Pesquisar neste blog:

Páginas

domingo, 8 de abril de 2012

Metal Open Air - o festival está chegando

Este post (centésimo post do blog!!!) vai falar sobre o festival Metal Open Air, o primeiro a se destinar exclusivamente ao heavy metal no nosso país. Vamos falar sobre a programação, bandas escaladas, minhas expectativas. Lembrando que o festival acontece nos dias 20, 21 e 22 de abril, em São Luís, no Maranhão. Veja mais detalhes de como adquirir ingressos no site do festival: http://metalopenair.com/pt/

Desde que os primeiros rumores de que uma possível edição brasileira do festival Wacken estava sendo negociada, houve forte burburinho nos meios de comunicação dedicados ao estilo. Isto pela qualidade das bandas que geralmente passam lá no festival alemão. Acabou melando a negociação, mas felizmente os responsáveis pela organização decidiram pela realização de um festival, mesmo sem a marca do conhecido festival europeu. Assim surgiu o Metal Open Air, que se aproveitou dos incentivos da cidade de São Luís, que comemora 400 anos em 2012. Conforme as bandas foram sendo anunciadas, percebemos que este festival será um grande evento: metade do Big Four confirmada (Anthrax e Megadeth), um dos grandes nomes da NWOBHM (Saxon), um dos precursores do black metal (Venom) e até um grande encontro de famosos do rock (O projeto Rock And Roll All Stars, capitaneado por Gene Simmons).
Line up do festival
Do lado das bandas nacionais, minhas expectativas se cercam no Shadowside (atualização em 12/04: divulgaram oficialmente a programação e não vi esta banda; confirmaram agora há pouco que não tocam no festival!!), que fez uma bela abertura para o Iron Maiden em sua última turnê, no ano passado. O Matanza, que tocou no palco Sunset no dia metal do Rock In Rio também me anima, e é claro que os monstros Korzus e Ratos de Porão são minhas maiores expectativas. O primeiro arrasou no seu show no dia metal do Rock In Rio, enquanto que o segundo já tem um bom tempo que não vejo show, mas sempre é uma aula de música pesada e rápida, então a expectativa sempre é grande.
Megadeth é certeza de um show de qualidade
A escalação das bandas internacionais está muito atraente para os fãs do heavy metal mais agressivo. Temos Megadeth e Anthrax, que junto com o Exodus estarão nos presenteando com toneladas do mais puro thrash metal - isto sem falar no Destruction. Ainda teremos heavy metal clássico com o Saxon, os precursores do black metal Venom e este projeto de estrelas do rock que ainda está um pouco obscuro. Teremos rock clássico também, com Glenn Hughes e uma justa homenagem a Ronnie James Dio com o Dio Disciples. Outros nomes menos conhecidos também me agradam: Obituary e seu death metal arrastadão; Fear Factory e seu industrial death metal (ou algo parecido que represente seu estilo).
Anthrax, uma de minhas maiores expectativas
Pela programação até o presente momento (ver abaixo), o dia 20 parece ser o melhor, e concentra uma sequência de respeito, com Anvil, Destruction, Exodus e Megadeth prometendo uma overdose de speed metal de primeira - o Symphony X corre por fora com seu heavy metal progressivo. O Exodus vem em um crescendo com sua nova formação com o vocalista Rob Dukes, e é um dos shows que mais aguardo. O Megadeth sempre faz grandes shows, com certeza teremos mais um (vide SWU). E ainda teremos Destruction, uma das grandes bandas do thrash metal alemão. Não falarei muito do Symphony X por não conhecer a fundo o trabalho da banda - certo é que teremos muito virtuosismo no show deles.

