Pesquisar neste blog:

Páginas

sábado, 27 de junho de 2015

Próximos lançamentos de 2015

O segundo semestre de 2015 nos reserva muitos lançamentos interessantes de rock e heavy metal. Muitos artistas que estão em estúdio, outros com álbuns já gravados e com lançamento já programados. Vamos aos que mais me chamaram a atenção!

Vamos lá, pela ordem prevista de lançamento:

Lamb Of God - "VII: Sturm Und Drang" - depois de todo o episódio envolvendo a prisão do vocalista Randy Blythe, em julho de 2012 (que acabou sendo resolvido somente em março de 2013, com a absolvição de Randy), a banda acabou com problemas financeiros que podem ter atrasado este novo álbum. Três anos e meio depois do lançamento do álbum anterior, "Resolution" (veja sua resenha aqui), eis que o sétimo disco de estúdio vê a luz do dia, com um lançamento programado para 24 de julho. Duas canções deste novo álbum já foram lançadas: "Still Echoes" e "512". Ambas as letras são inspiradas na estadia do vocalista na prisão tcheca - ele chegou a estudar a história do local onde ficou, onde os nazistas utilizaram uma guilhotina para executar diversas pessoas, sendo 512 o número da cela onde ele ficou. Um álbum que promete muito, e que provavelmente terá várias de suas faixas tocadas ao vivo no show que a banda vai fazer no Rock In Rio. É esperar e conferir!!

"Still Echoes":

"512":
 

Atualização em 30/06/2015:
Novo vídeo divulgado, para a faixa "Overlord":


Atualização em 10/07/2015:
Vídeo divulgado com o áudio da faixa "Erase This":



Joe Satriani - "Shockwave Supernova" - um pouco desapontado com o hiato do Chickenfoot (Sammy Hagar e Michael Anthony resolveram se dedicar a outra banda, The Circle, onde excursionam tocando músicas de bandas anteriores de Hagar, como Montrose e Van Halen), Joe Satriani resolveu retomar sua carreira solo, excursionando mundo afora e agora lançando mais um álbum de estúdio, o décimo quinto de sua carreira. Com lançamento programado para 24 de julho, o álbum traz mais 15 faixas instrumentais e foi gravado com o auxílio de Mike Keneally na guitarra e teclados, Marco Minnemann na bateria e Bryan Beller no baixo. Duas faixas já foram liberadas do novo álbum: "On Peregrine Wings" (com uma levadinha que lembra um pouco baião...) e "San Francisco Blue" (blueszinho delicioso). Boas faixas, que indicam que o novo disco deve seguir o estilo e conter o talento típico que Satriani sempre imprime aos seus trabalhos. Deve agradar seus fãs em cheio!!

"On Peregrine Wings":

"San Francisco Blue":


Atualização em 14/07/2015 - Novos vídeos (só com áudio) para a faixa-título e a faixa "If There Is No Heaven":
"Shockwave Supernova"::


"If There Is No Heaven":


Fear Factory - "Genexus" - o disco anterior da banda, "The Industrialist", trouxe um pouco de controvérsia, já que acabou sendo revelado que a bateria presente no disco não foi tocada por nenhum baterista e sim programada. A banda ainda enfrentou troca de membros: Gene Hoglan, o baterista que tocou em "Mechanize", acabou saindo (Gene atualmente está no Testament) e sendo substituído por Mike Heller; no baixo também tivemos baixas, sendo o atual baixista Tony Campos, ex-Soulfly. A primeira faixa do novo álbum foi liberada recentemente, "Soul Hacker", e traz uma sonoridade mais próxima dos trabalhos mais clássicos da banda, como "Demanufacture" e "Obsolete". Com lançamento programado para 7 de agosto, será o primeiro pela nova gravadora, Nuclear Blast (que parece estar contratando as melhores bandas de metal para compor seu cast). O vocalista Burton Bell está com presença confirmada junto ao Ministry, em show do Rock In Rio. Um show que promete!!

