Pesquisar neste blog:

Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Desafio Musical de Setembro

Durante o mês de setembro, fiz o Desafio Musical proposto pelo colega Fúlvio Loreto do grupo de discussão da Collector's Room no Facebook. Resolvi fazer um post para deixar registrado aqui no blog o desafio. Então, confira o desafio completo abaixo. Acompanhe a página do blog no Facebook aqui!



Dia 1 do Desafio Musical: o primeiro álbum que comprou. Foi Legião Urbana, "Que País É Este (1978-1987)". E foi uma fita K7. Lá em casa não tinha toca-discos, minha mãe não queria comprar, eu já tava trabalhando e resolvi comprar um toca-fitas, pra poder escutar rádio e também gravar músicas em fitas virgem. Comprei acho que no mesmo lugar que comprei o toca-fitas, Lojas Americanas ou algo parecido. Na época não tinha nada disso de Internet, MP3, Spotify, YouTube nem nada disso. A gente se virava com os amigos e com as rádios!!

Dia 2 do Desafio Musical: um disco que marcou minha infância. Teve aquela coleção disquinho/discão, mas isso muito novo. Infância tipo 8, 9 anos já foi este aqui. Originais do Samba. Minha mãe comprou pra mim pois eu pedi, curtia muito Os Trapalhões e tinha o Mussum nele...

Dia 3 do Desafio Musical: um ao vivo internacional. Esse é mole e imediato: Deep Purple, "Made In Japan"!! O melhor disco ao vivo da história do rock!!

Dia 4 do Desafio Musical: um ao vivo nacional. Daquela áurea época dos anos 80, em que eu me esbaldava com as bandas de então, não saiu grande álbum ao vivo nem de Legião, nem de Titãs, nem de Paralamas. Teve o do Barão, mas sem Cazuza. O ao vivo nacional mais emblemático dos anos 80, pra mim, é "Viva", do Camisa de Vênus. Sem aliviar, sem querer parecer certinho pra mídia, é rock na veia, palavrão pra tudo que é lado, é visceral e é o melhor álbum ao vivo de rock dos anos 80!!

Dia 5 do Desafio Musical: capa bonita / criativa. Difícil essa. Resolvi ir com uma capa clássica, que resume bem o título do disco. "Heaven & Hell", do Black Sabbath. Os anjinhos fumando e jogando cartas é um puta contraste, é chocante, é linda também!!

Dia 6 do Desafio Musical: capa feia / pouco criativa. Geralmente, capas com fotos básicas da banda não trazem nenhuma criatividade. Vou trazer uma capa horrível, de um discaço: Accept, "Balls To The Wall"!!

Dia 7 do Desafio Musical: independente. Vou tomar como premissa aqui uma banda ou artista que seguiu seu caminho sem aceitar pressão de gravadora ou público. Vou então com o disco de estreia dos Dead Kennedys, lançado pela própria gravadora do grupo, a Alternative Tentacles. Disco seminal, influenciou todo o punk, hardcore e até muitas bandas thrash dali em diante!!

Dia 8 do Desafio Musical: bootleg. Um bom pirata deve trazer algo como a gravação de um show raríssimo (nos dias de hoje, algo muito raro, desculpe o trocadilho) ou alguma música que o artista não tenha lançado ainda (de novo, também pouco provável de acontecer atualmente). Na minha época, um dos piratas mais desejados foi de um show do Black Sabbath, com Ian Gillan nos vocais, na famosa turnê do álbum "Born Again". Gillan manda muito bem nos clássicos, e a banda ainda manda uma cover para "Smoke On The Water"!!

Dia 9 do Desafio Musical: álbum + souvenir. Essa é mole. O maior objeto de desejo dos meus tempos antigos era a famosa caixa do Metallica, "Live Shit: Binge & Purge". Na época, eram três CDs, três fitas de vídeo VHS, um belo livro de fotos e um daqueles passes pro snake pit. Tudo isso, numa caixa especial que imitava aquelas caixas que levam instrumentos da banda na época. Eu demorei mas consegui comprar essa maravilha! Agora, só me falta atualizar para os DVDs dos shows...

Dia 10 do Desafio Musical: estreia. São muitas estreias sensacionais. Poderia citar a estreia do Led Zeppelin, do Black Sabbath, Slayer, Metallica e um monte de outras. Mas tenho que escolher apenas uma estreia, e então eu escolho "Bonded By Blood", do Exodus. Melhor estreia thrash metal e uma das melhores estreias de todos os tempos!!

Dia 11 do Desafio Musical: grande vocalista. Te dou o melhor deles, Ronnie James Dio!!

Dia 12 do Desafio Musical: grande baixista. Tenho alguns preferidos, o melhor deles o grande John Entwistle, um dos precursores do instrumento!!

Dia 13 do Desafio Musical: um guitarrista. Te dou o melhor, o que revolucionou o rock - Jimi Hendrix!!

Dia 14 do Desafio Musical: grande baterista. Poderia colocar John Bonham ou Keith Moon, mas vou de Neil Peart!!

Dia 15 do Desafio Musical: grande tecladista. Meu preferido duelava com o guitarrista, compôs um disco para ser tocado com orquestra, inseria peças clássicas nos seus solos, criou grandes composições com sua banda. Jon Lord, do Deep Purple!!

