Pesquisar neste blog:

Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Judas Priest - Defenders Of The Faith - Edição de Aniversário de 30 anos

Assim como aconteceu com "Screaming For Vengeance", o grande álbum "Defenders Of The Faith" ganhou uma edição comemorativa de seus 30 anos. Como este sempre foi um de meus discos preferidos do Judas Priest, assim que o vi disponível para compra, encomendei. Já chegou, e digo a vocês, vale cada centavo!

Apesar de ter ajudado a moldar e pavimentar o heavy metal durante boa parte dos anos 70, lançando álbuns seminais e fundamentais ao estilo como "Sad Wings Of Destiny", "Sin After Sin" e "Stained Class", foi nos anos 80 que o Judas Priest encontrou verdadeiramente o sucesso comercial. Sucesso que começou com o grande clássico "Breaking The Law", que catapultou o álbum "British Steel" ao Top 5 da parada britânica e ao Top 40 da parada norte-americana e alcançando disco de platina (um milhão de cópias vendidas). A banda se superou e, em julho de 1982, lançou "Screaming For Vengeance", que dobrou o número de discos vendidos (dupla platina) e entrou no Top 20 norte-americano. Uma longa turnê norte-americana sucedeu o lançamento, um ano excursionando no mercado mais lucrativo e que abraçava o heavy metal naquele começo de década. 

Encarte da nova versão
Um tempo para descansar e recarregar as baterias e a banda retornou à Ibiza, na Espanha, onde gravaram os dois discos anteriores, para iniciar as gravações do sucessor. Depois de tanto sucesso, a pressão era enorme. A banda resolveu não arriscar muito (os riscos seriam tomados no próximo álbum, o não tão adorado "Turbo") e manteve mais ou menos a mesma pegada, um heavy metal forte porém pegajoso, melodias contagiantes, refrões ganchudos, muitos riffs memoráveis da dupla Downing-Tipton e mais uma performance monstruosa de Rob Halford, distribuindo agudos por todas as faixas. Desde a abertura atordoante com "Freewheel Burning", os riffs incendiários da épica "Jawbreaker", as guitarras mágicas de "Rock Hard Ride Free", "The Sentinel" e sua levada heavy metal clássico, a grudenta "Love Bites" com sua introdução única e condução cadenciada; temos também a acelerada "Eat Me Alive" e sua letra polêmica, acusada de falar sobre sexo oral; mais uma levada cadenciada com "Some Heads Are Gonna Roll" e tome mais um refrão grudento; espaço para uma lentinha marcante com "Night Comes Down" e o álbum chega ao seu fim com a marcação pesada de "Heavy Duty" emendando na faixa-título. Tudo isso melhorado com o trabalho de remasterização que procurou deixar as coisas mais limpas, cristalinas, nos permitindo redescobrir detalhes deste clássico do heavy metal. Enquanto a versão original saiu em janeiro de 1984, esta nova versão viu a luz do dia em março deste ano, e agora começa a chegar a algumas lojas brasileiras. 

A embalagem desta nova edição aberta, mostrando os três CDs e o encarte
Para melhorar o que já era perfeito, temos dois discos extras, trazendo uma apresentação da banda na turnê de 1984, promovendo este grande álbum. Mais especificamente, traz a gravação do show da banda na Long Beach Arena, na Califórnia, em maio de 1984 (gravação da primeira de duas noites - 5 e 6 de maio) - portanto, cinco meses depois do lançamento do disco. O show explorou quase todo o repertório do então novo disco (somente a faixa "Eat Me Alive" não foi tocada), complementando com os já então famosos clássicos da banda, numa performance de cair o queixo. Uma turnê que começou na Europa logo depois do lançamento deste grande clássico, varreu os EUA e ainda foi para o Japão, totalizando, segundo o site setlist.fm, 105 shows. Números de uma banda em seu auge de popularidade e vitalidade - se compararmos com os números da atual turnê promovendo o álbum "Redeemer Of Souls", com pouco mais de sessenta shows espalhados por oito meses. Aproveitemos enquanto os mestres do heavy metal ainda aguentam o forte ritmo de turnês ao redor do mundo; eles já ameaçaram se aposentar, uma hora acabam cumprindo!

Relação das músicas:
Disco 1 - o disco original remasterizado:
1 - "Freewheel Burning"
2 - "Jawbreaker"
3 - "Rock Hard Ride Free"
4 - "The Sentinel"
5 - "Love Bites"
6 - "Eat Me Alive"
7 - "Some Heads Are Gonna Roll"
8 - "Night Comes Down"
9 - "Heavy Duty"
10 - "Defenders Of The Faith"

Disco 2 - Show gravado na Long Beach Arena em Maio de 1984
1 - "Love Bites"
2 - "Jawbreaker"
3 - "Grinder"
4 - "Metal Gods"
5 - "Breaking The Law"
6 - "Sinner"
7 - "Desert Plains"
8 - "Some Heads Are Gonna Roll"
9 - "The Sentinel"
10 - "Rock Hard Ride Free"

Disco 3 - Show gravado na Long Beach Arena em Maio de 1984 (continuação)
1 - "Night Comes Down"
2 - "The Hellion"
3 - "Electric Eye"
4 - "Heavy Duty"
5 - "Defenders Of The Faith"
6 - "Freewheel Burning"
7 - "Victim Of Changes"
8 - "The Green Manalishi"
9 - "Living After Midnight"
10 - "Hell Bent For Leather"
11 - "You've Got Another Thing Comin'"

Algumas faixas dos discos extras:
"Sinner":


"The Green Manalishi":


Antes de encerrar o post, uma lembrança dos idos tempos do vinil: a versão nacional do LP "Defenders Of The Faith" trazia a tradução do nome de cada faixa do disco. É isso mesmo, é um trabalho pesado, porém o importante é que o rock bravo voa livre!!!



Um abraço rock and roll e até a próxima resenha!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...