Pesquisar neste blog:

Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Joe Bonamassa no Rio de Janeiro - como foi o show

Este post vai falar sobre o show de Joe Bonamassa que aconteceu no Vivo Rio, Rio de Janeiro, ontem, dia 31/05/2012. Um show grandioso de um guitarrista que vem ganhando muito respeito e já está na galeria dos grandes do blues e rock.

Felizmente, o show começou pontualmente às 21:30. Um pouco antes, os alto-falantes do Vivo Rio foram tomados por "2 Minutes To Midnight", do Iron Maiden. É curioso ver Bonamassa usar uma música como esta do Maiden para a pré-abertura dos shows. O set list do show foi bem parecido com o que relatei no post anterior (confira aqui), então nenhuma surpresa para quem acompanha o blog.
O baixista Carmine Rojas e o baterista Tal Berman
O show começou com "Slow Train", canção que vem abrindo a atual turnê de Bonamassa, como uma espécie de trem que vem chegando a cada cidade que o blueseiro passa - chega devagarzinho mas depois agita pra valer. "Midnight Blues" trouxe um tema lentinho, um blues mais arrastado delicioso de Gary Moore que Joe coverizou muito bem. "Dust Bowl", que na versão de estúdio apresenta modernidades, ao vivo é despida para um belo rock direto e que funcionou bem com a plateia do Vivo Rio, que estava cheio mas não lotado (seriam os preços salgados?). A cover de "Who's Been Talking", presente no mais recente álbum do guitarrista, dá continuação ao show com mais solos de primeira. A primeira grande performance da noite acontece em "Sloe Gin" (ver vídeo abaixo), com o público delirando com a bela apresentação da banda e os solos inspirados de Joe. "The Ballad Of John Henry" é outro ponto alto, a música ganha um punch incrível ao vivo e aqui no Rio não foi diferente.
Toda banda em ação no Vivo Rio
Alguns dedilhados na guitarra e Joe nos introduz "Song Of Yesterday", linda música que ele mesmo canta na sua banda paralela, Black Country Communion. "Look Over Yonders Wall" é executada em versão bem diferente da de estúdio, quase um jazz cheio de quebras. "Blues Deluxe", cover de Jeff Beck, é muito bem recebida e sua performance é arrasadora - outro momento maravilhoso do show. Estamos chegando próximos do final do show, e Bonamassa inicia um pequeno duelo com o baterista Tal Bergman (mandou muito bem nas baquetas, uma pegada monstruosa!), vencido covardemente por Joe ao executar a introdução de "Stairway To Heaven" (a galera foi ao delírio), do Led Zeppelin. A seguir, com a banda toda no palco, executaram versão matadora para "Young Man Blues", do The Who. Joe se despede e agradece a presença do público, mas ainda não era o final do show. No bis, temos a execução do novo single do novo álbum, "Driving Towards The Daylight". Pra encerrar, Joe exige que todos se levantem e participem ativamente da última música, na verdade duas covers, uma do ZZ Top, "Just Got Paid", que depois se transforma num longo trecho de "Dazed And Confused", outra do Zeppelin presente no show. Fim do show, Bonamassa e os outros músicos se despedem e agradecem ao público, que aplaude bastante uma apresentação fantástica deste guitarrista. E tome palhetas, baquetas e demais apetrechos, que todos lutam com ardor para ter uma recordação do show.
Joe Bonamassa em ação, solando pra valer
Performance marcante, arrasadora, pegada rock com feeling do blues clássico, o show de Joe Bonamassa foi inesquecível para os presentes, que comentavam na saída: "valeu cada centavo!". Nosso querido guitarrista fez mesmo com que os momentos vividos nesta noite fiquem guardados em nossas memórias. Um dia poderemos falar pra nossos filhos e netos que estávamos presentes no show deste grande bluesman, que tenho certeza ainda vai dar muito o que falar.

Eis o set list do show:
"Slow Train"
"Last Kiss"
"Midnight Blues" (cover de Gary Moore)
"Dust Bowl"
"Who's Been Talking" (cover de Howlin' Wolf)
"Sloe Gin"
"The Ballad Of John Henry"
"Lonesome Road Blues"
"Song Of Yesterday" (cover do Black Country Communion)
"Look Over Yonders Wall"
"Blues Deluxe" (cover de Jeff Beck)
"Young Man Blues" (cover do The Who - com direito a solo de bateria de Tal Bergman)
Bis:
"Driving Towards The Daylight"
"Just Got Paid" / "Dazed And Confused" (covers do ZZ Top e do Led Zeppelin)

Alguns vídeos do show:
"Sloe Gin":


"Young Man Blues" (com solo de bateria de Tal Bergman):


Até o próximo show! Rock and roll na veia!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...