Pesquisar neste blog:

Páginas

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013 - os principais shows

Esta é a segunda parte da retrospectiva 2013 (confira a primeira parte aqui), agora falando sobre os principais shows que ocorreram neste ano de 2013. No final, farei a escolha dos cinco melhores shows. Vamos lá!

(Atenção: falarei apenas dos shows em que estive presente!)

UFO - 14 de maio de 2013 - Teatro Odisseia, Rio de Janeiro - segunda turnê dos ingleses do UFO no Brasil (a primeira tinha sido em 2010) e a primeira apresentação no Rio de Janeiro. Como o público carioca não costuma comparecer a shows, a escolha do Teatro Odisseia como palco foi perfeita, deixando banda e plateia bem juntinhos. Com um set list recheado de clássicos e com a banda em grande forma, não havia outro resultado possível: um grandioso show, com certeza. Destaque para o guitarrista Vinnie Moore, que vem substituindo Michael Schenker muito bem; e para o vocalista Phil Mogg, que ainda canta muito e interagiu bastante com o público. Confira a resenha completa desse show aqui.

Anthrax e Testament - 15 de maio de 2013 - HSBC Brasil, São Paulo - foi uma aventura me despencar para São Paulo no mesmo dia, ver o show e sair correndo no fim de volta para o Rio de Janeiro, mas valeu muito, dois grandes shows que presenciei, em especial o show do Anthrax, que tocou um set bem escolhido e com os principais clássicos da banda, até incluindo o clássico "T.N.T." do AC/DC. E eu consegui finalmente ver a banda com Joey Belladonna nos vocais, já que o show de 2012 no Metal Open Air não aconteceu. Valeu muito!! (confira a resenha completa do show aqui)

Yes - 25 de maio de 2013 - Vivo Rio, Rio de Janeiro - algumas pessoas deixaram de ir a este fantástico show pois Jon Anderson não estaria presente. Adoro Jon, mas não me perdoaria se perdesse esta aula de rock progressivo dada pelos veteranos do Yes, que tocaram nada menos que três discos clássicos de sua extensa discografia: "Close To The Edge", "Going For The One" e "The Yes Album". Todas as faixas, na ordem original, execuções perfeitas, performances maravilhosas de Steve Howe e Chris Squire. E o vocalista substituto, Jon Davison, tem um timbre próximo de Anderson e uma performance muito boa, que você nem percebe que o grande vocalista não está ali. Um de meus shows preferidos deste ano!! (confira a resenha completa do show aqui)

Rock Candy Funk Party - 08 de junho de 2013 - Iridium Jazz Club, New York - roqueiro é assim, tira férias e acaba procurando oportunidades para assistir shows fora do Brasil. Foi o que aconteceu comigo em junho: fui a New York e acabei descobrindo que o Rock Candy Funk Party iria tocar em um pequeno clube de Jazz em Manhattan. Não perdi a oportunidade e lá estava para conferir uma das poucas performances que esse projeto paralelo de Joe Bonamassa realizou até agora. Veja minhas impressões sobre este show internacional neste post do blog!

Joe Bonamassa - 11 de agosto de 2013 - Vivo Rio, Rio de Janeiro - segunda passagem de Joe Bonamassa pelo Brasil, desta vez trazendo como novidade Derek Sherinian, seu ex-companheiro no Black Country Communion, nos teclados. Com um pequeno trecho acústico, depois partindo para uma grande apresentação elétrica (em todos os sentidos da palavra), Joe mais uma vez encantou com seu talento, provando o grande guitarrista que é e também mostrando a grande fase que vive em sua carreira. Um dos grandes momentos ao vivo deste ano de 2013! (confira a resenha completa do show aqui)

Rock In Rio - 19 de setembro de 2013 - Rio de Janeiro - o dia 19 de setembro deste ano foi um dos dias do festival Rock In Rio, agora presente no calendário carioca de dois em dois anos. E também foi a primeira de duas noites dedicadas ao heavy metal, contando com inúmeras atrações, tanto nacionais quanto internacionais. Destaque para o show de Rob Zombie no Palco Sunset e para os shows de Alice In Chains e Metallica no Palco Mundo. O melhor show da noite, para mim, foi o do Alice In Chains, com acústica perfeita e grande performance da banda. O Metallica também não fez feio, mas não trouxe grandes diferenças com relação ao show passado. Confira o post falando tudo sobre este dia do festival neste link.

