Este post vai relembrar os grandes shows que passaram pelo nosso país neste ano de 2011. É a segunda parte da Retrospectiva 2011 do blog Ripando a História do Rock. Reveja a primeira parte, que falou sobre os grandes lançamentos, aqui.
Bruce Dickinson com o Iron Maiden, HSBC Arena, março/2011 |
Ozzy Osbourne no Citibank Hall, abril/2011 |
John Fogerty no Citibank Hall, maio/2011 |
Paul McCartney, Engenhão, maio/2011 |
Slayer - Via Funchal, junho/2011 - show que o Rio de Janeiro não viu (mais um, pra variar), teve um repertório de primeira e foi a primeira vez que tivemos um membro diferente tocando (Gary Holt substituindo Jeff Hanemann). Uma apresentação do Slayer sempre vale a pena, e eles são uma ótima pedida para os organizadores de festival: tentem trazê-los, por favor!!
Zakk Wylde e seus asseclas no HSBC Brasil, agosto/2011 |
DevilDriver - Carioca Club, agosto/2011 - este show aconteceu no mesmo dia do show do Black Label Society. Uma pena, gostaria muito de ter visto o show desta banda. Veja este post aqui, que fala um pouco mais sobre esta banda.
David Coverdale com o Whitesnake no Citibank Hall, setembro/2011 |
Rob Halford e sua moto no show do Judas Priest no Citibank Hall, setembro/2011 |
Rock In Rio - 02 de outubro de 2011 - este dia, confesso, só me trouxe interesse pelos armênios do System of a Down, que roubaram completamente a cena, num show excelente, um dos melhores de todo o festival. Veja como foi o show deles neste post aqui.
Roland Orzabal dos Tears For Fears no Citibank Hall, outubro/2011 |
Eric Clapton na HSBC Arena, outubro/2011 |
Machine Head e Sepultura - Via Funchal, outubro/2011 - pela primeira vez no Brasil, o Machine Head teve a companhia do Sepultura em sua turnê no Brasil. Um show que lamentei muito ter perdido, já que o novo disco da banda americana, na minha opinião, foi o melhor lançamento do ano. Confira a resenha dele aqui.
Aerosmith - Anhembi, outubro/2011 - um dos pilares do hard rock americano compareceu mais uma vez ao Brasil, pela terceira vez. A banda tem atravessado um momento de dúvidas, com Steven Tyler sendo jurado de calouros, ameaçado de ser substituído, mas nada disso tirou o ânimo da galera, nem a chuva que castigou no dia do show. Confira esta resenha aqui sobre o show e veja o que nós cariocas estamos perdendo quase todo ano...
Pearl Jam na Praça da Apoteose, novembro/2011 |
SWU - Paulínia, novembro/2011 - três dias com os mais variados artistas, sendo dois dias mais dedicados ao rock. A segunda edição do festival SWU nos trouxe bandas do quilate de Lynyrd Skynyrd, Alice In Chains, Megadeth, Faith No More, Peter Gabriel (este protagonizou uma bela confusão com o Ultraje a Rigor!), dentre muitas outras. Pelo que vi na televisão, destaque para Lynyrd Skynyrd, com seu rock sulista clássico empolgante; Alice In Chains, com sua nova formação com William DuVall nos vocais e muita garra e peso da banda; e o Faith No More, show impagável, performance fantástica de Mike Patton, pra variar. Aguardemos as atrações do ano que vem (já cogitaram Black Sabbath, vamos torcer!).
(todas as fotos tiradas por mim nos respectivos shows)
Depois de todos estes shows, vamos ao Top 5 do blog:
1 - Paul McCartney, Engenhão, maio/2011
2 - Eric Clapton, HSBC Arena, outubro/2011
3 - Metallica, Slipknot e Motörhead, Rock In Rio, setembro/2011
4 - Pearl Jam, Praça da Apoteose, novembro/2011
5 - System of a Down, Rock In Rio, outubro/2011
E vocês, o que acharam? Qual seria o Top 5 de vocês? Deixem seus comentários com os melhores shows!