Pesquisar neste blog:

Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Quem se lembra dos Smithereens?

Este post vai falar sobre uma banda americana que foi formada nos anos 80 e que fez moderado sucesso no começo dos anos 90. A banda em questão se chama The Smithereens, e o sucesso deles no começo dos anos 90 tem muito a ver com o single "A Girl Like You". Lembra desta música?

Oriundos de New Jersey, nos EUA, os Smithereens surgiram no começo dos anos 80, fazendo um rock altamente influenciado pelas melodias dos Beatles e pela pegada roqueira do The Who (a banda já lançou discos de covers de ambas as bandas). Seu primeiro álbum, chamado "Especially For You", foi lançado em 1986, e acabou fazendo um pouco de sucesso pela inclusão do single "Blood And Roses" na trilha sonora de filmes e seriados norte-americanos, incluindo em um episódio do famoso seriado "Miami Vice". O fato do disco ter sido produzido por Don Dixon, o mesmo produtor dos dois primeiros álbuns do R.E.M., ajudou também. Além do single citado, eu destaco também a canção "Behind The Wall Of Sleep" (não confunda com o clássico do Black Sabbath...).


Vídeo para "Blood And Roses":

Vídeo para "Behind The Wall Of Sleep":

A capa do álbum "Especially For You"
Dois anos depois, em 1988, a banda lançou seu segundo álbum, "Green Thoughts", e este fez bem menos sucesso que o primeiro. Ainda assim, o single "Only A Memory" chegou ao topo da parada rock da Billboard. Veja o vídeo para este single abaixo.


A banda trabalhou rápido para tentar recuperar algum terreno perdido, e já no ano seguinte, lançou seu terceiro disco, "11", que acabou sendo seu maior sucesso e talvez o melhor álbum da banda. O single "A Girl Like You" foi o carro-chefe, uma música de riff forte permeando toda a canção, com uma gostosa melodia - se você assistiu o começo da MTV no Brasil vai se lembrar desta música. Também deste álbum tivemos outros dois singles: "Blues Before And After", outro rock de qualidade, boa melodia mas sem o riff explosivo do single anterior; e "Yesterday Girl", uma canção mais moderada com um vídeo clipe engraçadinho.

Vídeo para "Blues Before And After":

Vídeo para "A Girl Like You":

Vídeo para "Yesterday Girl":

A capa do álbum "11", o maior sucesso da banda
A banda veio em 1991 com mais um álbum "Blow Up", que foi capitaneado pelo single "Too Much Passion". Este single explora uma sonoridade bem mais pop, não me agradando muito. Já outra canção do mesmo álbum, "Top Of The Pops", repete a fórmula de riff forte e boas melodias de seu maior sucesso e obtém resultados muito melhores. Veja os vídeos abaixo e tire suas conclusões.

Vídeo para "Too Much Passion":

Vídeo para "Top Of The Pops":

Os caras lançaram álbuns em 1994 e 1999, mas com muito pouco sucesso. A banda entraria em um hiato de gravações de estúdio, só lançando novo material em 2007, um disco de covers dos Beatles. Também liberaram um disco coverizando o álbum "Tommy", do The Who, em 2009. Em 2011, a banda finalmente lançou novamente um disco de inéditas. Vou fechar este post com o último single da banda, "Sorry", um rock com belas melodias que não tem mais espaço na indústria musical bizarra dos dias de hoje. Também trago um vídeo com a banda tocando seu grande sucesso ao vivo em uma turnê de 4 anos atrás.

Vídeo para "Sorry":

"A Girl Like You" ao vivo, 2008:

Espero que tenham gostado deste revival. Grande abraço com muito rock and roll para todos!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...