta na sua terra natal - nos EUA, a banda ainda demoraria a entrar nas paradas. Mais um álbum clássico da banda e do movimento NWOBHM!!

Dead Kennedys - "Fresh Fruit For Rotting Vegetables" - este foi o álbum de estreia dos Dead Kennedys, uma das primeiras bandas de hardcore da história. Este primeiro disco pode ser considerado como um dos mais influentes do estilo punk rock / hardcore, ampliando as fronteiras e influenciando diversos músicos de outros estilos (o Sepultura foi um dos influenciados por eles e chegou a gravar uma cover, "Drug Me"). Muito além da música, este álbum de estreia mostrou ao mundo letras altamente sarcásticas e críticas políticas e de diversas situações: logo na abertura, Jello Biafra carrega no sarcasmo, informando que "a eficiência e o progresso é nosso novamente, agora que temos a bomba de nêutrons"; "When Ya Get Drafted" faz uma crítica forte ao alistamento militar; "Let's Lynch The Landlord" capricha no sarcasmo novamente e ataca os donos de imóveis que exploram os inquilinos; e muito mais em pouco acima de meia hora de música rápida e nervosa que não te deixa parado em nenhum momento. Claro que os destaques ficam para os grandes clássicos: "Chemical Warfare", "California Über Alles" e "Holiday In Cambodia", que se expandiram e se tornaram conhecidos até para quem não curte punk. O álbum, claro, não fez sucesso no seu lançamento, até mesmo porque foi lançado pela gravadora de Jello e do guitarrista East Bay Ray, a Alternative Tentacles. Ainda assim, se tornou um dos álbuns independentes mais influentes de todos os tempos!!

Ozzy Osbourne - "Blizzard Of Oz" - já vimos mais acima que Ozzy Osbourne foi demitido do Black Sabbath por consumo excessivo de álcool, e o empresário Don Arden resolveu deixar sua filha, Sharon Arden, cuidando de seu investimento, o vocalista expulso. Sharon conduziu a carreira solo de Ozzy desde o começo, e ajudou-o a formar sua primeira banda, que ajudou enormemente no grande sucesso deste e do próximo álbum. Ozzy juntou Lee Kerslake (ex-Uriah Heep), Bob Daisley (ex-Rainbow), Don Airey (também ex-Rainbow) e o prodígio Randy Rhoads (ex-Quiet Riot) e partiu rapidamente para a gravação de seu primeiro disco solo. Produzido por Max Norman (que acabou não ganhando crédito por isso), o álbum aproveitou a onda NWOBHM, a fama que Ozzy já tinha, um conjunto fortíssimo de canções compostas por todos, e o talento extraordinário de Randy Rhoads, para decolar e fazer sucesso. Top 10 no Reino Unido, Top 20 e cinco vezes disco de platina nos EUA, o álbum conseguiu provar que Ozzy se sairia muito bem em sua carreira solo, desde que tivesse uma equipe de talento a seu lado, como era o caso aqui. Inegáveis as contribuições do letrista Daisley e de Rhoads, um guitarrista que seguia o caminho novo e ainda pouco explorado criado por Eddie Van Halen. Grandes clássicos saíram deste disco: "I Don't Know", "Crazy Train", "Suicide Solution" (canção que rendeu um processo graças a um adolescente que se suicidou por supostamente ter escutado a canção; nada ficou provado e Ozzy foi absolvido), "Mr. Crowley", quase todo o álbum é lendário e até hoje é um dos álbuns mais explorados nos set lists dos shows de Ozzy. Bob Daisley ajudou muito a carreira de Ozzy, mas chegou um momento em que foi descartado e acabou entrando na justiça para tentar ganhar uma parte dos direitos autorias desses primeiros álbuns, já que fez grandes contribuições. Com raiva, Sharon relançou os dois primeiros discos sem as partes de baixo e bateria, que foram regravadas por Robert Trujillo e Mike Bordin (que eram da banda de Ozzy na época, 2002). Felizmente, um novo relançamento foi feito em 2011, contendo as partes originais. Vamos torcer que mais nenhuma briga leve Sharon a estragar um clássico como este!!

