Pesquisar neste blog:

Páginas

sábado, 18 de janeiro de 2014

Black Sabbath - Live... Gathered In Their Masses

Este post vai falar sobre o mais recente lançamento dos pais do heavy metal: trata-se do CD/DVD ao vivo do Black Sabbath, "Live... Gathered In Their Masses". Lançado no final de novembro, foi meu presente de Natal e falarei um pouco sobre ele agora.

O Black Sabbath aproveitou a boa fase que atravessou ano passado, quando alcançou o primeiro lugar nas paradas com seu mais recente álbum de estúdio, "13" (confira a resenha sobre este disco aqui), e resolveu capitalizar um pouco mais: gravou as apresentações feitas na Austrália, no final de abril/começo de maio, e no final de novembro lançou um DVD com estas performances.

Foto do encarte do DVD
Basicamente, é quase o mesmo show que foi visto quando da passagem da banda pelo Brasil, em outubro (confira a resenha sobre este show aqui). Antes de começar o show, imagens da cidade de Melbourne são mostradas, a banda chegando de avião, indo para o estádio, concentrada antes do início da apresentação, Tony Iommi cumprimentando Joe Perry, do Aerosmith, a reação de alguns fãs presentes e então as sirenes começam a soar, os três senhores partem para o palco, e as câmeras mostram Steven Tyler e Joe Perry sentados observando o show - esta parte inicial ficou muito legal. Outro fator positivo deste DVD é que depois deste trecho temos a apresentação completa, sem cortes. Quem já viu o DVD "The Last Supper" deles sabe do que falo: diversas interrupções no meio das músicas; felizmente, aqui isto não acontece, e o show flui sem interrupções.

As diferenças deste DVD para os shows aqui no Brasil são as algumas faixas do último álbum, "13", que foram tocadas: "Loner" e "Methademic", que não foram tocadas aqui em nossas terras ("Under The Sun", "Age Of Reason" e "Dirty Women" foram as faixas tocadas por aqui). Outra diferença é a execução da parte instrumental do clássico "Symptom Of The Universe" precedendo o solo de bateria de Tommy Clufetos - confesso que, por mais que eu adore este clássico, pareceu mais natural tocar "Rat Salad" antes do solo dele, como feito por aqui. No mais, a apresentação é muito parecida, em termos de repertório, execução das músicas, performance dos músicos e tudo mais. Outra diferença que notei: o público meio paradão, ao contrário do que aconteceu aqui, onde quase todos cantavam e vibravam intensamente durante todo o show. A decoração do palco também me chamou a atenção, muito mais incrementada nesses shows da Austrália.

Fotos de Tony Iommi e Geezer Butler, do encarte do DVD
Pelo que pude observar, existem duas versões deste produto à venda aqui no Brasil: uma contando apenas com o DVD, e outra com um CD incluído. Sinceramente, acho que a versão apenas com o DVD vale mais a pena. O CD cortou cinco músicas do show, sendo todas clássicos, e acaba não valendo tanto a pena. Melhor escutar os outros álbuns ao vivo da banda: "Past Lives" ou "Reunion". E o mais interessante mesmo é poder rever (quase) a mesma apresentação que passou por aqui, com os devidos detalhes que as imagens gravadas com qualidade nos permitem. Para manter vivas na nossa memória todas aquelas lembranças daquele show histórico que presenciamos! 

Relação das músicas:
DVD:
1 - "War Pigs"
2 - "Into The Void"
3 - "Loner"
4 - "Snowblind"
5 - "Black Sabbath"
6 - "Behind The Wall Of Sleep"
7 - "N.I.B."
8 - "Methademic"
9 - "Fairies Wear Boots"
10 - "Symptom Of The Universe" (instrumental) / Drum Solo
11 - "Iron Man"
12 - "End Of The Beginning"
13 - "Children Of The Grave"
14 - "God Is Dead?"
15 - "Sabbath Bloody Sabbath" (Intro) / "Paranoid"

CD:
1 - "War Pigs"
2 - "Loner"
3 - "Black Sabbath"
4 - "Methademic"
5 - "N.I.B."
6 - "Iron Man"
7 - "End Of The Beginning"
8 - "Fairies Wear Boots"
9 - "God is Dead?"
10 - "Sabbath Bloody Sabbath" (Intro) / "Paranoid"

Alguns vídeos:
"Loner":


"Black Sabbath":


Trailer feito para o lançamento do DVD:

Até a próxima resenha. Em breve o blog completa quatro anos de existência!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...