Rock In Rio - 21 de setembro de 2013 - Rio de Janeiro - esta foi a noite mais histórica do Rock In Rio 2013. Histórica sim, pois Bruce Springsteen realizou uma apresentação sem igual, uma dedicação fantástica, comprometimento 110% com o público e, para completar, com uma banda incrivelmente talentosa que acompanha Bruce há longo tempo e mostrou grande entrosamento com ele. Além de tudo isso, the boss ainda resolveu nos presentear ainda mais: cantou uma canção de Raul Seixas ("Sociedade Alternativa") logo na abertura do show e, no meio do show, anunciou que ia tocar o álbum "Born In The USA" completinho!! Sem dúvida nenhuma, o melhor show de todo o festival!!

Rock In Rio - 22 de setembro de 2013 - Rio de Janeiro - se o melhor show do festival aconteceu na noite anterior, dia 21, a noite do dia 22 foi a com o maior número de atrações de qualidade. Desde o grande show do Helloween e do encontro bem sucedido entre Sepultura e Zé Ramalho no Palco Sunset até a apresentação demolidora do Slayer e mais uma grande apresentação do Iron Maiden no Palco Mundo, este foi o dia do festival mais bem escalado. Claro que tivemos alguns equívocos, como a escalação do Kiara Rocks para o palco principal e a chatice mais do mesmo do Avenged Sevenfold. Meu maior destaque para esta noite vai para o show arrasador do Slayer: Gary Holt substituiu com propriedade o falecido Jeff Hanemman e Paul Bostaph reviveu seus melhores dias na banda. Confira mais detalhes sobre este dia do festival neste post.

Black Sabbath e Megadeth - 13 de outubro de 2013 - Praça da Apoteose, Rio de Janeiro - para quem é fã do Black Sabbath, foi uma espera longa, mas finalmente conseguimos testemunhar a banda com Ozzy nos vocais tocar aqui no Brasil. A ausência de Bill Ward foi plenamente compensada pela performance fantástica de Tommy Clufetos, que arrasou nas baquetas. Entretanto, todos estavam ali para ver o ás do baixo Geezer Butler, o mestre dos riffs Tony Iommi e o mestre louco de cerimônias Ozzy Osbourne, totalmente ensandecido e que empolgou uma plateia que lotou a Praça da Apoteose e foi levada ao êxtase total naquela noite de outubro. O melhor show do ano, com certeza!! (confira mais detalhes sobre o show aqui)

Aerosmith e Whitesnake - 18 de outubro de 2013 - Praça da Apoteose, Rio de Janeiro - menos de uma semana depois do Black Sabbath, a Praça da Apoteose recebeu a dupla Aerosmith e Whitesnake, com uma presença de público muito abaixo da semana anterior e com shows não tão empolgantes. O Whitesnake fez o seu melhor, mas a voz de David Coverdale falhou um pouco e deixou a desejar. Já o Aerosmith fez uma bela apresentação, porém achei que a banda ainda exagera nas baladas, o que o público presente até estava preferindo, dada a receptividade. Confira mais detalhes sobre essas apresentações neste post aqui.

E os cinco melhores shows de 2013, para o blog Ripando a História do Rock, são os seguintes (não estão na minha ordem de preferência, estão em ordem alfabética do nome da banda):
1 - Anthrax, HSBC Brasil, São Paulo
2 - Black Sabbath, Praça da Apoteose, Rio de Janeiro
3 - Bruce Springsteen, Rock In Rio
4 - Slayer, Rock In Rio
5 - Yes, Vivo Rio, Rio de Janeiro

E você, quais shows mais curtiu neste ano de 2013? Deixe seus preferidos nos comentários!! O blog Ripando a História do Rock deseja um Feliz Natal para todos os seus seguidores, e um ano novo repleto de muito rock and roll e muitos shows de nossos artistas preferidos!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...