Pesquisar neste blog:

Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Black Country Communion - Live Over Europe

Este post vai falar de uma das bandas preferidas do blog, o Black Country Communion, e seu DVD ao vivo, "Live Over Europe", gravado na primeira turnê da banda pelo velho continente. Já havíamos falado sobre os discos de estúdio do BCC neste post e neste outro.

Após gravar dois discos quase sem excursionar, a banda agendou uma extensa turnê européia, com shows varrendo o velho continente. Segundo Kevin Shirley (produtor dos dois discos de estúdio da banda e também deste ao vivo) comenta no DVD, a idéia era a banda gravar dois álbuns para ter um repertório mais variado e longo que sustentasse um show completo (após o lançamento do primeiro álbum, a banda somente tocou umas poucas vezes, também na Europa). Antes desta turnê, alguns shows nos EUA como aquecimento e preparação para a turnê a ser gravada. A gravação dos shows, segundo a Wikipedia, ocorreu em apresentações feitas na Alemanha, mais especificamente, nas cidades de Munique, Hamburgo e Berlim. Foram utilizadas 14 câmeras de alta definição para a gravação.

O DVD mostra o show de uma banda extremamente coesa, bem entrosada e com qualidades em cada instrumento. Glenn Hughes é o destaque, claro, com seu visual rock star, caras, bocas e trejeitos, cortesia de mais de quarenta anos de experiência no mundo do rock. E a voz dele está perfeita, o cara está cantando como nunca. Pra completar, além de estar cantando muito, também está matando no baixo... Joe Bonamassa, o caçula da turma, tem aquele visual meio nerd, meio agente Matrix, mas toca guitarra como poucos atualmente e nos traz riffs, solos e performances memoráveis. Jason Bonham mostra que seu pai deve estar todo orgulhoso lá em cima, tocando sua bateria com extrema competência e qualidade. Derek Sherinian pode ser chamado de "patinho feio" da turma; fica mais escondido, até mesmo mais contido, mas adiciona suas camadas de teclados e fecha o ciclo, trazendo unidade ao grupo.

O repertório da turnê foi basicamente o mesmo em todos os shows, com pequenas alterações na ordem de execução das canções, mas sempre com o começo arrasador das duas primeiras músicas do primeiro disco - "Black Country" e seu riff de baixo matador por Hughes, mais "One Last Soul" pra manter o pique. A seguir a banda passeia por algumas canções do segundo disco, com grande destaque para as canções "Save Me", com seu estilo kashmiriano (mais uma palavra inventada...) e "The Battle For Hadrian's Wall", onde um Bonamassa inspirado em Jimmy Page até usa uma guitarra de dois braços. Ainda com Bonamassa nos vocais, "Song Of Yesterday" é outro destaque. A banda dá espaço para uma canção de sua carreira solo, a boa "The Ballad Of John Henry". Na reta final do show, temos uma sequência excelente, começando com o single do segundo disco "The Outsider", a bela "The Great Divide", "Sista Jane" estendida no final com uma bela referência a "Won't Get Fooled Again", do The Who, "Man In The Middle" e o final simplesmente fantástico com o grande clássico do Deep Purple "Burn" (não podia faltar!). Um showzaço desta nova grande banda, que está arrebatando o público roqueiro.

Glenn Hughes e Joe Bonamassa arrasando no palco com o Black Country Communion
O DVD foi lançado no final de outubro do ano passado, sendo que a versão em blue-ray saiu no mês seguinte. Inclui dois discos, sendo um com o show e outro com extras, além de um livreto com fotos e informações do show. Foi lançado aqui no Brasil no começo de dezembro, pela Som Livre. No site da Saraiva está custando R$ 39,90 (veja aqui).

Relação das músicas do DVD:
1 - "Revolution Of The Machine" (introdução)
2 - "Black Country"
3 - "One Last Soul"
4 - "Crossfire"
5 - "Save Me"
6 - "The Battle For Hadrian's Wall"
7 - "Beggarman"
8 - "Faithless"
9 - "Song Of Yesterday"
10 - "I Can See Your Spirit"
11 - "Cold"
12 - "The Ballad Of John Henry"
13 - "The Outsider"
14 - "The Great Divide"
15 - "Sista Jane"
16 - "Man In The Middle"
17 - "Burn"
18 - "Smokestack Woman" (créditos finais)

As músicas 2, 3, 7, 9, 14 e 15 são oriundas do primeiro disco da banda. As músicas 4, 5, 6, 8, 10, 11, 13, 16 e 18 são do segundo disco. A música 12 é oriunda da discografia de Joe Bonamassa, do álbum de mesmo nome. E a canção 17 é o clássico do Deep Purple, do disco de mesmo nome.

O segundo DVD, de extras, traz um documentário de cenas por trás dos bastidores da turnê (pouco mais de 20 minutos), além de álbum de fotos. No documentário, Hughes e Bonamassa falam de como se conheceram, a idéia do produtor Kevin de montar a banda, como Hughes conheceu John Bonham, pai de Jason, pouco antes do Led Zeppelin lançar seu antológico quarto disco - e John ensinando o filho a tocar. Hughes também fala que conheceu Sherinian num festival em São Paulo (ele erra o ano, 1999, mas estava se referindo ao Monsters of Rock de 98, quando Glenn e o Dream Theater, com Sherinian nos teclados, tocaram na mesma noite).

Alguns vídeos do DVD:
"Black Country":

"The Battle For Hadrian's Wall":

"The Great Divide":

"Sista Jane":

"Burn":

Em breve, o blog falará sobre um grande guitarrista pouco lembrado na mídia. Quem é ele? Acompanhe o blog nas redes sociais (TwitterFacebookTumblr) e saiba em breve!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...