"Soul Hacker":

Atualização em 10/07/2015:
Novo vídeo divulgado para a faixa "Protomech":


Soulfly - "Archangel" - ainda envolvido com a turnê de promoção do álbum "Pandemonium", do Cavalera Conspiracy, Max não para e já anunciou o novo álbum do Soulfly, "Archangel", com lançamento programado para 14 de agosto. Até o presente momento, nenhuma faixa do novo disco foi liberada. O novo álbum provavelmente ainda conta com Tony Campos, que saiu da banda em maio para se juntar ao Fear Factory (ver mais acima). Marc Rizzo e o filho de Max, Zyon, continuam com a banda e participaram da gravação do novo álbum. Depois do lançamento, a banda cai na estrada em uma turnê norte-americana que começa em setembro. Possível que depois essa turnê se estenda para Europa e, quem sabe, América do Sul. Vamos aguardar pra conferir mais um lançamento de Max Cavalera!

Atualização em 30/06/2015:
A primeira faixa do novo álbum foi divulgada - "We Sold Our Souls To Metal":

Motörhead - "Bad Magic" - Lemmy e seus asseclas, apesar dos percalços dos últimos anos - incluindo apresentação interrompida no festival Wacken e cancelamento de apresentação no festival Monsters of Rock, Brasil - não param. Depois do excelente "Aftershock" (confira sua resenha aqui) e de uma turnê de poucas datas em 2014, pequena turnê sul-americana e participando dos principais festivais europeus deste ano, a banda já anunciou mais um álbum de estúdio, "Bad Magic", seu vigésimo segundo, com lançamento previsto para 28 de agosto. O álbum trará 12 novas canções e uma cover para "Sympathy For The Devil", dos Rolling Stones, além da participação de Brian May, do Queen, em uma das faixas. A primeira faixa já foi liberada e se chama "Thunder & Lightning" (sem relação com a canção de mesmo nome do Thin Lizzy), e traz o bom e velho Motörhead, direto, rápido, agressivo. Pelo menos em estúdio, a banda continua cuspindo fogo. E já tem diversas datas marcadas para o restante do ano, em uma turnê pelos EUA ao lado do Anthrax. Até quando Lemmy aguentará esse ritmo puxado de turnês é uma incógnita. Parece que ele não se interessa pela aposentadoria e talvez queira ir até seus últimos momentos curtindo a vida na estrada. Vejamos até quando o mestre aguenta!

"Thunder & Lightning":


Iron Maiden - "The Book Of Souls" - depois da temporada de festivais europeus de 2014, quando o Iron Maiden fez suas últimas apresentações ao vivo, quase nenhuma notícia da banda surgiu até fevereiro deste ano, quando foi feita a revelação de que Bruce Dickinson estava realizando tratamento para um câncer na sua língua. Todos os fãs ficaram muito preocupados e atentos a qualquer nova notícia sobre a saúde de Bruce. Felizmente, em maio a boa nova de que o vocalista estava livre do tumor foi revelada e deixou todo mundo aliviado. Neste mês de junho, a banda resolveu nos brindar com mais boas notícias: o novo álbum de estúdio, "The Book Of Souls", já estava gravado e seria lançado no dia 4 de setembro. Seu lançamento teria sido antecipado, não fossem os problemas de saúde de Bruce. Este será o décimo sexto disco de estúdio da carreira da donzela de ferro e será o primeiro álbum duplo, além de ter sido o maior intervalo entre o lançamento de dois álbuns (o anterior, "The Final Frontier", foi lançado em agosto de 2010 - cinco anos de intervalo!). As composições foram mais distribuídas entre os membros, sem o domínio absoluto de Steve Harris, permitindo duas composições de Bruce Dickinson e também parcerias de Bruce com Adrian Smith. A última faixa do disco, "Empire Of The Clouds", será a mais longa faixa já gravada pelo Maiden, com mais de 18 minutos de duração! Nenhuma faixa do novo álbum foi liberada até agora. E atenção, não se engane com alguns vídeos do YouTube aparentando serem faixas do novo álbum - trata-se de uma banda portuguesa chamada Attick Demons. Up The Irons!!

