Pesquisar neste blog:

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Os Dez maiores baixistas do rock

Este post vai falar sobre os dez maiores baixistas do rock, na minha modesta opinião. É o segundo post da série, em breve cobriremos os tecladistas, guitarristas e vocalistas também. Novamente, esclareço que não segui o quesito técnica (e nem podia, já que não sou músico), mas presença de palco, performance junto com sua banda, participações em diversos discos, etc. Após este esclarecimento, vamos então aos meus preferidos nas quatro cordas:

10 - Les Claypool - Primus
Muitos não conhecem o Primus, mas seu líder e vocalista, este muitos conhecem. Sua habilidade técnica com o baixo é absurda, e ele sempre me agradou muito. Kirk Hammett chegou a sugerir seu nome para substituir Cliff Burton, mas James Hetfield disse que ele era muito bom para a banda. Então, ele partiu para criar sua própria banda com o ex-Possessed Larry LaLonde e já lançaram diversos discos de grande qualidade. Ele abre esta listagem com muita virtuose!


9 - Jack Bruce - Cream
A importância do Cream para o rock é imensa. Claro que todos lembram da banda graças ao deus da guitarra Eric Clapton, mas Jack Bruce era uma peça fundamental da banda, compondo, cantando e tocando seu baixo de forma única, influenciando muita gente desta minha lista. Depois que a banda se desfez, ele seguiu uma longa carreira solo, sem muito sucesso. Mas só o trabalho com o Cream já lhe garante um lugar nesta lista!


8 - Chris Squire - Yes
Chris é o único membro que aparece em todos os discos do Yes, banda que já passou por diversas formações. Suas linhas de baixo feitas para esta clássica banda de rock progressivo são incríveis, e ele ainda manda muito bem nos backing vocals - uma das marcas registradas de sua banda são as excelentes linhas vocais. Tentem perceber o baixo nos clássicos "Yours Is No Disgrace""Roundabout" e "Siberian Khatru" e veja sua qualidade. No último disco da banda, o excelente "Fly From Here", ele manda o vocal principal da canção "The Man You Always Wanted Me To Be". Longa vida a este grande baixista!


7 - Cliff Burton - Metallica
Depois que James e Lars viram Cliff tocando ao vivo, eles tomaram rapidamente a decisão: Cliff precisava ser do Metallica! Até atenderam a exigência de Cliff de se mudar para San Francisco. Dono de um estilo único no palco, sua carreira foi rápida mas brilhante, com grandes contribuições para os melhores discos do Metallica, em especial as músicas instrumentais: "The Call Of Ktulu", "Orion" e seu desfile de técnica, "Anesthesia" - sem contar a incrível introdução em "For Whom The Bell Tolls". Acabou falecendo no auge da carreira, em um acidente estúpido de ônibus. Mas deixou um legado marcante, que será lembrado para sempre pelos amantes do heavy metal. Sentimos sua falta sempre, Cliff!


6 - Steve Harris - Iron Maiden
Grande compositor, líder de uma das maiores bandas de heavy metal do planeta, seu baixo galopante é uma marca registrada no som do Iron Maiden. Steve ainda canta todas as músicas enquanto toca. Destaque para o baixo dele nas músicas "Wrathchild" (aliás, em quase todo o disco "Killers" ele se destaca) e "The Number Of The Beast". Ele influenciou centenas de novos músicos e tem seu nome gravado na história dos maiores do heavy metal, sendo idolatrado pela imensa nação de fãs do Iron. Ele merece!


5 - Lemmy - Motörhead
Como diz James Hetfield, do Metallica, Lemmy é simplesmente o padrinho do heavy metal. O cara é uma lenda, ninguém merece tanto respeito e passa tanta integridade como Lemmy e sua banda. Além de tudo isso, o som de seu baixo é completamente diferente de qualquer outro, quase que uma guitarra rítmica, tamanha a distorção que ele usa. Seu jeito de tocar é único e ele não poderia estar de fora desta lista. Lemmy rules!!


4 - John Paul Jones - Led Zeppelin
Para acompanhar a lenda John Bonham, foi necessária uma outra lenda. Um cara na dele, mas com musicalidade intensa e que, além de tudo, ainda tocava teclados muito bem (assim como o próximo da lista). Era a cozinha do Led Zeppelin que segurava as pontas durante os shows para que as estrelas da frente dessem seus showzinhos e se destacassem. Uma banda única que, tenho certeza, terá os quatro nas minhas listagens de dez mais. Dois já confirmaram, e Jones não poderia ficar de fora, merece este quarto lugar!


3 - Geddy Lee - Rush
Geddy Lee não é só um tremendo baixista. Ele é multi-instrumentista. Pra quem já viu ele tocando nos áureos tempos, na época mais progressiva do Rush, Lee canta, toca seu baixo e seu teclado de forma maravilhosa. É uma lenda do rock que ganha a medalha de bronze com todas as honras merecidas - e algumas a mais. Longa vida a este fantástico músico, que continue a nos presentear com álbuns e performances estonteantes!


2 - Geezer Butler - Black Sabbath
Talvez a lista da maioria colocasse Jones do Zeppelin e Lee do Rush na frente, mas eu sou um tremendo fã do Black Sabbath e sua sonoridade, e parte desta sonoridade se deve ao incrível jeito de tocar baixo de Geezer Butler - como o próprio Iommi citou em sua biografia. Escute "N.I.B." e "Iron Man" e me diga se o som do baixo de Geezer não é fantástico. Tive a felicidade de vê-lo se apresentar ao vivo por duas vezes (uma tocando com Ozzy e outra com o Heaven And Hell) e torço muito por ver mais algumas vezes, pois é incrível ver seu estilo inconfundível de baixo ao vivo. Além de ser um incrível letrista que também contribuiu com diversos riffs da discografia do Sabbath. Medalha de prata para você, Geezer. Você mais que merece!


1 - John Entwistle - The Who
Meu primeiro lugar, medalha de ouro, melhor baixista, é um dos primeiros a se destacar no instrumento no mundo do rock. Afinal, quem antes dele fez um mini-solo de baixo em uma música de sua banda (justo uma das mais conhecidas!)? Antes de conhecer mais a fundo seu trabalho, estranhava seu apelido, "Aranha", mas depois que você vê ele tocando você entende. Seu baixo explorer é outro marco. Vê-lo ao vivo com o The Who no Festival da Ilha de Wright, tocando com aquela roupa de esqueleto (que muita gente imitou depois...) é sempre maravilhoso. Infelizmente, o consumo de drogas acabou levando este fantástico músico em 2002. O The Who e o rock nunca mais serão os mesmos sem este fantástico músico. John Entwistle, sua ausência no mundo do rock é muito sentida!!


Chegamos ao fim de mais uma lista de dez mais, desta vez baixistas. Mais uma vez, muitos discordarão, e claro que tem todo direito. Esta é uma lista de gosto pessoal de um comentarista sem conhecimento técnico de música. Deixem nos comentários seus baixistas preferidos, veremos quem aparece em todas as listas. E fique ligado no blog que em breve cito meus preferidos nas posições restantes. Fui!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...