Cinco anos depois de "Worship Music", o Anthrax está de volta com mais um álbum de estúdio, intitulado "For All Kings", e lançado em fevereiro deste ano de 2016. Um retorno intenso e que conseguiu alcançar o Top 10 da parada norte-americana, melhor posição alcançada desde o álbum "Sound Of White Noise", de 1993. Vamos lá!
Pouco antes do lançamento do EP "Anthems", o guitarrista Rob Caggiano, com o Anthrax desde 2001, anunciou sua saída da banda. Falou que ia se dedicar ao trabalho de produção de discos, mas acabou indo parar na banda dinamarquesa Volbeat. Rapidamente, a banda anunciou seu substituto: Jonathan Donais, ex-Shadows Fall. Foi com Donais que o Anthrax se apresentou em São Paulo, em maio de 2013 (confira a resenha para este show aqui). Em agosto do mesmo ano, ele foi confirmado oficialmente como novo membro da banda. Depois de encerrar a turnê promovendo o EP, a banda começou a compor para o novo álbum, e gravou nos anos seguintes, sempre parando para excursionar no verão do hemisfério norte. No final de 2015, o álbum já estava gravado e mixado, mas a banda resolveu segurar seu lançamento, para priorizar o relançamento da versão remasterizada do disco "Spreading The Disease". Com as canções "Evil Twin" e "Breathing Lightning" liberadas em outubro do ano passado e janeiro deste ano, o álbum propriamente dito viu a luz do dia no dia 26 de fevereiro de 2016. Pouco depois (em março deste ano), a banda liberou o (brutal) vídeo para "Blood Eagle Wings" - veja mais abaixo.
Foto promocional da banda com a formação atual, incluindo o o guitarrista Jon Donnais |
O que posso afirmar agora é que a banda manteve a boa fase e avançou com composições bem trabalhadas, com uma produção caprichada de Jay Ruston, o mesmo que trabalhou no disco anterior, "Worship Music". Também posso afirmar que a banda trouxe uma coleção de canções que procura privilegiar boas melodias e refrões grudentos. Basta ouvir "Breathing Lightning" e sua melodia ganchuda casada a um riff empolgante, que te faz querer bater cabeça. "All Of Them Thieves" e "This Battle Chose Us!" também reforçam esta ideia. Já a ideia de composições mais bem trabalhadas se afirma e chega ao ápice com a épica "Blood Eagle Wings", que ganhou um puta vídeo pra aumentar seu impacto.
Entretanto, tudo isso não é suficiente. Estamos em um disco do Anthrax, um dos quatro pilares do thrash metal norte-americano. Precisamos de arrasa-quarteirões para agitar e bater cabeça. E temos bons exemplares destas canções aqui: "You Gotta Believe", a abertura do álbum, esbanja qualidade, reforçada pela introdução épica e clássica. "Evil Twin", a primeira faixa liberada do disco, é daquelas pra sair pogando pela casa, batendo cabeça insanamente. E o encerramento com "Zero Tolerance" mostra o Anthrax em grande fase, com um riff rasgante e destruidor que se agiganta no decorrer da canção.
Contracapa da edição brasileira do álbum, limitada, com um EP de bônus |
Relação de músicas:
1 - "Impaled"
2 - "You Gotta Believe"
3 - "Monster At The End"
4 - "For All Kings"
5 - "Breathing Lightning"
6 - "Breathing Out"
7 - "Suzerain"
8 - "Evil Twin"
9 - "Blood Eagle Wings"
10 - "Defend/Avenge"
11 - "All Of Them Thieves"
12 - "This Battle Chose Us!"
13 - "Zero Tolerance"
Felizmente, a Nuclear Blast lançou uma edição brasileira limitada deste álbum, com um segundo disco de bônus, incluindo três faixas ao vivo e o EP "Anthems" (confira a resenha para este EP aqui). Mas corra atrás desta edição, somente mil unidades foram feitas! (e a cópia de número 372 já está comigo...)
Alguns vídeos:
"Evil Twin" (lyric video):
"Breathing Lightning":
"Blood Eagle Wings":
Um abraço rock and roll e até a próxima resenha!!