Dia 16 do Desafio Musical: trilha sonora de filme. Uma escolha óbvia seria "The Wall", mas aí seria trapaça, já que o disco acabou virando filme. Poderia também escolher alguma trilha de filme musical, como "Blues Brothers", "Crossroads", "The Commitments", todas ótimas. Mas vou escolher a trilha sonora de um filme de verdade. Uma trilha escolhida a dedo pelo roteirista e diretor, Quentin Tarantino. "Pulp Fiction"!!

Dia 17 do Desafio Musical: trilha sonora de seriado/novela. Essa é difícil, não gosto de novela e não curto muito seriado. Então vou recorrer à minha infância, e escolher uma trilha sonora que envolveu grandes nomes da MPB: a trilha do Sítio do Picapau Amarelo, a primeirona, clássica!!

Dia 18 do Desafio Musical: caro. Vou com minha caixa de CDs da fase clássica do Genesis, com Peter Gabriel. Foi cara a caixinha, mas é só clássico!!

Dia 19 do Desafio Musical: pechincha. Lembro de ir numa galeria em Madureira, Rio de Janeiro, e tinha aberto uma lojinha de CDs. No meio de um monte de bandas de pagode, sertanejos e funk, dois CDs baratinhos fizeram minha alegria: Cannibal Corpse, "The Bleeding", e Death, "Symbolic". uns R$ 12 cada um, Isso por volta de 1995. Achei pechincha e comprei sem medo de ser feliz!!

Dia 20 do Desafio Musical: artista/banda do meu Estado. Rio de Janeiro, eu fico com Barão Vermelho, que fez história no rock brasileiro.Em especial este álbum, "Na Calada da Noite", talvez o melhor disco deles!!

Dia 21 do Desafio Musical: coletânea / festival. Difícil essa, não tenho CD de festival, e não curto muito coletânea. Vou salvar essa coletânea aqui, do Lynyrd Skynyrd, "The Essential Lynyrd Skynyrd", que é bem abrangente e te introduz bonito na discografia dos caras!

Dia 22 do Desafio Musical: box. Já postei alguns boxes aqui, nem gosto de falar box, caixa mesmo, estamos no Brasil, fala-se português, né. Vou colocar uma caixa especial que ganhei de presente de aniversário não faz muito tempo, fiquei todo bobo por ser de uma de minhas bandas preferidas e sempre ter desejado ela. AC/DC, "Bonfire", cinco discos com muito material maneiro da banda!!

Dia 23 do Desafio Musical: álbum conceitual / ópera rock. Esta é difícil, eu fico muito dividido entre The Who, "Tommy" e Pink Floyd, "The Wall". Pronto, vou com as duas e tá resolvido!!

Dia 24 do Desafio Musical: raridade. Vou colocar essa pérola aqui, Black Sabbath, "Cross Purposes Live", ainda no CD/VHS, comprei faz tempo, logo que eles lançaram, em 1995. Hoje, me falaram, é raridade!! Tá surrada e velhinha, mas é minha!!

Dia 25 do Desafio Musical: tive o prazer de assistir. Cara, foram tantos shows que já vi, fica até difícil. Mas um dos shows que mais me deram prazer nessa vida foi ver o Rush executar ao vivo, na íntegra, o "Moving Pictures", um de meus álbuns preferidos, sendo tocado na minha frente, foi demais mesmo!!

Dia 26 do Desafio Musical: queria ter assistido. Felizmente nesse quesito, são poucos artistas. Depois que consegui ver mais recentemente Rush, David Gilmour e The Who, poucas bandas ainda me geram um tesão monumental a ponto de desejar tanto ter assistido. Mentira, falta uma banda que ainda quero muito ver, não sei se vou conseguir: Van Halen. De preferência, com Dave Lee Roth. É meu último sonho de consumo em termos de show!!

Dia 27 do Desafio Musical: filho único. Estou considerando aqui possuir apenas um título da discografia de um artista. Vou escolher este último álbum da banda francesa Gojira, "Magma", que comprei e gostei. Ainda não andei pra trás na discografia dos caras pra conhecer melhor, mas este valeu a pena!!

Dia 28 do Desafio Musical: trabalho paralelo / carreira solo. Vou escolher um álbum que pode ser considerado um trabalho paralelo de dois monstros do rock: Tony Iommi e Glenn Hughes. Eles se encontraram primeiro no "Seventh Star", disco que acabou saindo como Black Sabbath, depois gravaram a demo "Eighth Star", que acabou virando "The 1996 DEP Sessions", e finalmente, em 2005, a dupla lançou "Fused", um discaço de metal de primeira qualidade!!!

Dia 29 do Desafio Musical: ruim, mas eu gosto. Bom, se eu gosto, não acho ruim, né... Mas, OK, vou escolher um álbum que muita gente fala que é ruim. Eu, particularmente, acho o álbum bom, boas composições, só acho que ele foi mal produzido. Judas Priest, "Turbo"!!

Dia 30 do Desafio Musical: marcou minha adolescência. Cresci ouvindo rock brasil nos anos 80, e um álbum que me marcou muito foi "Cabeça Dinossauro", dos Titãs. O pessoal colocava o disco pra tocar nas festas e a gente conhecia todas as músicas, todas tocaram nas rádios da época. Marcante pra quem viveu aqueles anos!!

Opa, se você percebeu na imagem que abre o post, tem uma linha pro dia 31, compra mais recente. Setembro não tem dia 31, mas eu posto a minha compra mais recente, um pacote de CDs junto à Hellion, muitos relançamentos que eles estão fazendo de primeira, estão de parabéns!!

Um abraço rock and roll e até o próximo post!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...