Slayer - "Repentless" - a morte de Jeff Hanneman, em maio de 2013, não trouxe tanto impacto para o Slayer como poderia trazer. Desde o começo de 2011, Jeff não tocava mais com a banda, que arranjou um grande substituto, o guitarrista Gary Holt, do Exodus. Vendo por esta ótica, a banda já estava um pouco afastada de Jeff e pode não ter sentido tanto sua perda. Agora, uma coisa é substituir Hanneman ao vivo; outra, completamente diferente, é substituir sua participação nas composições da banda. Jeff era um dos principais compositores e muitos dos clássicos da banda tem seu dedo. Este novo álbum, "Repentless", que verá a luz do dia no próximo 11 de setembro (que data escolheram para lançar o álbum...), mostrará ao mundo do heavy metal se o Slayer terá fôlego para continuar sem Jeff ou não. Vale destacar que a capa do álbum foi feita por um brasileiro, o artista Marcelo Vasco. Três faixas do novo álbum já foram liberadas: "Implode", "When The Stilness Comes" e a faixa-título. Só me empolguei pra valer com esta última, pra dizer a verdade. Gary, o substituto, não contribuiu com nenhuma composição, apenas toca no álbum. O disco é uma incógnita para todos, e espero que traga um Slayer menos burocrático e mais inspirado. Aguardemos e vejamos o que os mestres do thrash metal nos presenteiam!

"Implode":


"When The Stilness Comes":


"Repentless":


Megadeth - título ainda não definido - em novembro do ano passado, o baterista Shawn Drover e o guitarrista Chris Broderick anunciaram sua saída do Megadeth, quase que simultaneamente. Suas saídas foram pelo famoso motivo de "diferenças musicais". Com duas posições a preencher, a banda chegou a tentar uma reunião da formação clássica que gravou os álbuns "Rust In Peace" e "Countdown To Extinction", conversando com Nick Menza e Marty Friedman. Não deu muito certo, e a banda partiu pra escolha de outros membros. O primeiro a ser anunciado (em março deste ano) foi o baterista Chris Adler, do Lamb Of God. Seu anúncio foi apenas para a gravação deste novo álbum. Já Kiko Loureiro, pelo que tudo indica, entrou pra valer na banda, não só para a gravação do novo álbum, como também para as próximas turnês. Musicalmente, não há muitas informações sobre o novo disco: em entrevistas, os membros sempre falam em retornar a sonoridades anteriores, e quando se vê o resultado final, a coisa não é bem assim. O que realmente importa é: o Megadeth precisa lançar um grande disco. Os dois últimos, na minha opinião, foram muito irregulares. A escolha dos membros foi boa, mas pessoalmente eu acho que Dave Mustaine deveria ter escolhido um baterista definitivo. Chris Adler não terá tempo para tocar com a banda, já que sua banda original também está lançando disco novo e deve excursionar extensivamente nos próximos meses (tocará no Rock In Rio). Vejamos até quando esta formação dura. É quase certo que daqui uns 5 anos, no máximo, teremos novas mudanças...

Os novos integrantes do Megadeth, ao lado de Dave Mustaine
Anthrax - título ainda não definido - depois do lançamento do EP de covers "Anthems", o Anthrax tem excursionado bastante para promover o último disco da banda, "Worship Music". Passaram, inclusive, pelo Brasil, tocando ao lado do Testament (confira a resenha do show destas duas bandas em São Paulo aqui). A banda entrou este ano de 2015 mostrando pequenos vídeos e fotos dos membros do grupo no estúdio, gravando um novo álbum com o produtor Jay Ruston, com quem a banda já trabalhou no álbum anterior. Não há nenhuma data de lançamento divulgada, é possível que o disco nem saia este ano - o mais provável é que seja lançado no primeiro trimestre de 2016. De qualquer forma, as últimas notícias da banda mostram o vocalista Joey Belladonna ao lado do produtor no estúdio, gravando vocais. Só espero que o novo disco venha tão bom quanto o anterior!!

Joey e o produtor Jay Ruston
Testament - título ainda não definido - desde o começo de 2014, a banda trocou de baixista - saiu o membro da formação clássica Greg Christian e entrou Steve DiGiorgio, que já tinha tocado com a banda e gravou o excelente álbum "The Gathering". Atualmente, estão excursionando intensivamente ao lado do Exodus. Em entrevistas, a banda diz que já tem diversas canções novas compostas e que esperam entrar em estúdio ainda este ano. Entretanto, assim como o Anthrax, o mais provável é que a banda só lance seu novo álbum no primeiro trimestre de 2016. Eles estão em grande fase, e seu último álbum, "Dark Roots Of Earth", de 2012, foi um dos melhores discos daquele ano. Que continuem nesta pegada, muito inspirados!

Espero que tenham gostado do apanhado de novos lançamentos. Sei muito bem que existem diversos outros; estes foram os que mais me chamaram a atenção. Deixe nos comentários suas impressões e outros lançamentos que vocês considerem importantes também.

Um abraço rock and roll a todos vocês!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...