Diamond Head - "Lightning To The Nations" - este foi o álbum de estreia do Diamond Head, uma banda do movimento NWOBHM que nunca conseguiu fazer muito sucesso, apesar de ter sido muito promissora no começo de carreira. Este álbum traz algumas músicas que acabaram bem conhecidas do público, mas através de covers feitas por outra banda - o Metallica. Lars Ulrich sempre foi muito fã do Diamond Head, e conseguiu convencer os colegas de banda a gravarem algumas músicas deste disco: "The Prince", "Sucking My Love", "It's Electric", "Helpless" e a mais famosa delas, "Am I Evil?", muito tocada ao vivo pelo Metallica e inclusive foi a música escolhida para ser tocada no bis do Big Four onde todas as bandas se juntaram para tocar. O álbum tem suas qualidades, mas para ser sincero temos diversas outras bandas do movimento que mereceram maior chance e sucesso. O Diamond Head ainda conseguiu lançar mais dois álbuns de estúdio (em 1982 e 83), mas a falta de sucesso acabou levando a banda ao fim. Em 1993, uma tentativa fracassada de retorno, com o lançamento de um álbum. O retorno acabou acontecendo em 2005, e desde então a banda tem lançado discos de estúdio, sendo o mais recente "The Coffin Train", do ano passado, e devidamente lançado pela Hellion Records. Vale a pena aproveitar!!

The Police - "Zenyatta Mondatta" - este foi o terceiro álbum do The Police, e o disco que fez a banda entrar de vez nas paradas dos EUA. Apesar de ter sido um álbum gravado sob pressão da gravadora, que queria mais sucessos, trouxe muita qualidade e foi muito elogiado pela crítica. E acabou também atendendo à gravadora, pois alcançou muito sucesso, com o topo da parada britânica e a quinta posição na parada norte-americana. Os grandes sucessos foram "Don't Stand So Close To Me" e "De Do Do Do, De Da Da Da", mas também podemos destacar "Driven To Tears""When The World Is Running Down, You Make The Best Of What's Still Around". A partir deste ponto, o The Police faria cada vez mais sucesso, até encerrar as atividades em 1984. Tentaram um retorno em 1986, mas acabaram abortando. Uma reunião só aconteceria em 2007, quando excursionaram o mundo todo em uma turnê altamente lucrativa. Mas após a longa turnê, voltaram a hibernar. Quem sabe se retornarão algum dia a tocar juntos ou se essa turnê foi a última? Só o tempo nos dirá!!

Thin Lizzy - "Chinatown" - este foi o décimo álbum de estúdio do Thin Lizzy, um disco que trouxe mudanças na formação da banda: como Gary Moore não quis continuar no grupo, Snowy White (tocava com o Pink Floyd) foi escolhido para substituí-lo. E também foi adicionado um tecladista, Darren Wharton, então com apenas 18 anos. Muitos eventos estavam acontecendo na vida de Phil Lynott: ele se casou naquele ano (fevereiro), lançou seu primeiro álbum solo ("Solo In Soho", lançado em abril) e teve uma filha (julho). Com tantos acontecimentos, o lançamento deste novo álbum do Thin Lizzy foi sendo adiado e só aconteceu em outubro. A recepção do álbum, na época, não foi tão favorável, apesar de ter alcançado a sétima posição na parada britânica e conter canções fortes. Nos EUA, o álbum não conseguiu entrar nem no Top 100, já um indicativo de uma fase de audiências em queda para a banda. Atualmente, o álbum já tem recebido críticas mais favoráveis; particularmente, acho o último grande álbum da banda. Os destaques ficam para as faixas "We Will Be Strong", a faixa-título, "Sugar Blues", "Killer On The Loose" e "Hey You". Como quase todo o trabalho do Thin Lizzy, este também foi subestimado. Não cometa o mesmo erro, trata-se de material de qualidade!!

Dire Straits - "Making Movies" - este foi o terceiro álbum de estúdio do Dire Straits, um álbum que marcou mudanças de formação e de sonoridade para a banda. Durante as sessões de gravação, tivemos uma baixa: David Knopfler (irmão de Mark) se desentendeu e acabou saindo da banda, não participando totalmente das gravações. O guitarrista Sid McGinnis foi seu substituto nas gravações - Hal Lindes foi o substituto permanente. O tecladista Roy Bittan também participou das gravações, mas também de forma temporária - Alan Clark seria o novo tecladista da banda. Musicalmente, a banda evoluiu e tornou suas canções mais complexas, algumas mais longas, inaugurando uma nova fase na carreira do grupo. Os destaques ficam para as faixas "Tunnel Of Love", "Romeo And Juliet", "Expresso Love" e "Solid Rock". Foi um álbum de sucesso para os Dire Straits: quarta posição na parada britânica e Top 20 nos EUA, com disco de platina. Um dos melhores álbuns do Dire Straits, completando quatro décadas de lançamento!!

