Pesquisar neste blog:

Páginas

sábado, 19 de janeiro de 2013

Coverdale & Page: encontro de feras

Este post vai falar sobre o supergrupo formado pelo guitarrista Jimmy Page,  do Led Zeppelin, e o vocalista David Coverdale, do Whitesnake, ex-Deep Purple. Este supergrupo produziu apenas um disco, que completa vinte anos agora em março de 2013.

Não é segredo que Jimmy Page não aceitou bem o fim do Led Zeppelin. As carreiras solos dos ex-membros da banda são muito variadas: enquanto Robert Plant estreou uma carreira solo de muito sucesso já no seu primeiro disco, "Pictures At Eleven", que alcançou o Top 10 das paradas americana e britânica, Jimmy Page demorou a se encontrar. Começou com um projeto com membros do Yes (Chris Squire e Alan White) que não passou dos ensaios. Veio a trilha sonora do filme "Desejo de Matar 2", um projeto com Roy Harper, a formação do The Firm com Paul Rodgers, mais uma trilha sonora ("Desejo de Matar 3"); até gravou um álbum com Plant, sob a alcunha dos Honeydrippers.

Nenhum desses projetos pareceu realmente satisfazer Page. Mesmo o projeto com Plant não deve ter agradado o grande guitarrista. Acostumado a ter todas as atenções e de arenas lotadas, Jimmy queria um projeto maior - na verdade, o que ele queria mesmo era reunir novamente o Led Zeppelin. A banda se reuniu em poucas oportunidades, tocando ao vivo no Live Aid e em um show do aniversário de 40 anos da gravadora Atlantic. Mas Plant refutava qualquer convite de reunião; sua carreira solo seguia firme e forte.

Do outro lado, David Coverdale viu finalmente, no final dos anos 80, sua banda Whitesnake se transformar em um megasucesso, em especial graças ao álbum "Whitesnake", de 1987. "Slip Of The Tongue", o álbum seguinte, também trouxe muito sucesso e a banda fechou o festival Monsters Of Rock de 1990 em Donnington, na Inglaterra (veja o post falando sobre o CD/DVD deste show aqui). Coverdale, ao final da turnê, resolveu "dar um tempo" da música...

Cartaz de divulgação do projeto
Mas o tal tempo durou muito pouco. Em 1991, ele se reuniu com Page. Segundo a Wikipedia, a reunião aconteceu por sugestão do executivo John Kalodner. O projeto se completou com o baterista Denny Carmassi (ex-Montrose), o tecladista Lester Mendel e os baixistas Jorge Casas e Ricky Phillips (Styx, ex-Bad English).

O álbum abre com "Shake My Tree", um riff no violão que ganha mais força na guitarra, e rapidamente se transforma num petardo hard rock de primeira, Coverdale mandando muito bem. Claro que veremos semelhanças com Led Zeppelin - o criador da sonoridade da banda está aqui, gente!! "Waiting On You" também desfruta de um riff típico do mestre Jimmy Page, e esta será uma característica forte neste álbum. São belas composições, de duas estrelas que se juntaram para um projeto que na minha opinião saiu acima da média. Seria um erro tentar comparar este álbum com um clássico do Zeppelin - épocas diferentes, atores também!! "Take Me For A Little While" é uma daquelas baladas mais chegadas ao Whitesnake que ao Led Zeppelin, porém com um climão que os belos arranjos que Page, que assina a produção do álbum ao lado de Coverdale e Mike Fraser (já produziu discos de diversas bandas, como AC/DC, Metallica, Chickenfoot, dentre diversos outros), introduziu. Talvez "Pride And Joy", primeiro single lançado do disco na época, seja a canção onde a dupla mais quis emular Led Zeppelin, especialmente Coverdale, tentando soar como o Plant dos anos 70. Entretanto, o riffaço de Jimmy Page salva a música. Em "Over Now", o peso marcante nos faz lembrar que Page foi um dos que mais influenciaram as bandas de heavy metal que adoramos tanto. "Feeling Hot" traz a dupla em alta velocidade, cuspindo fogo a altíssimas temperaturas.

"Easy Does It" é um número acústico que parece ter saído do terceiro disco do Zeppelin, até que o andamento muda e um riff majestoso toma conta da canção - excelente composição da dupla. "Take A Look At Yourself" é outro tema lento, mas sem o brilhantismo da balada anterior, acaba ficando um nível abaixo das demais. "Don't Leave Me This Way" é uma canção lenta, uma levada com um clima mais soturno, quase um blues, delicioso, interpretação de primeira de Coverdale e ainda com direito a um solo inspiradíssimo de Page - uma de minhas preferidas no álbum. "Absolution Blues" começa com um devaneio fantástico de Jimmy Page para a seguir cuspir fogo em um riff incendiário - longa vida a este fantástico guitarrista!! - outro grande destaque do disco. Pra encerrar este grande álbum, temos "Whisper A Prayer For The Dying" com seu começo dedilhado que vai crescendo e se tornando mais um grande petardo deste registro, para encerrar em alto nível e em grande estilo.

O álbum foi lançado em março de 1993, e alcançou a quarta posição na parada britânica e a quinta posição na parada americana. Foi certificado como disco de platina nos EUA (vendas superiores a um milhão de unidades). Não foi um sucesso estrondoso, mas serviu para unir dois grandes nomes do rock e para provocar Robert Plant, que não gostou de ver Coverdale cantando os clássicos do Led Zeppelin. Após o lançamento, a dupla fez alguns shows no Japão (com Guy Pratt no baixo), tocando o repertório deste disco e sucessos da carreira de ambas as bandas (Led Zeppelin e Whitesnake). Eles esperavam realizar uma turnê pelo resto do mundo, mas não houve interesse pelos shows e a parceria acabou dissolvida. Uma pena, teria adorado assistir a essas duas feras tocando ao vivo!! Enfim, após esta "provocação", Robert Plant acabou cedendo e aceitando o convite que gerou uma reunião com Jimmy Page no ano seguinte (1994). Mas esta é outra história...

Relação de músicas do álbum:
1 - "Shake My Tree"
2 - "Waiting On You"
3 - "Take Me For A Little While"
4 - "Pride And Joy"
5 - "Over Now"
6 - "Feeling Hot"
7 - "Easy Does It"
8 - "Take A Look At Yourself"
9 - "Don't Leave Me This Way"
10 - "Absolution Blues"
11 - "Whisper A Prayer For The Dying"

Alguns vídeos:
"Pride And Joy":

"Shake My Tree":

"Take Me For A Little While":

"Take A Look At Yourself":


Em breve o blog relembrará outros grandes discos do passado. Até o próximo post, com mais rock and roll. Grande abraço!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...