Pesquisar neste blog:

sábado, 30 de abril de 2011

Paul In Rio - está chegando!!


Depois de ignorar o Rio de Janeiro na turnê realizada no final do ano passado aqui no Brasil, Paul McCartney agracia nós cariocas com dois shows no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, nos dias 22 e 23 de maio. Este post vai falar um pouco sobre o que esperar do show, comentar sobre alguns momentos marcantes da carreira do ex-beatle, possível set list, etc. Paul is coming!!


Paul McCartney foi membro de um dos maiores, mais importantes, influentes grupos de rock de todos os tempos. Falamos dos Beatles, claro. Paul era um dos principais compositores, ao lado de John Lennon. A banda ficou na ativa durante os anos 60, lançando seu primeiro álbum em 1963 ("Please Please Me") e o último em 1970 ("Let It Be"). Durante estes sete anos, a banda colecionou sucessos, alcançando o topo das paradas com quase todos os discos que lançou. Revolucionou a música popular com seus discos clássicos, sendo influentes até os dias de hoje: "Revolver", "Rubber Soul", "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", "White Album", "Abbey Road", dentre muitos outros.


Após sair dos Beatles, Paul iniciou uma carreira solo com o disco "McCartney", de 1970. Na verdade, este primeiro disco solo teve algo a ver com o fim da banda. Claro que a banda já estava com suas engrenagens gastas, mas McCartney não aceitou os pedidos do resto da banda de atrasar o lançamento de seu disco solo em favor do disco "Let It Be". Preferiu anunciar o fim da banda junto com o lançamento de seu primeiro disco solo. Neste disco, Paul gravou todos os instrumentos. Este disco tem a bela canção "Maybe I'm Amazed"; para quem acompanhou o post anterior, dos discos lançados em 1971, lembra que ela foi regravada pelo The Faces no seu disco "Long Player" (veja o post aqui).


The Wings em 1976 - foto: Wikipedia
Outro disco solo ainda seria lançado ("Ram" - este foi lançado como um disco de Paul e Linda McCartney), antes de Paul voltar a fazer parte de uma banda: The Wings. A banda foi formada no meio de 1971, e era formada de Paul no baixo e vocais, sua esposa Linda tocando teclados e fazendo vocais, Denny Laine na guitarra (ex-Moody Blues) e Denny Seiwell na bateria. Para o segundo disco, "Red Rose Speedway", de 1973, Paul adicionou mais um guitarrista, Henry McCullough (ele sairia antes do lançamento do álbum seguinte). Mas foi o terceiro disco dos Wings, "Band On The Run", o grande sucesso de McCartney fora de seu grupo de origem, os Beatles. "Band On The Run" é um álbum excelente, com clássicos marcantes até os dias de hoje, como a faixa-título, "Jet", "Bluebird", "Mrs Vandebilt", dentre outras. Neste meio tempo, Paul também compôs e gravou "Live And Let Die", um grande sucesso, tema de um filme de James Bond.

Junto com os Wings, Paul McCartney ainda iria lançar quatro discos de estúdio e um ao vivo, até o ano de 1981. Antes, em 1980, Paul retoma sua carreira solo com o lançamento de "McCartney II", um álbum experimental, baseado em sintetizadores. McCartney manteve-se na ativa durante os anos 80, lançando diversos discos de estúdio, culminando com o excelente "Flowers In The Dirt", de 1989. Nos anos 90, Paul lança alguns discos de música clássica, além de alguns de estúdio. Destaque para o ótimo "Flaming Pie", de 1997. Atualmente, seu último disco de estúdio foi "Memory Almost Full", de 2007. Em 2009, ele lançou o duplo ao vivo "Good Evening New York City", com repertório que vem sendo a base para os shows da atual turnê.

Paul McCartney ao vivo em Dublin - Irlanda, 2010. Foto: Wikipedia
Nos shows do ano passado, no Brasil (parte sulamericana da Up And Coming Tour), Paul trouxe um show grandioso, com mais de 30 canções e 3 horas de duração. Lotou o Beira Rio, e duas vezes o Morumbi (aliás, a Wikipedia cita 100% de lotação em todos os shows desta turnê). Desta vez, irá lotar duas vezes o Engenhão. A banda que acompanha McCartney é a seguinte: Rusty Anderson - guitarra; Paul Wickens - teclados e guitarra (segundo a Wikipedia, é atualmente o diretor musical das turnês de McCartney); Brian Ray - baixo e guitarra (já tocou com Etta James, Keith Richards, Santana, dentre muitos outros); Abe Laboriel Jr. - bateria (começou tocando com Steve Vai; já tocou com Eric Clapton e Steve Winwood, dentre outros). Paul Wickens está com Paul desde 1989; Rusty Anderson e Abe Laboriel Jr. estão com Paul desde 2001; Brian Ray está com Paul desde 2002.

Helter Skelter ao vivo em New York

O último show de Paul foi na Inglaterra, no final do ano passado. Um repertório bem parecido com o dos shows aqui no Brasil, mas McCartney tem alterado um pouco os setlists, para não ficarem idênticos (ainda bem, setlist igual em todos os shows, como fizeram Ozzy e Iron, fica meio óbvio nos dias de hoje). Vejam como foi o setlist desse show (ao lado, entre parênteses, o disco onde a música foi lançada):

Especial sobre o show de Paul no Morumbi ano passado

Honey Hush ("Run Devil Run")
Magical Mystery Tour ("Magical Mistery Tour")
Jet ("Band On The Run")
Got to Get You Into My Life ("Revolver")
All My Loving ("With The Beatles")
One After 909 ("Let It Be")
Drive My Car ("Rubber Soul")
Let Me Roll It  ("Band On The Run")
The Long and Winding Road ("Let It Be")
Nineteen Hundred and Eighty-Five ("Band On The Run")
Don't Let The Sun Catch You Crying (cover da banda Gerry & The Pacemakers)
Maybe I'm Amazed ("McCartney")
Blackbird ("The Beatles" - álbum branco)
Calico Skies ("Flaming Pie")
I've Just Seen a Face ("Help!")
And I Love Her ("A Hard Day's Night")
Dance Tonight ("Memory Almost Full")
Eleanor Rigby ("Revolver")
Hitch Hike (cover de Marvin Gaye)
Highway ("Electric Arguments")
Something ("Abbey Road")
Band on the Run  ("Band On The Run")
Ob-La-Di, Ob-La-Da ("The Beatles" - álbum branco)
Back in the U.S.S.R. ("The Beatles" - álbum branco)
A Day in the Life ("Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band")
Let It Be ("Let It Be")
Hey Jude (single dos Beatles de 1968)

Encore:
Day Tripper (single dos Beatles de 1965)
I Saw Her Standing There ("Please Please Me")
Get Back ("Let It Be")

Encore 2:
Yesterday ("Help!")
Lady Madonna (single dos Beatles de 1968)
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band ("Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band")
The End ("Abbey Road")

Começo do show no Morumbi ano passado (passou na Rede Globo)

É isso aí. Na próxima semana tem o show do John Fogerty aqui no Rio (segundo o Whiplash, o show de Curitiba foi cancelado e um dos shows em São Paulo teve a data alterada - ver aqui). Acompanhe as novidades do blog curtindo a página no Facebook, ou seguindo o twitter do blog: @ripandohistrock. Grande abraço e rock and roll na veia!!

Links Interessantes:
Up And Coming Tour na Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Up_and_Coming_Tour
Paul McCartney na Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_McCartney
Blog Jam Sessions - 45 anos do álbum Revolver - http://oglobo.globo.com/blogs/jamari/#376483

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...