Bruce Springsteen - "The River" - este foi o quinto álbum de estúdio de Bruce Springsteen, e o primeiro a alcançar o topo da parada dos EUA (apesar dos álbuns anteriores terem vendido bastante e já terem garantido o estrelato para ele). A ideia inicial de Springsteen era lançar um álbum simples, mas ele foi compondo mais canções e elas foram se encaixando e apresentando tamanha qualidade que ele resolveu lançar um álbum duplo, mais de dois anos depois do lançamento do disco anterior (o excelente "Darkness On The Edge Of Town"). Valeu a pena a espera, este é um dos grandes trabalhos da carreira de Bruce Springsteen, mostrando toda a sua força como compositor e explorando muito bem a fantástica banda que o acompanha - a famosa E Street Band. Vou citar apenas algumas grandes canções deste álbum: "The Ties That Bind", "Independence Day", "Hungry Heart", "Out In The Street" e a faixa-título são algumas das melhores faixas, clássicos deste grande cantor/compositor norte-americano. O álbum se tornou, ao longo do tempo, um dos favoritos de seus fãs, e já vendeu cinco milhões de cópias nos EUA. Longa vida a este fantástico artista de rock, que continue lançando grandes álbuns como este!!

U2 - "Boy" - este foi o álbum de estreia do U2, uma banda irlandesa que batalhou muito em seu país natal antes de conseguir um contrato de gravação com a Island. Esta estreia não é tão impressionante, mas já traz o começo de sua identidade musical: a cozinha afiada e confiável formada por Larry Mullen Jr. e Adam Clayton; o som único da guitarra de The Edge; e os vocais de Bono Vox, também únicos e marcantes. O álbum foi produzido por Steve Lillywhite, que se tornou parceiro da banda e acabou produzindo os três primeiros discos do U2. O primeiro grande sucesso do grupo foi gravado neste álbum: "I Will Follow" abre o disco e abriu também os caminhos para o U2, que não conseguiu grandes posições nas paradas com sua estreia, mas conseguiu impressionar nas suas primeiras turnês internacionais pela Europa e EUA. Podemos destacar também as faixas "Twilight", "Out Of Control" e "The Electric Co.". Apenas o comecinho da carreira de uma das maiores bandas de rock de toda a história!!

Whitesnake - "Live... In The Heart Of The City" - aproveitando o sucesso do álbum de estúdio lançado neste ano ("Ready An' Willing", ver mais acima), o Whitesnake gravou as apresentações que a banda fez no Hammersmith Odeon para lançar um álbum ao vivo. Juntou essas gravações com o EP "Live At Hammersmith", de 1978, e lançou todo o material como um vinil duplo, que manteve o sucesso que a banda alcançou com o disco de estúdio anterior. Além dos sucessos próprios da banda, como "Walking In The Shadow Of The Blues", "Fool For Your Loving" e "Ain't Gonna Cry No More", o álbum ainda conta com alguns clássicos da ex-banda de David Coverdale, o Deep Purple: "Might Just Take Your Life" e "Mistreated". O disco alcançou a quinta posição na parada britânica, consolidando de vez o sucesso da banda. Um dos grandes álbuns ao vivo da história do rock, com performances avassaladoras - confira imediatamente se você não conhece!!

Motörhead - "Ace Of Spades" - este foi o quarto álbum de estúdio do Motörhead, e o de maior sucesso da carreira da banda. O trio formado por Lemmy Kilmister, "Fast" Eddie Clarke e Phil "Philty Animal" Taylor conseguiu alcançar a quase perfeição com um álbum que consegue ser rápido, direto, bem tocado, com canções inspiradas que até hoje impressionam os fãs. Tudo começou com a faixa-título, lançada algumas semanas antes como single, numa antecipação do disco, que agradou muito aos seguidores. O lançamento foi um sucesso na parada britânica, alcançando o quarto lugar e provando que uma banda não precisava sacrificar sua integridade artística nem precisava suavizar sua música para chegar lá. E realmente não há nenhuma suavidade por aqui: não temos baladas nem canções acústicas, temos um soco na cara seguido de outro, e quando você levanta pra ver quem te acertou, leva outro mais forte ainda! Só para citar algumas das faixas nervosas que estou falando: a faixa-título, "Love Me Like A Reptile", "Shoot You In The Back", "Fast And Loose", "(We Are) The Road Crew", "The Chase Is Better Than The Catch", clássicos que a banda manteve tocando ao vivo em seus set lists até os últimos dias de sua carreira. Uma pena que esta formação clássica se desfez em 1982, mas felizmente temos uma longa discografia de grandes álbuns do Motörhead para escutar!!

E assim terminamos mais um post histórico, revivendo os grandes lançamentos de quarenta anos atrás. Falamos de vários grandes álbuns do movimento New Wave Of Brittish Heavy Metal (NWOBHM), vimos a estreia de algumas bandas que se tornariam muito importantes nos anos seguintes, e vimos alguns gigantes lançando grandes álbuns. Deixe nos comentários suas impressões e algum álbum que você achou que ficou faltando.

Um abraço rock and roll e até a próxima!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...