O dia 21 é uma incógnita - o encontro de estrelas do rock ainda está nebuloso (quais seriam as covers a serem cantadas? Quem participa em cada canção?), mas promete pelo nível dos convidados. Certeza para este dia é o Anthrax, com o excelente retorno de Joey Belladonna e o recentemente lançado "Worship Music" (leia este post sobre o DVD do Big Four e saiba um pouco mais o que esperar do show do Anthrax). O dia 21 ainda nos trará muito heavy metal alemão com U.D.O., Grave Digger e Blind Guardian. Lamentável que Glenn Hughes toque tão cedo - pela sua história merecia um horário noturno (se bem que ele também estará no show que fecha a noite, do Rock And Roll All Stars...).
Saxon, grande expoente da NWOBHM, confirmado no festival
Finalmente, o dia 22 traz extremos e clássicos convivendo. O encontro de ex-membros da banda Dio prestando tributo ao baixinho promete bons resultados, enquanto que Obituary e Fear Factory não devem deixar pedra sobre pedra. Não tenho acompanhado os últimos trabalhos do Obituary, mas ainda escuto com muito prazer a bela sequência que eles fizeram nos anos 90, com "Cause Of Death", "The End Complete" e "World Demise" - o núcleo da banda ainda é o mesmo, com os irmãos Tardy nos vocais e bateria, mais o guitarrista Trevor Peres. O Fear Factory é outra banda que não tenho acompanhado de perto, mas o retorno de seu guitarrista original, Dino Cazares, mantendo o grande vocalista Burton Bell, me anima muito para este show - os petardos dos discos "Demanufacture" e "Obsolete" prometem fazer tremer o festival. A grande dúvida seria quem será o baterista do show, já que a Wikipedia cita que Gene Hoglan afirmou que não deve tocar. Ainda teremos os satanistas declarados do Venom disputando a preferência final da noite com o heavy metal clássico do Saxon. O Venom não está mais com sua formação clássica, apenas Cronos sobrou dela - veremos o que nos espera. O Saxon merece um post separado, pois tem uma história grandiosa no heavy metal, e seu disco mais recente, "Call To Arms", deve trazer muita animação para o show, junto com os diversos clássicos da banda - "Princess Of The Night" é minha preferida.

Confiram a programação de cada dia do festival, com os horários previstos para cada banda (informações tiradas do site oficial do festival):

*** Sexta-feira, 20/04/2012 ***
Palco El Diablo
10:30 - Terra Prima
11:15 - Ânsia de Vômito
12:00 - Drowned

Palco Ronnie James Dio
10:30 - Headhunter D.C.
12:00 - Hangar
14:15 - Almah
16:45 - Shaman
19:15 - Destruction
22:00 - Symphony X

Palco Cliff Burton
11:15 - Dark Avenger
13:00 - Exciter
15:30 - Orphaned Land
18:00 - Anvil
20:30 - Exodus
23:15 - Megadeth

*** Sábado, 21/04/2012 ***
Palco El Diablo
11:15 - Expose Your Hate
12:00 - Ácido

Palco Ronnie James Dio
11:15 - Obskure
(Atualização em 12/04: aqui estava previsto o Shadowside, mas eles não constam mais da programação - confirmado, não participarão!!)
13:00 - Legion Of The Damned
15:30 - Glenn Hughes
18:00 - U.D.O.
20:30 - Blind Guardian
23:45 - Rock And Roll All Stars

Palco Cliff Burton
12:00 - Stress
14:15 - Korzus
16:45 - André Matos
19:15 - Grave Digger
22:00 - Anthrax

*** Domingo, 22/04/2012 ***
Palco El Diablo
10:30 - Megahertz
11:15 - Unearthly
12:00 - Semblant

Palco Ronnie James Dio
10:30 - Attomica
12:00 - Matanza
14:15 - Torture Squad
16:45 - Ratos de Porão
19:15 - Fear Factory
22:00 - Saxon

Palco Cliff Burton
11:15 - Motorocker
13:00 - Otep
15:30 - Obituary
18:00 - Dio Disciples
20:30 - Annihilator
23:45 - Venom


(atualizado conforme a divulgação oficial da programação - 12/04/2012)


Aqui vemos um vídeo que fala um pouco sobre a estrutura do festival:


Dave Ellefson do Megadeth convoca os fãs via Youtube para o festival:

Agora é esperar, conter a expectativa e curtir este grande festival. Te encontro lá em São Luís!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...